O final de semana foi bastante proveitoso para Alunos e o Instrutor Enfermeiro Ailton Gomes, na Aula prática do curso de Socorristas da cidade de Bento Fernandes, na praia de Cajueiro. Treinamento de difícil acesso.
“Ensinar é poesia em ação, é acreditar na força do conhecimento no ato de humanização.
Radialista Samuel Araújo, Márcia Maia e Júnior Colaço – Fotos: Moisés Araújo
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) volta a ter Executiva na cidade de Touros/RN. O Radialista Samuel Araújo será o responsável por liderar a sigla na cidade praiana. A oficialização ocorreu neste último domingo, 26, em evento que reuniu correligionários na Câmara Municipal.
Samuel terá a missão de reagrupar os adeptos as ideologias do partido e montar uma nominata para concorrer a vagas na Câmara de Vereadores em outubro deste ano. “O nosso partido irá pras de ruas de Touros e mostrará sua força. Agradeço a confiança da presidente estadual Márcia Maia”, comenta.
A presidente estadual do PDT, Márcia Maia esteve presente ao lado do articulador político, pré candidato a deputado estadual Júnior Colaça e vários pré candidatos a vereadores pelo PDT.
Quem aproveitou a tarde de sol e calor para visitar a região da Torre de TV, no centro de Brasília, neste domingo (26), encontrou uma série de apresentações artísticas com grupos formados exclusivamente por pessoas com deficiência (PcD).
Break dance em cadeira de rodas, banda de percussão formada por pessoas surdas e declamação de poesias são algumas das atrações que transformaram o centro da capital do país em ponto de encontro e convivência para PcD’s.
Um dos fundadores da parada, o soteropolitano Marcelo Zig, explica que a ideia é ocupar um espaço de alta visitação com uma programação cultural toda formada por pessoas com deficiência.
“Ela é originalmente uma manifestação de pessoas com deficiência para pessoas com deficiência”, afirmou Marcelo Zig. “É um evento em que todos os setores têm a participação de pessoas com deficiência, na organização, na realização e na apresentação”.
A primeira Parada do Orgulho PcD do Brasil ocorreu em setembro, em São Paulo, por ocasião do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Com o sucesso, os organizadores buscam agora replicar o evento em outras cidades. Além de Brasília, a parada já ocorreu em Salvador e no mês que vem segue para Belo Horizonte. Em setembro, ocorre a segunda edição na capital paulista.
“É a melhor experiência essa oportunidade para gente ter esse sentimento de pertencimento. Nunca imaginei que isso poderia ser possível”, relatou Inês Salvínia, de 24 anos, que é cega e moradora de Sobradinho, no entorno de Brasília.
“É uma oportunidade que a gente tem de as pessoas se conhecerem, se conectarem, conversar e projetar futuros, e também de PcDs interagirem com pessoas sem deficiência”, completou.
Além da programação cultural neste domingo, que segue até a noite, a 1ª Parada do Orgulho PcD de Brasília contará ainda com uma sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal, na próxima terça-feira (28).
Em uma noite de muito brilho, beleza e alegria, a cidade de Jandaíra viveu a 1ª Festa da Diversidade e Inclusão.
O evento foi promovido pela gestão da prefeita Marina Dias (PT) e reuniu toda socidade Jandairense em uma festa única. “A nossa primeira festa da diversidade foi linda.Fico feliz e honrada em ter o privilégio de realizar um evento como esse: da inclusão, da diversidade e da representatividade”, disse a prefeita Marina.
O pré-candidato a prefeito do município, Reginaldo Vitorino prestigiou o evento junto aos correligionários e amigos.
Os 27 países da União Europeia (UE) vão às urnas entre 6 e 9 de junho para eleger os seus representantes no Parlamento Europeu.
Mais de 330 milhões de europeus estão aptos a votar para escolher 720 legisladores nas eleições de 2024.
Uma das iniciativas políticas mais ambiciosas do mundo, a União Europeia tem sido criticada pela falta de representatividade e capacidade de influenciar mudanças.
E as eleições para o Parlamento, que acontecem a cada cinco anos, são a única forma de os cidadãos europeus influenciarem as decisões políticas do bloco.
O Parlamento é a única instituição diretamente eleita. Não tem tanto poder como a Comissão Europeia e os governos dos países-membros, mas decide sobre as leis propostas pela Comissão junto com os governos e pode rejeitar ou alterar as legislações.
E como é a única instituição da UE eleita pelos cidadãos, os seus pronunciamentos têm poder político.
Os resultados das eleições afetarão as políticas do bloco, que tem um mercado de 450 milhões de pessoas, para a próxima meia década. E interessam para o resto do mundo porque são um raro termômetro sobre o estado de espírito político da Europa.
A Comissão de Esporte (CEsp) do Senado Federal aprovou, nesta semana, o projeto de lei (PL) 5.867/2023, da Câmara dos Deputados, que institui o Dia do Rei Pelé. Segundo informações da Agência Senado, a data será celebrada anualmente em 19 de novembro, marcando o momento histórico em que Pelé marcou seu milésimo gol, em 1969, em jogo entre Santos e Vasco.
O relator do projeto, senador Jorge Kajuru(PSB-GO), ressaltou a importância de reconhecer a contribuição de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, para o esporte mundial. O jogador, único a conquistar três títulos mundiais (1958, 1962 e 1970), é celebrado não apenas pelas habilidades nos campos, mas também pelo engajamento fora deles. O craque morreu em dezembro de 2022, aos 82 anos.
Kajuru destacou o envolvimento de Pelé em questões sociais e atuação como Ministro do Esporte, entre janeiro de 1995 e maio de 1998, no primeiro governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
“Fora das quatro linhas, a contribuição de Pelé ao mundo foi igualmente significativa. Seu envolvimento em causas sociais, seu trabalho junto a organismos internacionais como a ONU, a Unesco e a Unicef, e sua luta por um sistema esportivo mais justo no Brasil, exemplificam seu compromisso com a sociedade e com o bem-estar das pessoas”, justificou Kajuru.
O senador eleito pelo estado de Goiás lembrou que Pelé usou imagem e influência para chamar a atenção de questões como a proteção dos mais vulneráveis, especialmente as crianças.
Agora, o projeto aguarda a sanção presidencial para que a data seja oficialmenteincorporada ao calendário brasileiro.
O Parlamento Jovem de João Câmara realizou na semana passada a eleição para sua 3ª Edição. A eleição ocorreu com uso de urnas eletrõnicas cedidas pela Justiça Eleitoral e com o acompanhamento de autoridades ligadas a 10ª Zona Eleitoral.
Estudantes eleitos para a 3ª Edição do Parla,ento Jovem: Amanda Mirian, Ana Letícia, Maria Eduarda, Marcos Vinicius, Maria Yasmim, Francisco Emanoel, Denis Milton, Natalia Rihana, Júlia Beatriz, Maria Cecília e Maria Clara.
O programa parlamento jovem da Câmara Municipal de João Câmara, tem servido de exemplo e de espelho para outros município. Recenetemente teve reconhecimento nacional pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no âmbito do I Prêmio de Inovação na categoria desenvolvimento democrático ficando em terceiro lugar.
O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rejeitou o recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro para que a decisão que o tornou inelegível seja analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Bolsonaro e o seu vice na chapa que disputou a presidência em 2022, Walter Braga Netto, foram condenados por abuso de poder político e econômico nas comemorações do Bicentenário da Independência.
Publicada neste domingo (26), a decisão de Moraes data da última sexta-feira (24). O ministro analisou um pedido dos advogados da chapa para que o caso fosse encaminhado ao STF, o chamado “recurso extraordinário”.
Esse tipo de recurso precisa passar por uma análise de admissibilidade no próprio tribunal onde houve a decisão questionada –no caso, o TSE– antes de seguir para a Supremo.
Moraes rejeitou o recurso por questões processuais: o pedido não atendeu aos requisitos previstos na lei para este tipo de recurso. Também apontou que não houve cerceamento do direito de defesa dos dois integrantes da chapa. Ele considerou ainda que a decisão da Corte Eleitoral não violou a Constituição.
