Na tarde desta quarta-feira (25), na Assembleia Legislativa do RN, o vice prefeito da cidade de João Câmara Maurício Filho participou da audiência pública promovida pela deputada Eudiane Macedo com o tema: “O DESENVOLVIMENTO DA CAJUCULTURA NO RIO GRANDE NO NORTE”. A caravana também contou a presença dos vereadores Amistrong Bezerra, Daniel Enfermeiro e do ex-prefeito Maurício Caetano, além de alguns produtores do beneficiamento da castanha de João Câmara.
Enquanto fazia serviços mecânicos no ônibus que usava para trabalhar, o motorista Valmir Cândido da Silva, de 53 anos, morreu esmagado pelo veículo na manhã desta quarta-feira 25. O caso foi registrado, por volta das 06h00, em São Miguel, no interior do Rio Grande do Norte.
Durante a execução de um trabalho na parte mecânica do veículo, o macaco hidráulico não suportou o peso e cedeu, ficando em cima da vítima, prensada sobre o solo. Mesmo sendo retirado do local, Valmir não resistiu aos ferimentos.
Segundo o subtenente F. Silva, responsável pela ocorrência atendida por militares da 2ª Companhia do 7º Batalhão através do 1º PPM, os policiais foram acionados para verificar o caso, mais precisamente, no Sítio Cachoeira, zona rural da cidade.
Os policiais militares militares isolaram o local do ocorrido, acionaram a Polícia Civil e o Instituto Técnico Científico de Perícia (Itep-RN), tendo o corpo da vítima sido recolhido para necrópsia. As investigações sobre esse fato ficarão a cargo da Polícia Civil municipal.
O Governo de Pedra Grande através da Secretaria Municipal de Cultura, está realizando o cadastro cultural das pessoas que tem dom na área de cultura.
São artesãos, artistas, grupos teatrais, grupos de dança, atores, cantores, músicos, artistas plásticos e demais profissionais da cultura, para que procurem a secretaria para realizar o seu cadastro.
O cadastro dos fazedores de cultura é um importante instrumento para o desenvolvimento de ações de apoio e incentivo a nossa cultura local.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datavero e divulgada pelo jornal Diário do RN nesta quarta-feira (25) mostra os números da corrida eleitoral para a Câmara Municipal de Natal em2024. Mais de 67,6% dos eleitores afirmaram ainda não saber em quem votar para ocupar um dos cargos na Câmara da cidade. Além disso, 14% dos entrevistados afirmaram que não pretendem votar em nenhum candidato.
Dentre os nomes mais citados pelos eleitores para vereador, destacam-se: Milklei Leite (PV) em 1° lugar, com 1,4% das intenções de voto. Camila Araújo (União Brasil) e Preto Aquino (PSD) estão empatados com 1% de citações.
Herberth Sena (PSDB) e Luiz Almir (sem partido) também estão empatados, mas com 0,9% das intenções de voto cada. Tércio Tinoco (União Brasil) recebeu 0,8% de apoio. O ex-policial militar Wendel Lagartixa obteve 0,7% de menções.
Aroldo Alves (PSDB) conta com 0,6% de intenções de voto. Robson Carvalho (União Brasil) recebeu 0,5% de citações.
Empatados com 0,4% das intenções de voto estão: Eribaldo Medeiros (REDE), Júlia Arruda (PCdoB), Nivaldo Bacurau (PSB) e Raimundo Jorge (SDD). Já os candidatos que receberam 0.3% das citações na pesquisa Datavero para vereador de Natal são: Kleber Fernandes (PSDB), Aldo Clemente (PSDB), Brisa Bracchi (PT), Chagas Catarino (PSDB), Luciano Nascimento (PTB), Márcio Gomes (PSD) e Raniere Barbosa (Avante).
A pesquisa foi realizada através da coleta de dados de mais de mil eleitores em 36 localidades de Natal.
João Marques Pereira, de 58 anos, perdeu um rim, baço, parte do intestino e ficou paraplégico após levar tês tiros por conta de uma confusão no final de uma partida de futebol, em Macaíba (RN). Dão, como é mais conhecido, trabalhava como árbitro há 40 anos, formado pela Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF), mas desde o dia 9 de setembro sua vida mudou.
“A gente dorme e acorda apreensivo. Está se agravando a cada dia o estado de saúde dele. Ele estava paraplégico, a princípio, mas agora está perdendo órgãos. Terça-feira passada foi a última vez que ele falou, fez até menção de sorriso, reconheceu o pai e os filhos, mas na quarta ele teve uma parada cardíaca, a lesão foi muito grave e agora ele está cego”, lamenta a esposa do árbitro, Ozinete de Melo.
O homem que atirou em João Marques foi preso, mas antes tinha sido liberado em uma audiência de custódia. O delegado de Macaíba, Cidorgeton Pinheiro, conseguiu a prisão preventiva de Laércio Pedro da Silva. “A gente busca nele o sorriso e o olhar e não encontra. Parece que só as máquinas funcionam e ele não. Está sendo muito difícil”, desabafa Ozinete.
A Caern está trabalhando no reparo de um vazamento que foi identificado na adutora de 400 mm de Pureza, na tarde desta quarta-feira (25). Para a realização do serviço, que deve ser concluído até às 18h desta quinta-feira (26), haverá uma redução no fornecimento de água para os municípios de João Câmara, Bento Fernandes, Taipu e Poço Branco. Após a conclusão do serviço, o abastecimento será retomado de forma gradativa e normalizado num prazo de até 72 horas.
Um acidente com vítima fatal foi registrado nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira(25/10) próximo ao retorno da cidade de Bento Fernandes e Riachuelo na RN 120 envolvendo uma moto e uma carreta.
Segundo informações de populares o condutor da moto, identificado como Pedro Dé faleceu no local. Ele residia na comunidade de Serra do Macaco, zona rural de Riachuelo.
A Polícia Militar foi acionada para isolar o local até a chegada do ITEP e Polícia Técnica para realizar os procedimentos cabíveis.
O vereador Fernando Guilherme, em aparte ao vereador Rubinho Vicente que também reivindicou com requerimento esta mesma pauta, voltou a criticar a demora irresponsável da secretaria de saúde para retomada das cirurgias de catarata no município.
No debate que travou com o defensor do governo Amistrong Bezerra, Fernando Guilherme classificou como desumana a demora, pois diante dos argumentos do vereador líder do governo Amistron Bezerra, as cirurgias não são realizadas desde o meio do ano, por volta de julho, fato que agrava ainda mais a situação, principalmente de quem precisa de acompanhamento nos casos de glaucoma, piterigio e catarata.
O líder do governo, defendendo o prefeito e o secretário de saúde, disse que as cirurgias volta no próximo dia 8 de novembro, o vereador Fernando Guilherme pediu uma confirmação oficial por parte da secretaria de saúde para com a câmara e à população, pois segundo Fernando, a informação do vereador Amistrong é classificada por ele como extra-oficial.
O caso é sério, muitas pessoas reclamando, precisando do acompanhamento da visão e até do procedimento cirúrgico do outro olho, seis meses quase já se passaram, e ainda à espera desse direito à população.
O Senado aprovou, na noite dessa terça-feira (24), o projeto de lei que amplia o sistema de cotas na rede de ensino federal. O texto aprovado na Câmara dos Deputados foi mantido integralmente, depois de oito emendas apresentadas em plenário terem sido rejeitadas. O texto segue para sanção presidencial.
Entre as mudanças previstas estão a inclusão de quilombolas no texto da Lei 12.711/12, que reserva 50% das vagas em universidades e institutos federais para estudantes de escolas públicas. A metodologia também terá atualização anual nos percentuais de pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, assim como nos critérios socioeconômicos, como renda familiar e estudo em escola pública.
Após a decisão do congresso, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, comemorou a decisão em suas redes sociais. “Que vitória a aprovação do aprimoramento da Lei de Cotas no Senado. Trabalhamos incansavelmente para defender essa política, que é a maior ação de reparação do nosso país. As cotas abrem portas e vão seguir abrindo!”
A matéria aprovada prevê que os critérios raciais sejam aplicados nas vagas que consideram a renda familiar e também nas vagas gerais, assim os candidatos cotistas só entrarão pela reserva de vagas se não forem aprovados nas vagas gerais.
Quanto aos critérios socioeconômicos, a classificação para cotistas passa a considerar estudantes em famílias com renda de até um salário mínimo por pessoa, atualmente R$ 1.320 e não mais 1,5 salário mínimo, como era anteriormente. As vagas de cota serão distribuídas entre os grupos raciais e pessoas com deficiência, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), incluindo os quilombolas, que passaram a fazer parte da contagem no último Censo.
Sulane Torres pré-candidata a vereadora de Pedra Grande no pleito de 2024 (Foto: cedida arquivo familiar)
O Blog do Montoril esteve na manhã desta terça-feira (24), com a amiga Sulane Torres, funcionária pública municipal da Prefeitura de Pedra Grande, a mesma confirmou a nossa reportagem que é pré-candidata a vereadora no pleito de 2023. Sulane surge como “Um novo nome na Câmara Municipal” para concorrer ao cargo do legislativo, fato que justifica o reconhecimento do povo pelos seus serviços prestados à sociedade Pedragrandense.
Sulane falou conosco; Montoril a pouco mais de um ano para as eleições o momento é oportuno para reflexões, tomadas de decisões cautelosas se faz necessário, usando da sabedoria da paciência “Para se chegar a uma vitória é preciso de dois pilares o primeiro é Deus e o segundo é o povo”. Disse em suas palavras Sulane Torres.
“Sulane Torres faz parte do grupo político do Prefeito Pedro Henrique” a mesma saíra com o seu nome fortíssimo a Câmara Municipal .
Na noite do último domingo (15), no auditório do Sest Senat aconteceu a solenidade de premiação do Prêmio Professor José Teixeira.
Prêmio que teve o objetivo de reconhecer o trabalho de profissionais de educação de escolas públicas e privadas do município de João Câmara que tenham desenvolvido ou estejam desenvolvendo ações inovadoras no campo da valorização da educação, apoiadas pela comunidade. Bem como, o resgate da história de luta do homenageado.
É uma propositura do Professor e Vereador Silvano Carlos. O parlamentar destaca que “ O objetivo foi alcançado dando visibilidade as práticas cujo foco seja o desenvolvimento de competências que tornam o sujeito capaz de criar valor para o mundo à sua volta, integrando-as à construção de projetos de vida e estimulando o desenvolvimento integral dos estudantes. Bem como, resgatar a história do inesquecível Professor José Teixeira“.
A solenidade contou com de várias autoridades, a presença dos familiares do homenageado, gestores escolares e professores das redes pública e privada que disputaram o prêmio e foram homenageados.
Em outro acidente ocorrido em João Câmara, um estudante de 18 anos, identificado como Emanuel Luiz, morreu na noite desta terça-feira (24), no km 102 da BR 406 no perímetro urbano.
De acordo com Polícia Rodoviária Federal, o acidente do tipo colisão transversal envolvendo um GM/VECTRA SEDAN ELEGANCE, de cor preta e uma motocicleta HONDA/FAN de cor vermelha, resultou no óbito do condutor da motocicleta, um estudante, e deixou pelo menos pessoas 3 feridos.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi até o local para os primeiros socorros, mas o jovem já estava sem vida.
A PRF não divulgou informação sobre a gravidade dos feridos que foram socorridos para o Hospital Regional de João Câmara.
A Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca de Parnamirim determinou o bloqueio judicial de Recursos Públicos Estaduais no valor de R$ 22.799,64 para a aquisição de quatro caixas do medicamento Revolade (Eltrombopage) 50 mg, em benefício de uma adolescente que sofre de uma doença rara chamada de anemia aplástica ou aplasia de medula óssea. A enfermidade interrompe a produção sanguínea e pode levar à morte. A decisão foi divulgada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte nesta terça-feira (24).
A compra do medicamento deve seguir o laudo médico circunstanciado anexado ao processo judicial. O bloqueio será para custear dois meses de tratamento, totalizando quatro caixas do remédio, cada uma com 14 comprimidos. A decisão considerou que o tratamento da jovem é por tempo indeterminado e prezou pelo cuidado com o erário.
A adolescente foi representada em juízo por sua mãe, que moveu ação judicial com pedido de liminar de urgência contra o Estado do Rio Grande do Norte afirmando que a filha está atualmente com 15 anos de idade e é usuária do Sistema Único de Saúde.
Ela apresentou laudo médico circunstanciado, datado em 03 de maio de 2023 e subscrito pela médica pediatra que a acompanha, o qual atesta que a paciente apresenta Aplasia Medular, havendo diagnóstico firmado em 04 de abril de 2023 com sintomas de sangramento e palidez, motivo pelo qual necessita utilizar o medicamento Revolade (Eltrombopage) 50 mg – 30 comprimidos por mês, por tempo indeterminado e reavaliação clínica semanal.
A justiça já havia proferido decisão no mês de agosto passado concedendo medida liminar para determinar que o Estado forneça ou custeie o medicamento, por tempo indeterminado, em benefício da adolescente no prazo de cinco dias. No entanto, a autora informou o descumprimento da medida liminar e requereu o bloqueio de verbas públicas.
A juíza Ilná Rosado constatou que, apesar do ente estatal ter tido a oportunidade de resolver a situação da autora, tendo lhe sido concedido prazo para isso, manteve-se inerte, demonstrando total desinteresse com a solução para o problema de saúde que afeta a paciente. Isto é, até o presente momento a adolescente ainda não teve acesso a realização do exame que lhe foi garantido por decisão judicial do dia 25 de agosto de 2023.
“Verifica-se, assim, que o estado de saúde da autora pode se agravar a qualquer momento, de modo que existe a necessidade premente deste juízo tomar uma providência para solucionar a questão. A efetivação da prestação jurisdicional concedida está relacionada à garantia do direito à saúde de uma adolescente, direito que, por expressa determinação constitucional, deve ser tratado com prioridade absoluta”, comentou.
“Considerando que o bloqueio judicial tem por fundamento a garantia da efetivação da tutela jurisdicional concedida, consistente na disponibilização do tratamento necessário à saúde de uma adolescente, entendo que o pedido deve ser acatado”, concluiu, acrescentando que a compra deverá ser feita junto a empresa que apresentou o orçamento menos oneroso com a caixa do fármaco com 14 comprimidos, sendo comercializada pelo valor de R$ 5.699,91.