Cabo da PM está entre as vítimas que foram executadas durante ação criminosa em supermercado na cidade de Ielmo Marinho
Entre as três vítimas fatais da ação de criminosos na manhã deste domingo (7), em um supermercado na cidade de Ielmo Marinho, está o Cabo da reserva da Polícia Militar, Sebastião Lima.
Ele foi alvejado e em seguida socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Macaíba, onde passou por cuidados médicos, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.
Compartilhe:
Zona eleitoral de João Câmara tem novo chefe de cartório
Fernando Campelo e João Milton – Fotos: Moisés Araújo
A partir desta segunda-feira, dia 8, a 10ª zona eleitoral, que envolve os municípios de João Câmara e Jardim de Angicos, terá um novo chefe de cartório, o servidor Fernando Campelo.
A Portaria nº280/2023-GP, nomeando o servidor, foi publicada hoje, 08 de janeiro de 2024 no Diário de Justiça Eletrônico (DJe).
Fernando Campelo é servidor da Justiça Eleitoral há 17 anos. Nos últimos seis anos ele esteve à frente do cartório eleitoral da 62ª Zona Eleitoral, que inclui os municípios de Poço Branco, Jandaíra e Bento Fernandes, e antes disso, foi chefe de cartório, por nove anos, da 52ª Zona Eleitoral, que atende os municípios de São Bento do Norte, Caiçara do Norte, Parazinho, Pedra Grande e Galinhos.
“Creio que o maior desafio é administrar o cartório eleitoral e ser o responsável pela logística das eleições de um dos maiores municípios do RN, cidade pólo da microrregião do Mato Grande”, afirmou o novo chefe de cartório da 10ª Zona Eleitoral. Quanto ao servidor João Milton, que foi chefe do cartório eleitoral de João Câmara ao longo desses 6 anos, seguirá como chefe de cartório da 62ª zona eleitoral, que também é sediada em João Câmara.
Compartilhe:
CBF oficializa convite a Dorival Júnior para comandar a Seleção Brasileira
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, oficializou o convite para que Dorival Júnior assuma o cargo de treinador da Seleção Brasileira.
Dorival vai conversar com os dirigentes do São Paulo e, até segunda-feira (8), dar a resposta, que deve ser positiva. Ele já é tratado nos bastidores da CBF como o próximo treinador do Brasil.
Dorival vai ajudar a definir o diretor de Seleções
O contrato oferecido é até o fim da Copa do Mundo de 2026, que terá a final em 19 de julho. Dorival poderá levar membros de confiança para sua comissão técnica e, o principal, participará da decisão sobre quem será o diretor de Seleções da CBF.
Ednaldo Rodrigues quer uma dupla afinada entre técnico e executivo, que tenha ideias alinhadas de trabalho. A ideia de contratar o ex-lateral Filipe Luís, recém aposentado e muito próximo a Dorival, não foi totalmente descartada, mas a CBF recebeu a informação de que Filipe acha cedo para assumir um cargo tão importante.
Como fica caso Ednaldo volte a ser afastado
Outro ponto importante para o “sim” de Dorival é respaldo jurídico para o acordo, caso o presidente Ednaldo Rodrigues volte a ser afastado da presidência da CBF por decisão judicial.
Na quinta-feira (4), o cartola voltou ao cargo por uma decisão liminar do Ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), mas o caso ainda será julgado pelo plenário, em data a ser definida.
Pré-candidatos à eleição da presidência da CBF, que por ora está suspensa, Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), e o advogado Flávio Zveiter, ex-presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), disseram informalmente a aliados que gostam do nome de Dorival, ou seja, ele deverá ser mantido se a presidência mudar nos próximos meses.
As negociações
Ednaldo Rodrigues primeiro procurou o presidente do São Paulo, Júlio Casares, ainda na quinta-feira, para falar sobre o interesse em Dorival. Foi informado que pagaria qualquer valor necessário para a rescisão.
Só que Dorival não quis começar a negociar até que Fernando Diniz, que tinha contrato até junho de 2024, fosse desligado oficialmente, o que ocorreu na sexta-feira (5).
CNN Brasil
Compartilhe:
Criminosos matam três pessoas em supermercado em Ielmo Marinho
Três pessoas morreram após serem atingidas por tiros disparados por criminosos em um supermercado no distrito de Umari, na cidade de Ielmo Marinho, no fim da manhã deste domingo (7). Uma das vítimas foi um homem conhecido como Sérgio Redondo. Ele foi vítima de disparos de armas de diversos calibres. Ele costumava fazer a segurança de diversos comércios na região.
De acordo com a Polícia Militar, cinco homens chegaram ao estabelecimento em um carro preto. Um deles disparou contra Sérgio, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Outras duas vítimas foram atingidas por tiros. Uma delas morreu ainda a caminho de unidade hospitalar para a qual estava sendo socorrida.
A terceira vítima, foi Sebastião Lima, cabo da Polícia Militar. Ele também foi atingido durante a ação criminosa, foi socorrido, chegou a ser hospitalizado, mas não resistiu aos ferimentos.
A PM isolou o local do crime e acionou o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) para realização dos procedimentos cabíveis. A Polícia Civil também esteve no local e vai investigar o caso.
Com informações de Via Certa Natal e g1-RN
Compartilhe:
Advogado no caso do acidente que vitimou Marília Mendonça morre após queda de aeronave no interior de SP
O advogado e piloto Sérgio Roberto Alonso, de 74 anos, morreu na tarde deste sábado (6) após o planador em que estava cair às margens da Rodovia Marechal Rondon, entre Lençóis Paulista e Areiópolis, no interior de São Paulo.
Alonso acumulava décadas de experiência de atuação. Segundo o escritório Riedel de Figueiredo e Advogados Associados, do qual fazia parte, ele era especialista em direito aeronáutico e em direito internacional, além de ser membro da Sociedade Brasileira de Direito Aeronáutico e Espacial.
O advogado também se destacava por sua larga experiência nos ramos trabalhista e de agências reguladoras.
Atuação em grandes casos
Em 2021, Alonso atuou como representante jurídico da família de Geraldo Martins, piloto da cantora Marília Mendonça. Os dois morreram em um acidente aéreo em novembro de 2021, quando a aeronave que transportava a artista caiu em curso d’água nas proximidades de Piedade de Caratinga, em Minas Gerais.
Outras três pessoas também perderam a vida.
Em outubro de 2023, o advogado concedeu uma coletiva a diversos veículos da imprensa nacional para falar sobre o resultado das investigações no caso da cantora.
Na ocasião, Alonso classificou como “absurda e precipitada” a conclusão do inquérito, que apontou os pilotos como culpados pelo acidente. Em maio, ele também deu entrevistas sobre o relatório final da investigação da Aeronáutica.
Alonso também falou, em outras ocasiões, sobre sua atuação em acidentes aéreos que marcaram a história do Brasil, como os da TAM, em 1996, e da Gol, em 2006.
O especialista em direito aeronáutico também era frequentemente chamado para comentar casos de acidentes aéreos, ainda que não atuasse diretamente neles.
O acidente
Alonso morreu neste sábado (6) após o planador que pilotava cair às margens da Rodovia Marechal Rondon (SP-300). O acidente ocorreu por volta das 14h11, entre Lençóis Paulista e Areiópolis, no interior de São Paulo. O advogado morreu no local.
Segundo o Aeroclube de Bauru, de onde a aeronave partiu, Alonso tinha experiência neste tipo de voo.
De acordo com informações da Defesa Civil, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi informado e uma apuração está sendo realizada pela perícia técnica para determinar as causas do acidente.
A aeronave, prefixo PT-PJD, está identificada no registro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e tem o Aeroclube de Bauru como proprietário. A situação de aeronavegabilidade consta como normal. O modelo ASW20, da empresa Alexander Schleicher, tinha capacidade para uma pessoa.
Em nota enviada à CNN, o Cenipa informou que a conclusão das investigações terá o menor prazo possível “dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”.
CNN Brasil
Compartilhe:
Jean-Paul Prates pagou a Influenciadora para propagar Fake News
A agência de publicidade e influenciadores Mynd8, acusada de estar no centro de uma rede de desinformação e Fake News para favorecer políticos do PT vai ser deverá ser investigada por uma CPI. Já obteve 80 assinaturas em apenas um dia mesmo durante o recesso.
A agência tinha até contrato com a Petrobras, comandada pelo ex-senador do Carioca pelo Rio Grande do Norte (RN), Jean-Paul Prates, como revelou o Diário do Poder, que pagou R$ 48 mil a influenciadora por postagem no Instagram.
Diário do Poder
Compartilhe:
Nova carteira de identidade deve ser emitida em todo o país a partir da próxima quinta-feira (11)
Foto: REPRODUÇÃO/INSTITUTO-GERAL DE PERÍCIAS DO RS
O prazo para que todos os estados comecem a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) termina na próxima quinta-feira (11). O novo documento não tem mais o número do RG (Registro Geral), apenas o do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como registro geral, único e válido para todo o país.
Até agora, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação, 18 estados já estão emitindo o documento. São eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Piauí, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Goiás, Amazonas, Acre, Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal, Pernambuco, Rondônia, Paraíba, Maranhão, Sergipe e São Paulo.
A adesão começou em julho de 2022 pelo Rio Grande do Sul. Já foram emitidas mais de 2,8 milhões de novas Carteiras de Identidade Nacional.
A primeira via e a renovação do documento são gratuitas — quem perdê-lo e precisar tirar a segunda via terá de pagar uma taxa estipulada por estado. A renovação não é obrigatória. A substituição poderá ser feita de forma gradual e gratuita até 2032.
O novo documento está disponível nos formatos físico e digital. A versão física é produzida em papel-moeda. Além das marcas-d’água na imagem do território nacional e no brasão da República, foram mantidos detalhes de segurança em sigilo.
Um QR Code permite a validação eletrônica da autenticidade, bem como saber se o documento é verdadeiro, se foi furtado ou extraviado. Ele traz ainda informações do cidadão, impressão digital e a opção pela doação de órgãos.
Essa nova versão serve também como documento de viagem para os países do Mercosul, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes.
O prazo de validade do novo documento depende da idade do titular: cinco anos para crianças de até 11 anos, e dez anos para quem tem de 12 a 59 anos. Pessoas com mais de 60 anos não precisarão trocar o documento.
Para ter acesso ao novo documento é preciso que o CPF esteja regularizado na Receita Federal. Segundo o órgão, haverá validações biográficas e biométricas antes da emissão da carteira.
Os documentos de identidade nos modelos antigos são válidos até 28 de fevereiro de 2032.
O que tem a CIN
• Tem um único número de identificação, o CPF.
• Conta com um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento e saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone.
• Tem o mesmo código internacional usado em passaportes, o chamado MRZ. Assim, pode ser utilizado como documento de viagem.
• Pode ser emitido em papel, policarbonato (plástico) ou digitalmente (pelo aplicativo gov.br).
• É válido em todo o território nacional.
• Está disponível na versão digital, que pode ser apresentada no celular, caso o cidadão esqueça o documento em papel ou plástico.
Validade da CIN
O prazo de validade da nova CIN varia conforme a faixa etária:
• cinco anos, para crianças de até 12 anos incompletos;
• dez anos, para pessoas de 12 a 60 anos incompletos; e
• indeterminado, para quem tem acima de 60 anos.
O objetivo da medida é desburocratizar o acesso e unificar o número do documento dos cidadãos nos estados, para evitar fraudes. O novo modelo prevê a integração de vários órgãos, o que viabiliza a realização de consultas em bases de dados com unicidade de informações relativas aos cidadãos.
R7
Compartilhe: