O TRE do Rio Grande do Norte acaba de cassar, por um placar de seis a zero, o mandato da prefeita de Pedro Velho, Edna Lemos.
Na sentença o Tribunal manda realizar eleição suplementar no município. Com o afastamento imediato determinado pela decisão, deverá assumir o presidente da Câmara, vereador Gomes.
O vereador Hênio Silva (UB) em Plenário na tarde dessa última segunda-feira (27), colocou mais um Requerimento de nº 795/2023 que foi aprovado por unanimidade, encaminhando ao Senhor Prefeito Municipal para que determine aos órgãos competentes as seguintes providências:
– Que seja executado os serviços de limpeza da área (capina do mato), pintura, manutenção e à melhoria no atendimento ao público na UBS localizada na comunidade do Valentim.
Presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann decidiu sair em defesa de André Janones após a divulgação de áudios nos quais o deputado arquiteta a prática de rachadinha, em seu gabinete na Câmara dos Deputados, com finalidade de enriquecer e gerar caixa para campanha.
Nas redes sociais, a petista se tornou a principal voz em defesa de Janones, que foi abandonado por boa parte da militância de esquerda após a confirmação da veracidade dos áudios divulgados pela coluna.
A cobrança do salário de assessores para “reconstruir patrimônio” e de R$ 200 mil para financiar campanhas, contudo, não melindrou Gleisi. A presidente do PT, por duas vezes, saiu em defesa de Janones.
Ambas as publicações de Gleisi na rede social X (ex-Twitter) foram repostadas pelo deputado.
“A gente sabe como funciona o mecanismo da extrema-direita. Acusam os outros do que eles mesmos fazem, distorcem fatos e geram fake news. Toda solidariedade, companheiro”, escreveu a presidente do PT em um dos posts.
A postura de Gleisi diverge da de personalidades ligadas à esquerda. Felipe Neto escreveu que, comprovada a rachadinha, Janones deve ser cassado e preso.
Já o ator José de Abreu escreveu: “Todo apoio ao direito de defesa de Janones. Mas vale o alerta para certos setores da esquerda que nâo têm autoestima e idolatram “cristãos novos” por uma postura mais agressiva.
Chegaram a exigi-lo como ministro da Secom. Eu, sinceramente, sempre achei um ego inflado, Candidato a presidente? Lançar um livro chamado Janonismo Cultural! Acho meio estranho, não?”
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela paga até esta quinta-feira (30). A partir de 1º de dezembro, o empregado com carteira assinada começará a receber a segunda parcela, que deve ser paga até 20 de dezembro.
Essas datas valem apenas para os trabalhadores na ativa. Como nos últimos anos, o décimo terceiro dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi antecipado. A primeira parcela foi paga entre 25 de maio e 8 de junho. A segunda foi depositada de 26 de junho a 7 de julho.
Vereador Professor Silvano Carlos, apresentou na última sessão ordinária (13/11) Projeto de Indicação ao Prefeito Manoel Bernardo, a criação e implantação de Programa de Aprendizagem Profissional no âmbito da Administração Pública no nosso município.
O Programa tem a finalidade de proporcionar a experiência prática da formação técnico profissional para jovens de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Qualificar social e profissionalmente, disponibilizando oportunidades para um currículo que possibilite o ingresso do jovem no mercado de trabalho. Bem como, valorizar as potenciais habilidades dos jovens camarenses.
Durante este mês de novembro, do dia 21 a 27, a 26ª Zona Eleitoral, sediada em Caicó, realizou atendimentos itinerantes em municípios do Seridó potiguar. Moradores de Jardim de Piranhas, Serra Negra do Norte, São João do Sabugi e Ipueira receberam serviços cartorários eleitorais, como alistamento, revisão de cadastro eleitoral, transferência de domicílio e cadastro biométrico.
Segundo Bonieck Gomes, chefe de cartório da 26ª ZE, o público aderiu bem à campanha, atingindo a capacidade máxima de atendimentos planejada pela equipe de servidores. “A ideia inicial era priorizar os excluídos digitais e pessoas com dificuldades de acesso à sede da zona. Consideramos que superamos nossa meta de atendimento, chegando ao limite de nossa capacidade”, destaca Bonieck.
Nos dias 21 e 22, 114 atendimentos foram realizados em Jardim de Piranhas. Destes, 81 novos eleitores fizeram o alistamento, ou seja, emitiram a primeira via do título eleitoral. 20 pessoas solicitaram a transferência do local de votação e 13 revisaram os dados eleitorais.
Na quinta-feira, dia 23, foi a vez dos cidadãos de Serra Negra do Norte terem acesso aos serviços mais perto de sua residência. 62 moradores foram atendidos. Dez pessoas transferiram o local de votação, 41 fizeram o alistamento eleitoral e 11 revisaram os dados.
Em São João do Sabugi, 53 eleitores foram atendidos. 26 solicitaram a primeira via do título eleitoral, dez pediram a transferência do local de votação e 17 revisaram as informações do cadastro eleitoral.
Para encerrar este mês, moradores de Ipueira receberam os servidores da ZE nesta segunda (27). 56 pessoas foram atendidas, destas 24 emitiram a primeira via do título de eleitor, 26 solicitaram a transferência do domicílio eleitoral e seis fizeram a revisão dos dados eleitorais.
Assim como no ‘Outubro Rosa’, o Governo de Pedra Grande realizou ao longo do mês que está terminando diversas ações de cuidados a saúde do homem através da Secretaria Municipal de Saúde, na sede do município e no distrito de Enxu Queimado.
Foram realizadas: consultas, exames, testes, além de cuidados de beleza como corte de cabelo, design de sobrancelhas e de bem estar, como massagens, ventosaterapia, auriculoterapia e muito mais.
Tudo isso em alusão ao “Novembro Azul” mês de conscientização sobre a saúde do homem visando especialmente alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
No Brasil, a campanha foi promovida pela primeira vez em 2011. Isso ocorreu graças a uma das ONGs mais ativas na promoção de saúde e conscientização a respeito do câncer. Desde então, vem sendo incorporada e difundida a nível nacional em ações do Ministério da Saúde com foco no cuidado com a saúde do homem.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) abriu dois processos seletivos para o cargo de Chefe de Secretaria I, do quadro de pessoal da instituição. Vagas são para atuação junto às Promotorias de Justiça de São Bento do Norte e Santana do Matos.
O cargo é de provimento em comissão e a carga horária é de 38 horas semanais.
O candidato deve possuir diploma de ensino nível médio, fornecido por instituição reconhecida pelo MEC. A remuneração é de R$1.700,00 mais benefícios (auxílio-alimentação e auxílio-saúde).
Os currículos devem ser enviados até esta quarta-feira (29) exclusivamente pela internet, por intermédio dos seguintes links:
O TSE julgou na sessão da noite desta terça-feira (28) os dois últimos recursos relativos às eleições de 2020 do Município de Assú. O Tribunal confirmou por unanimidade a decisão de improcedência das ações apresentadas pelos candidatos derrotados, com a absolvição do Prefeito Gustavo Soares das acusações que lhe eram dirigidas.
A campanha eleitoral de 2020 em Assú foi marcada por uma intensa judicialização por parte dos candidatos derrotados, que apresentaram doze ações judiciais contra o Prefeito Gustavo, todas elas julgadas improcedentes pela Justiça Eleitoral. Esses julgamentos representam o reconhecimento da lisura da reeleição de Gustavo e o respeito à soberania e à vontade livre do povo de Assú.
O Núcleo de Apoio à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NAMVID) e a Ouvidoria das Mulheres do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) reuniram na quarta-feira (22), na sede das Promotorias de Justiça de Natal, estudantes do curso de Direito da Universidade Potiguar (UnP). O objetivo foi discutir aspectos ligados ao formulário de avaliação de risco de feminicídio utilizado com mulheres vítimas de violência doméstica que buscam o órgão ministerial.
Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer o projeto Elas querem Paz”, desenvolvido pela promotora de Justiça Mariana Barbalho, para o enfrentamento à violência doméstica praticada contra as mulheres e ao abuso sexual de crianças e adolescente no município.
No evento, também foram discutidas questões como prevenção à violência doméstica e abuso sexual infantojuvenil, medidas protetivas de urgência e riscos concretos de feminicídio. Os estudantes que participaram da discussão integram um projeto de extensão da universidade sobre violência doméstica.
Namvid
O Núcleo de Apoio à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Namvid) foi criado há 11 anos para o enfrentamento às violências e violações sofridas pela mulher em ambiente familiar. Ao longo desses anos, ele tem se dedicado a ampliar o acesso da população aos direitos relacionados a gênero e capacitando profissionais que atuam na rede de proteção da mulher.
O Núcleo possui diferentes linhas da atuação, que vão desde a busca pela proteção direta da mulher através de pedidos para medidas protetivas, da conscientização sobre os direitos até a inclusão do homem no processo de enfrentamento a violências, uma vez que o problema é sociocultural.
Uma das ações mais exitosas desenvolvidas é o Grupo Reflexivo de Homens, que atende homens processados por atos violentos contra as companheiras. Os encontros, mediados por uma equipe multiprofissional do Namvid, focam na desconstrução das desigualdades de gênero na sociedade.
Ouvidoria das Mulheres
A Ouvidoria das Mulheres do MPRN consiste em um canal especializado e exclusivo de recebimento e encaminhamento às autoridades competentes das demandas relacionadas à violência contra a mulher. As manifestações podem ser realizadas por meio do e-mail ouvidoriadasmulheres@mprn.mp.br, pelo telefone (84) 99972-1458, ou ainda, a partir de formulário eletrônico disponível em: http://bit.do/ouvmprn.