“A controvérsia foi decidida com base nas peculiaridades do caso concreto, de modo que alterar a conclusão do acórdão recorrido pressupõe revolvimento do conjunto fático-probatório dos autos, providência que se revela incompatível com o Recurso Extraordinário”, afirmou.
A defesa ainda pode recorrer ao próprio STF para tentar prosseguir com o caso.
Em nota, a defesa de Bolsonaro e Braga Netto afirmou que irão apresentar novo recurso. “Respeitamos profundamente a decisão, mas, por não concordarmos com o conteúdo, interporemos o recurso adequado no momento oportuno”, disseram os advogados.
Com foco na melhoria dos principais corredores turísticos do Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra assinou na última sexta-feira (24), na sede da Prefeitura de Goianinha, a ordem de serviço para restauração de 242,9 quilômetros de estradas, o que representa um investimento de R$ 128 milhões em obras rodoviárias.
Segundo a governadora Fátima Bezerra, a recuperação das rodovias não só reforça a infraestrutura viária, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico estadual, ao melhorar a experiência dos turistas no acesso aos principais destinos potiguares.
“A estrada é para as pessoas. Tem uma vocação que é para promover o desenvolvimento econômico, integrando as comunidades, integrando as regiões, e no caso aqui da região do litoral, tem uma característica muito especial que é a vocação para o turismo”, diz Fátima Bezerra.
Gustavo Coelho, secretário estadual da Infraestrutura, esclarece que a governadora já assinou o lote 1, e as obras já começaram. O lote 2 também foi assinado, e hoje foi assinado o lote 3, em Goianinha. Segundo o secretário, este lote corresponde à faixa do litoral e agreste do estado do Rio Grande do Norte, cobrindo três distritos rodoviários: o Distrito 3, com sede em João Câmara; o Distrito 4, com sede em Nova Cruz; e o Distrito 5, com sede em Natal. Serão recuperados aproximadamente 243 quilômetros de via.
“Temos diversos trechos que atendem ao turismo, como Goianinha até a Praia da Pipa, a BR-101 até São Miguel do Gostoso, e de Passa e Fica até São Bento. Diversos trechos vão melhorar o acesso aos destinos turísticos no litoral leste do estado”, explica Coelho, evidenciando que a missão da secretaria de Infraestrutura é aplicar os recursos do Programa de Equilíbrio Fiscal “que muito bravamente a governadora conseguiu angariar. Sabemos das dificuldades que temos enfrentado, mas certamente agora estamos dando partida à recuperação do nosso sistema rodoviário estadual”, finaliza.
“Nesse lote 3 são 243 quilômetros que, somados ao lote 1 e ao lote 2, só nessa primeira etapa, nós vamos recuperar quase 800 quilômetros, fazendo o investimento da ordem de R$ 428 milhões. Não é pouca coisa, se você considerar que há 20, 30, 40 anos não se fazia um investimento desse porte. Aliás, eu ouso afirmar que é o maior investimento já feito na recuperação das estradas do Rio Grande do Norte, e nós não vamos parar por aqui”, declara a governadora Fátima Bezerra, agradecendo o apoio do Governo Federal.
Conforme o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN), uma das obras contempladas é a recuperação da RN-003, a estrada da Pipa. O trecho é essencial para o acesso à praia de Pipa, um dos destinos turísticos mais famosos do estado.
O período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começa nesta segunda-feira (27) e segue até 7 de junho.
A inscrição é feita através da Página do Participantedo Enem, com CPF do estudante e senha do portal do governo federal Gov.br.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – que é vinculado ao Ministério da Educação e responsável pela organização do Enem –, o pagamento da taxa de inscrição deve ser efetuado a partir deste 27 de maio até 12 de junho.
O valor da taxa continua em R$ 85, pagável por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto.
O resultado das solicitações de isenção da taxa foi divulgado pelo Inep em 13 de maio. A aprovação da isenção não significa que a inscrição foi realizada automaticamente. É necessário que o interessado se inscreva para participar do exame.
No momento da inscrição, o participante deverá escolher o idioma da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).