Dias 30 e 31 de dezembro Bento Fernandes se prepara para receber o 8° Festival de Cultura

Nos dias 30 e 31 de dezembro, Bento Fernandes se prepara para receber o 8° Festival de Cultura!.

O Largo do Centro Administrativo será o palco desse evento imperdível, repleto de arte, música e celebração. Participe e faça parte desse momento único de valorização da cultura local! .

Compartilhe:

Festival RN Music 360 promete agitar o verão de Natal com três dias de festa gratuita

A praça dos gringos, em Ponta Negra, vai virar palco, de 05 a 07 de janeiro de 2024, do RN Music 360. O Festival de Verão está de volta, com acesso livre e aos fins de tarde, prometendo agitar Natal com música nordestina e potiguar em 360 graus. O projeto é realizado pela Idearte Produções e Trama Produção e Agenciamento Artístico, com patrocínio da Prefeitura do Natal, Lei Djalma Maranhão e Unimed Natal.

O Line-Up está imperdível, começando na sexta-feira (05), com Yrahn Barreto, Tanda Macedo e Roda Potiguar de Forró, Angela Castro, Tiquinha Rodrigues, Valéria Oliveira e Roda de Samba de Mulheres. Já no sábado (06) a programação conta com: Batalha da Rima, Ale Du Black e Pretta Soul ;7RBraga, Boyxavi e Ravia; Cidade Verde (SP) e Jaú Session, com Rastabrothers, Allan Negão, Bob Marlon e Soul Rebel.

“Estamos animados com o retorno do RN Music 360. O Festival sempre marcou os potiguares com uma programação que valoriza a cultura local e temos certeza que dessa vez não será diferente. As atrações foram pensadas com muito carinho para levar música por todos os lados da cidade”, conta o produtor cultural e jornalista, Amaury Veríssimo Júnior.

O Festival se encerra no domingo (07), trazendo Khrystal; Simona Talma, Luiz Gadelha e Orquestra Greiosa; Camarones Orquestra Guitarrística e Frevo Chico; Almério e Martins (PE); e DuSouto e convidados.

“Após o sucesso arrebatador das duas edições do projeto, estamos na atividade para garantir a terceira edição do que é considerado o Festival de Verão de Natal. Dessa vez, juntamos o RN Music e o Ribeira 360, tornando o projeto ainda mais grandioso para os artistas e para o público que vai aproveitar uma programação impecável”, ressalta o produtor cultural Marcílio Amorim.

Serviço

RN Music 360 Festival
Quando: 05 a 07 de janeiro de 2024
Onde: Praça dos Gringos (Ponta Negra)
Horário: A partir das 17h
Entrada: Livre

Programação:

Sexta-feira (05)
Yrahn Barreto, Tanda Macedo e Roda Potiguar de Forró, Angela Castro, Tiquinha Rodrigues, Valéria Oliveira e Roda de Samba de Mulheres.

Sábado (06)
Batalha da Rima, Ale Du Black e Pretta Soul ;7RBraga, Boyxavi e Ravia; Cidade Verde (SP) e Jaú Session, com Rastabrothers, Allan Negão, Bob Marlon e Soul Rebel.

Domingo (07)
Khrystal; Simona Talma, Luiz Gadelha e Orquestra Greiosa; Camarones Orquestra Guitarrística e Frevo Chico; Almério e Martins (PE); e DuSouto e convidados.


Compartilhe:

Câmara aprova projeto que dá sinal verde para funcionamento de clubes de tiro em Natal

A Câmara Municipal de Natal aprovou um projeto de lei de autoria da vereadora Camila Araújo (União) que garante o funcionamento e as atividades desenvolvidas pelas entidades destinadas à prática e treinamento de tiro desportivo, sem exigência de distanciamento mínimo de quaisquer outras atividades. Aprovado nesta quinta-feira (21) em plenário, o projeto agora segue para sanção do prefeito Álvaro Dias.

De acordo com a matéria aprovada, os clubes de tiro poderão funcionar na capital sem restrição de horário para o desempenho de suas atividades. Para a autora do projeto, a iniciativa é uma medida “essencial para garantir e incentivar o desenvolvimento saudável do tiro desportivo em nossa cidade”.

Na justificativa do projeto, ela ressalta que a nova lei vai impedir a criação de obstáculos burocráticos para o funcionamento da atividade comercial atrelada a esse esporte, que a cada ano tem atraído mais adeptos em todo o Brasil.

“A restrição de distâncias para outras atividades, notadamente no nosso município, significa proibir ou criar obstáculos para uma atividade comercial e econômica lícita. Ao garantir o funcionamento dos clubes de tiro desportivo em nosso município coaduna-se com essa obrigação constitucional, visto que nossa intenção é estimular o esporte”, diz a vereadora.

Compartilhe:

Censo 2022: população parda supera a branca pela 1ª vez desde 1872

Foto: Rovena Rosa

O número de pessoas pardas no Brasil superou o de brancas pela primeira vez desde 1872. No ano passado, 92,1 milhões de pessoas se reconheciam pardas, enquanto 88,3 milhões, brancas. Os dados estão no Censo 2022 e foram divulgados nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os recenseamentos de 2010 e 2022, a população branca caiu de 47,7% para 43,5%, deixando de ser majoritária. Por outro lado, os pardos aumentaram a participação de 43,1% para 45,3%.

A população preta saltou de 7,6% para 10,2%. Em 2022 eram 20,7 milhões de pessoas. A raça indígena também aumentou a participação no total de habitantes do país, de 0,4% para 0,6%, alcançando 1,7 milhão.

Além da população branca, a amarela também apresentou recuo, de 1,1% para 0,4%, somando 850 mil pessoas.

Agência Brasil

Compartilhe:

Touros: MPRN obtém sentença para regularizar bairro instalado em região de duna

MP/RN

O Município de Touros deverá realizar a regularização do bairro Frei Damião, localizado parcialmente em uma Área de Preservação Permanente (APP). A determinação judicial é resultado de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) que identificou risco iminente de soterramento ou desabamento de edificações construídas na região, bem como ausência por parte do poder público municipal de medidas para evitar a situação.

O MPRN apontou na ACP que foram identificados danos ambientais causados pela invasão de dunas por parte de proprietários de imóveis localizados no bairro. A ação é resultado de um inquérito civil instaurado após “denúncias de moradoras de que suas residências estavam sendo invadidas por dunas, sendo que, após ser relatado à municipalidade, essa não teria tomado as providências devidas”.

No curso da ação, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) apresentou um Relatório Técnico apontando que as alterações ambientais no bairro são originárias de causas naturais e da realização de obras irregulares. O relatório indica ainda que os danos também são decorrentes da omissão do poder público em virtude da ausência de planejamento urbano na área.

Após vistorias realizadas em conjunto com a Defesa Civil, o Idema emitiu duas notas técnicas apontando soluções emergenciais e a longo prazo a serem adotadas pelo Município. Diante dos fatos, o MPRN solicitou na ACP que fosse determinada a adoção das medidas de forma a ordenar o crescimento urbano do município, identificando as áreas de maior fragilidade ambiental.

O MPRN pediu ainda e a Justiça determinou que o Município proceda, em até um ano, com o planejamento territorial do bairro Frei Damião e de toda orla mediante estudo ambiental e urbanístico, identificando as áreas de maior fragilidade ambiental e estabelecendo o monitoramento e fiscalização do trânsito de pedestre e veículos nas áreas de dunas e de praia.

A decisão determina ainda que a Prefeitura elabore e implemente um plano de manejo das dunas do município, com a localização dos pontos de intervenção, propondo estratégias e técnicas de manejo a serem usadas na solução dos problemas de erosão e conflitos de uso. O plano deve ser apresentado no prazo máximo de 12 meses a contar da conclusão dos estudos especializados e deve conter um programa de contenção e recuperação de dunas, com a instalação e sinalização de proibição de circulação de pessoas, criação de corredores de acesso à praia com passarelas ou estrados de madeira. O poder público municipal deverá ainda implementar a infraestrutura de drenagem para o escoamento das águas pluviais desde a cabeceira até a sua foz na praia, de forma a avaliar as consequências provocadas.

Na decisão final do processo, a Justiça registrou que “o Ministério Público não busca simplesmente a demolição das residências e imóveis ali desenvolvidos e instalados, mas, em sendo possível, a adequação das estruturas construídas para um saudável convívio entre o ser humano e meio ambiente, o que pode ser alcançado desde que todos os agentes envolvidos (particulares e órgãos públicos) cumpram as diretrizes traçadas pela legislação”.

Por fim, a sentença determina também que seja criado o Sistema Municipal do Meio Ambiente, inclusive com a realização de concurso público para o provimento de cargos técnicos voltados à fiscalização ambiental. O texto registra ainda que o município deve, em seis meses, promover campanhas de educação ambiental, sensibilizando a população sobre a fragilidade da faixa de orla do município, bem como sobre a importância de proteção das dunas frontais e da vegetação a essas associadas.

Compartilhe:

Criminosos invadem fazenda em Jandaíra, abatem animais e deixam rastro de destruição

Foto ilustrativa

Uma fazenda no município de Jandaíra, a 120 km de Natal, foi alvo de criminosos que invadiram o local, furtaram diversos animais e abateram dentro do curral. A ação criminosa, que ocorreu durante a madrugada, foi descoberta na manhã de quarta-feira (20) pelo dono da propriedade, que se deparou com um cenário de devastação.

As imagens gravadas pela vítima, revelam a extensão do crime, com cabeças e vísceras dos animais espalhadas por todos os lados. O produtor rural, que passa o dia no sítio e dorme na cidade durante a noite, só percebeu o prejuízo ao chegar na propriedade. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Macau, que não descarta a possibilidade de os autores do furto serem pessoas da região que conheciam a rotina da propriedade.

Em entrevista a Tv Ponta Negra, o dono da propriedade lamentou o ocorrido: “É triste ver o resultado do nosso trabalho destruído dessa maneira. Cuido dos animais com tanto sacrifício, despesa e carinho, e agora me deparo com essa situação lamentável”.

A polícia estima que o prejuízo ultrapasse os R$ 15.000, e acredita que os criminosos tiveram tempo suficiente para escolher os animais mais pesados e realizar o abate no local. A Polícia Civil vai investigar o caso minuciosamente para identificar os responsáveis.

A polícia já está em busca dos criminosos e solicita que qualquer informação relevante seja repassada para auxiliar nas investigações. O número para contato é disponibilizado para que a comunidade possa contribuir com a identificação e prisão dos responsáveis pelo crime.

Ponta Negra News

Compartilhe:

Preço da gasolina sobe 13% em 2023; litro fica R$ 0,65 mais caro nos postos

Foto: Edu Garcia/R7

O preço do litro da gasolina teve alta de 13% neste ano nos postos do país, em meio à retomada de impostos federais e alta do ICMS, tributo estadual, sobre os combustíveis. Com isso, o aumento foi de R$ 0,65 por litro. Os dados são da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

O levantamento considera a variação ocorrida entre as semanas de 25 a 31 de dezembro de 2022 e de 10 a 16 de dezembro de 2023.

Francisco Raeder, doutorando em economia na UFF (Universidade Federal Fluminense), também menciona o aumento dos encargos estaduais como um fator que contribuiu para a alta do derivado do petróleo.

“No caso do ICMS, que é estadual, a modificação foi a troca de um imposto ad valorem (calculado em termos percentuais) para um valor ad rem, fixo em reais por litro. Nessa mudança tributária do ICMS, teve um aumento de, aproximadamente, R$ 0,13 por litro.”

R7

Compartilhe: