Vereador Fernando Guilherme volta a reivindicar Pediatra para João Câmara/RN

Na sessão ordinária da câmara municipal de João câmara desta segunda-feira, o vereador Fernando Guilherme (UNIÃO), voltou a usar a tribuna da câmara para cobrar uma alternativa rápida para sanar a necessidade de um pediatra no município de João Câmara/RN.

O vereador destacou que desde o primeiro ano desta legislatura (2021) essa solicitação partiu de vários vereadores, mas que providências pautáveis não foram tomadas para sanar esse problema. O vereador destacou que existe uma demanda muito grande por parte de crianças com autismo que necessitam desse serviço, sem contar com outras problemas de saúde ligados ao acometimento de crianças.

Fernando Guilherme destacou a dificuldade na contratação de profissional, pois não é fácil encontrar pediatra disponível, porém o município do porte de João Câmara não pode estagnar nessa justificativa, alguma providência tem que ser tomada por parte da secretaria municipal de saúde.

O vereador destacou que é rara a marcação pelo SUS de uma consulta com pediatra, e que chegou a ajudar diversas mães de autistas para o pagamento de consultas particulares, porém são incontáveis às necessidades.

O vereador apelou ao governo municipal que não concluísse este mandato sem a oferta desse importante serviço na medicina infantil.

Compartilhe:

TSE aprova regras para restringir live eleitoral em residência oficial

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (19), por unanimidade, estabelecer regras para restringir a realização de transmissões ao vivo pela internet (live) de dentro de residências oficiais. 

A nova regra vale para prefeitos, governadores e presidente da República. A medida havia começado a ser discutida na última terça-feira (17), quando o TSE absolveu o ex-presidente Jair Bolsonaro da acusação de abuso de poder político durante a campanha à reeleição, no ano passado, por ter realizado lives de cunho eleitoreiro de dentro do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. 

O entendimento, no caso específico, foi de que não houve gravidade bastante para configurar abuso de poder, pois o alcance das lives de Bolsonaro foi restrito por uma liminar (decisão urgente e provisória) ainda durante a campanha. 

Nesta quinta (19), entretanto, os ministros retornaram ao caso já com um consenso formado. O objetivo é estabelecer regras a tempo de disciplinar esse tipo de conduta para as eleições municipais do ano que vem e evitar o problema antes que ele ocorra.

Todos os ministros referendaram texto trazido pelo relator, o corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves. Pelas regras aprovadas, qualquer prefeito ou governador, bem como o presidente, só pode utilizar a residência oficial para a transmissão de “live eleitoral” se: 

a. Tratar-se de ambiente neutro, desprovido de símbolos, insígnias, objetos,  decoração ou outros elementos associados ao Poder Público ou ao cargo ocupado.

b. A participação for restrita a pessoa detentora do cargo. 

c. O conteúdo divulgado se referir exclusivamente à sua candidatura.

d. Não forem empregados recursos materiais e serviços públicos, ou aproveitados servidoras e servidores da administração pública direta e indireta. 

e. Houver o devido registro na prestação de contas de todos os gastos efetuados das doações estimáveis relativas a live eleitoral, inclusive a recursos e serviços de acessibilidade.

Tal entendimento deverá nortear os julgamentos da Justiça Eleitoral em todo o território nacional.

EBC

Compartilhe:

Prefeitura de Parazinho/RN realiza campanha de Multivacinação neste sábado (21)

A prefeitura de Parazinho (RN), realiza neste sábado (21) através da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes ficarem em dia com o cartão de vacina.

As equipes de vacinação estarão atuando na sede do município (UBS Centro) e no distrito de Pereiros das 8h às 15h. A Secretaria de Saúde pede para que as mães não deixem de levar os filhos para serem vacinados em uma unidade básica mais próxima de sua casa.

Lembrando que a equipe de multivacinação está realizando vacinas em microáreas que mais necessitam, conforme planejado pela equipe de gestão da saúde do município. Não esqueça de levar documentos com foto, CPF, cartão do SUS e cartão de vacina.

Compartilhe:

Pesquisa: Janja é desaprovada por 43,8% da população

Foto: Fernando Bizerra/EFE

O Instituo Paraná Pesquisas divulgou um levantamento sobre a aprovação da participação da primeira-dama Janja nas viagens e reuniões políticas do governo.

A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.

O número de entrevistados que desaprova a conduta de Janja se aproxima dos que aprovam, sendo a maioria os que veem as ações de maneira positiva.

Veja o resultado:

Pergunta: A Primeira-Dama Janja Lula da Silva tem participado de viagens e reuniões políticas importantes junto ao Presidente Lula. O(A) Sr(a) aprova ou desaprova esse papel que a Primeira-Dama vem desempenhando junto ao Presidente?

  • Aprova: 49,4%
  • Desaprova: 43,8%
  • Não sabe/ não opinou: 6,8%

Diário do Poder

Compartilhe:

DNA Center faz reunião com secretários de saúde dos municípios da Região do Mato Grande

A Assessoria Científica do Grupo DNA Center teve o privilégio de se reunir com os Secretários de Saúde dos municípios da região do Mato Grande, que incluem João Câmara, Jardim de Angicos, Parazinho, Pedra Grande, Guamare, Jandaira, Afonso Bezerra, Caiçara do Norte,Touros e Riachuelo.

A reunião foi conduzida com maestria pelo coordenador da CIR (Comissão de Intergestores Regional), Jociel de Andrade.

O encontro teve como principal objetivo apresentar a mais nova adição à família DNA Center, a unidade de João Câmara, e destacar os serviços e exames de alta qualidade.

“Estamos totalmente empenhados em atender às necessidades de saúde da região e trabalhar em estreita colaboração com os municípios. Queremos contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, demonstrando que temos muito a oferecer à área da saúde local. Juntos, podemos fazer a diferença e construir um futuro mais saudável e próspero para todos”, falou Jociel.

Compartilhe: