Parazinho: Legislativo sem lei

O poder legislativo de Parazinho vive um dilema, o atual presidente e um membro da mesa foram declarados INELEGÍVEIS.

A justiça determinou que eles deixem o cargo, inclusive Claudão o atual presidente já foi intimado para essa medida, que deve declarar contra ele mesmo, imagine só!

Acontece que vem se fazendo de desentendido e não cumpre a ordem judicial, pior ainda, nesta terça feira 19 de março de 2024 não realizou sessão ordinária, e não disponibilizou o livro de presença.

A vice vereadora Simone esteve presente mas foi impedida de abrir sessão ou mesmo assinar a presença, a servidora responsável pelo legislativo sustenta que a ordem de Claudão é não entregar nada a ninguém, ou seja, ele é o atual dono do legislativo. Por outro lado os suplentes aguardam parecer do Ministério público para que Claudão cumpra a ordem judicial, esse é o Brasil.

Por Netinho Faustino

Compartilhe:

TRE-RN promove 2ª Oficina de Linguagem Simples na sala Alzira Inova

O Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (LIODS) realizou na última sexta-feira (15), a oficina “Carta convocatória inclusiva, com uso de linguagem simples”, na sala Alzira Inova, no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). A formação tem o objetivo de incentivar o uso de uma comunicação mais simples, objetiva e inclusiva, facilitando o acesso da população aos serviços públicos oferecidos pela Justiça Eleitoral potiguar. 

“Na primeira oficina nós tivemos uma abordagem conceitual sobre linguagem simples e hoje nós estamos, de maneira mais específica, criando um produto que é a ‘carta convocatória para os mesários’, neste padrão da linguagem simples que é o objetivo do laboratório: simplificar a informação, para que seja mais compreensível a todos os destinatários”, relatou José Carlos Junior, chefe de cartório da 5ª zona eleitoral, localizada em Macaíba/RN.

A oficina, que é a segunda integralizada, faz parte do conjunto de ações planejadas pelo LIODS, que estão em conformidade com a Recomendação nº 144 do CNJ e com a Resolução TRE-RN nº 113, de 20 de outubro de 2023, que recomenda o uso da linguagem simples em todos os atos administrativos e judiciais.

Durante a formação, os grupos puderam discutir em conjunto, maneiras de tornar a linguagem utilizada na carta convocatória para os mesários, em algo mais claro e simples. “O mesário é uma pessoa que está lá na ponta na eleição, é uma figura muito importante para o bom desempenho das eleições, e eles têm muitas dúvidas ao receber a carta tradicional porque a convocação traz com ela diversas informações: onde atuar, a função que vai exercer, os impedimentos, os benefícios e a parte do treinamento. Então, às vezes numa carta tradicional, de um texto corrido, a informação ficava muito difícil de ser entendida. O nosso objetivo é fazer com que todas essas informações consigam ser apreendidas pelo mesário de uma maneira mais prática e até mesmo mais lúdica”, relata José Carlos.

Na ocasião, algumas cartas convocatórias de eleições anteriores foram apresentadas para discussão de novos formatos com novas linguagens, adaptando também ao contexto comunicacional das novas tecnologias, principalmente na linguagem produzida para a internet, em que o público alvo está imerso. Dentre as novas práticas comunicativas está a inserção de links e QR-codes, por exemplo.

TRE/RN

Compartilhe:

Brasil bate recorde histórico de casos de dengue com 1,8 milhão em menos de três meses

Imagem: NIAID

O Brasil registrou 1.889.206 casos prováveis de dengue somente nas primeiras onze semanas de 2024, de acordo com dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde divulgados nesta segunda-feira (18). É o maior número de casos registrados em um ano desde 2000, quando o número começou a ser contado.

São 561 óbitos pela doença, com outras 1.020 mortes sendo investigadas para saber se há ou não relação com a dengue.

Para cada 100 mil habitantes, o número do coeficiente de incidência de arboviroses está em 930,4. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera epidemia quando esse parâmetro é superior a 300.

No país, desde o começo do ano, Acre, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal já decretaram emergência pela dengue.

Entre homens e mulheres, a porcentagem de pessoas possivelmente infectadas corresponde a 44,5% e 55,5%, respectivamente. Ainda, a faixa etária com mais registros de casos prováveis do vírus é a de 20 a 29 anos.

Em números absolutos, Minas Gerais segue como o estado com o maior número de casos, com 627.307 diagnósticos prováveis. Na sequência, estão São Paulo (361.209), Paraná (179.174), Distrito Federal (157.250), Rio de Janeiro (140.593), Goiás (103.057) e Espírito Santo (70.129).

O número de infecções por dengue neste ano já ultrapassou o total de casos de 2023, que registrou 1.658.816. Vale destacar que o recorde anterior de casos prováveis do vírus, em relação ao número de infectados atual, ocorreu em 2015, com 1.688.688, conforme a série histórica do Ministério da Saúde.

CNN Brasil

Compartilhe:

Em Santa Cruz/RN, Dra. Fernanda é confirmada pré-candidata a prefeita

O grupo governista de Santa Cruz definiu sua pré-candidatura a Prefeitura do município.

Dra. Fernanda volta ao cenário político e foi confirmada como pré-candidata a prefeita de Santa Cruz.

Uma reunião na noite desta segunda-feira (18) bateu o martelo e confirmou a pré-candidatura de Dra. Fernanda, única prefeita eleita da capital do Trairi.

A reunião contou com a presença do deputado Tomba Farias, do prefeito Ivanildinho, do vice-prefeito Glauther Adriano e de todos os vereadores da base situacionista de Santa Cruz: Fábio Dias, Nayara Fonseca, Beto da Saúde, Talita Mariele, Tarcísio das Horteiras, Erivan Justino, Zuleide Guilherme e Rodolfo Bezerril.

A entrada de Dra. Fernanda no cenário político foi avalizada por todo o grupo da situação, que deve se fortalecer nos próximos dias com as articulações políticas existentes.

Compartilhe:

Estudantes podem consultar Pé-de-Meia a partir desta quarta (20)

O estudante do ensino médio matriculado na rede pública poderá consultar, a partir desta quarta-feira (20), se está contemplado pelo Programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC), uma espécie de poupança do ensino médio. A informação estará disponível no aplicativo gratuito Jornada do Estudante, a partir desta data.

Para quem não estiver neste primeiro momento entre os beneficiários do Pé-de-Meia, o MEC alerta que a lista não é definitiva, porque as informações estão sendo atualizadas pelas redes de ensino municipais, estaduais e do Distrito Federal, o que poderá resultar na inclusão de novos estudantes matriculados na rede pública de ensino durante o ano letivo. Os alunos podem acompanhar a atualização da condição no aplicativo Jornada do Estudante, à medida que o MEC consolida as informações enviadas pelas secretarias de Educação.

A plataforma virtual do MEC apresentará, também, orientações sobre a poupança do estudante de ensino médio, bem como o calendário de pagamento das parcelas.  Pelo cronograma, o MEC efetuará o pagamento do Incentivo-Matrícula do programa Pé-de-Meia, no valor de R$ 200, entre 26 de março e 3 de abril, conforme o mês de nascimento dos alunos. O valor será depositado em contas digitais abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal, nos nomes dos próprios estudantes.

EBC

Compartilhe: