Inscrições abertas para atendimento psicológico gratuito a vítimas de violência no RN

As inscrições podem ser feitas de qualquer parte do Brasil e o acompanhamento é on-line

Mais de 18,6 milhões de mulheres foram agredidas no Brasil, em 2022, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Datafolha. Por dia, esse número representa um estádio lotado. Uma média de 50 mil vítimas sofrendo algum tipo de violência todos os dias.

Por isso, a Legião da Boa Vontade (LBV) intensifica seu atendimento psicológico on-line, gratuito para pessoas do gênero feminino, a partir dos 12 anos, a ação faz parte do programa Ser Mulher que tem o objetivo de oportunizar apoio emocional, melhora da autoestima, autoconhecimento e empoderamento a meninas e mulheres, apoiando-as no enfrentamento e no rompimento dos ciclos de violência e na ressignificação das experiências vividas.

A iniciativa é destinada a vítimas de violência doméstica, de gênero e dos diferentes tipos de discriminação, sexismo e violação dos direitos humanos.

Como se inscrever no programa
As inscrições podem ser feitas de qualquer parte do Brasil pelo WhatsApp (11) 99996-6557. Na sequência, é feito o primeiro contato, para o preenchimento da ficha de interesse; após essa etapa, o caso é analisado, e ocorre o atendimento para o agendamento da entrevista psicológica, que é realizada por chamada de vídeo, em formato individual. Para outras informações, acesse www.lbv.org.br/programa-ser-mulher.

Siga o perfil nas redes sociais @LBVBrasil e acompanhe o trabalho de proteção à mulher.

Compartilhe:

Suspeito de estupro manda mensagens à vítima, debocha da Polícia e é preso em Touros

Um homem de 25 anos, investigado por estupro, foi preso nesta quarta-feira (16) depois de descumprir Medida Protetiva de Urgência (MPU) e ameaçar a vítima por meio de mensagens de texto em rede social. No print divulgado pela Polícia Civil, ele também debocha da atuação dos delegados do município de Touros, Litoral Norte, onde ocorreu a prisão.

Nas mensagens, o suspeito dia que a vítima não vai conseguir o que ela quer, e que a polícia não irá encontrar vestígios do crime de estupro porque ele usou preservativo.

O suspeito ainda diz que a “justiça não presta” e que os delegados de Touros não irão resolver o problema.

Sob custódia, o suspeito disse não ter descumprido a MPU. Segundo a polícia, a investigação prosseguirá visando a elucidação do caso. O homem foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

TN

Compartilhe:

Bento Fernandes: vereador Geyson Barbosa faz grave denúncia acerca da saúde municipal; confira

Esse não é um problema que acontece só em Bento Fernandes, se analisarmos direitinho encontramos situações como estas, em vários municípios.

O vereador utilizou de suas redes sociais para denunciar o caos que está a ambulância do município no atendimento aos munícipes. Bancos rasgados, quebrados, amarados com arames e tendo como suportes alguns pedaços de madeira. Pneus impróprios para rodar. Porta traseira amarrada de corda ou arame. Pense numa situação.

“Enquanto isso, o prefeito municipal, coloca na sua prestação de contas um valor gigantesco para pagar combustível, de dois veículos fantasmas que não fazem parte da atual frota, sendo um forte indício de desvio de dinheiro público”, afirmou o vereador.

O MPRN precisa verificar essa situação. O vereador em sua denúncia conclui dizendo: “Mas ainda tem associados a essa gestão, que fecham os olhos e elogiam a saúde, porque tem seus vários privilégios e vantagens na escuridão da política suja”.

Por Lucas Tavares

Compartilhe:

Auxílio aluguel para mulheres vítimas de violência vai à sanção

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (16) projeto de lei que prevê o pagamento de auxílio-aluguel, por até seis meses, para mulheres vítimas de violência doméstica em situação de vulnerabilidade social e econômica. 

O texto, que altera a Lei Maria da Penha, recebeu o parecer favorável da relatora, a senadora Margareth Buzetti (PSD-MT). A proposta foi aprovada por votação simbólica, sem manifestações contrárias. O texto seguiu à sanção presidencial. 

“Trata-se de disposição que reforça a proteção conferida pela Lei Maria da Penha às vítimas para que, mediante tal auxílio, possam encontrar moradia e guarida adequadas quando se depararem com situações de ameaça, hostilidade e violência que tornem necessária a saída de seus lares”, justificou Buzetti. 

O auxílio-aluguel deverá ser pago pelos estados, municípios ou Distrito Federal com os recursos destinados à assistência social. Já a decisão de pagar o aluguel deve partir do juiz responsável pelo caso de violência doméstica.  

Segundo a relatora, a limitação de seis meses permite a viabilidade da medida. “O prazo máximo de seis meses de duração para o auxílio-aluguel demonstra sua natureza temporária e delimita seu impacto financeiro orçamentário”, justificou Margareth.  

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública estimou que cerca de 18,6 milhões de mulheres foram vítimas de violência no Brasil em 2022. Em média, as mulheres vítimas de violência foram agredidas quatro vezes ao longo do ano passado. Entre as divorciadas, a média foi de nove agressões em 2022.

EBC

Compartilhe:

João Câmara: Prefeito Manoel após participar da Mobilização em Brasília participa de reunião da bancada potiguar

O prefeito de João Câmara, Manoel Bernardo está de volta ao município após participar da Mobilização Nacional de prefeitos em Brasília.

Antes porém, participou de uma reunião da bancada potiguar na capital federal e realizou visita aos gabinetes do senador Rogério Marinho e da senadora Zenaide Maia.

Blog de Assis

Compartilhe:

TSE não vai tolerar candidaturas femininas fictícias, diz ministra

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não vai aceitar que partidos políticos registrem candidaturas femininas fictícias com o objetivo de cumprir as cotas de gênero. A afirmação é da ministra substituta Edilene Lobo, que participou do programa Repórter Brasil, da TV Brasil, nesta quarta-feira (16). 

“A justiça eleitoral está vigilante. O TSE dá mostras muito firmes de que não tolerará candidaturas fictícias. Se insistir com o registro de candidaturas femininas fictícias, o resultado é esse: aqueles que por ventura forem eleitos às custas dessa fraude perderão seus mandatos”, disse a ministra, que foi empossada na semana passada. Edilene é a primeira mulher negra a assumir uma cadeira no tribunal.

Nos últimos meses, o TSE cassou diversos mandatos por fraude às cotas de gênero nas eleições de 2020.

Segundo a ministra, os indícios de fraudes são votação baixa ou nenhuma votação, ausência de atos de propaganda eleitoral, ausência de participação de mulheres na campanha e falta de recursos destinados a campanhas femininas.  “Evidenciada a fraude, com as ações competentes, com certeza o TSE diz que é caso de cassação de mandato”, diz Edilene. 

EBC

Compartilhe:

João Câmara: Secretária da SEMTHAS participa do XXIII Encontro Regional COGEMAS Nordeste em Salvador

A Secretária Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Sra. Reivânia Paulino, juntamente com a secretária adjunta Ana Íris Moreira e a assessora técnica Edilza Bezerra participaram do XXlll Encontro do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social da região Nordeste.

O evento foi realizado em Salvador/BA, nos dias 14,15 e 16 de Agosto, pelos Colegiados Estaduais de Gestores Municipais de Assistência Social da região Nordeste.

O Encontro CONGEMAS têm como objetivo capacitar gestores/as, técnicos/as do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e demais interessados/as, promovendo espaços de discussão e elaborando propostas para avanço na política pública da Assistência Social e sua reconstrução na região Nordeste proporcionando um ambiente propício para o compartilhamento de experiências e a busca por soluções inovadoras no campo da Assistência Social.

Blog de Assis

Compartilhe:

Flamengo e São Paulo fazem a grande final da Copa do Brasil

Foto: Marcelo Cortes / CRF / Gazeta Esportiva

Flamengo e São Paulo venceram seus confrontos diante de Grêmio e Corinthians, respectivamente, e estão na grande final da Copa do Brasil 2023. 

As equipes se enfrentaram no ano passado, pelas semifinais da competição. O curioso é que, na época, o Rubro-Negro era comandado por Dorival Júnior, atual técnico do Tricolor Paulista. O Flamengo venceu os dois confrontos. 

Campanha do Flamengo 

Para chegar na grande final da Copa do Brasil, o Mais Querido teve que enfrentar alguns desafios. Na terceira fase, perdeu para o Maringá na ida, mas goleou por 8 a 2 na volta. Nas oitavas, após empatar na ida, venceu o Fluminense na volta. 

Nas quartas de final, o time de Sampaoli deixou o Athletico Paranaense para trás e, nas semis, despachou o Grêmio.

Campanha do São Paulo

O São Paulo começou a sua participação despachando o Ituano, vencendo o segundo jogo fora de casa, por 1 a 0. Em seguida, o Tricolor passou pelo Sport, mesmo perdendo em casa por 3 a 1 e definindo a vaga nos pênaltis. 

Nas quartas, o Tricolor eliminou o Palmeiras, em pleno Allianz Parque, e, em seguida, deixou o Corinthians para trás. 

Terra

Compartilhe:

Vereador Professor Silvano Carlos solicita realização de Concurso Público para a Câmara Municipal

Vereador Professor Silvano Carlos – Foto: Moisés Araújo

Na tarde de segunda-feira (14) o Vereador Professor Silvano Carlos solicitou no Plenário da Câmara Municipal a realização de concurso público para a Câmara Municipal de João Câmara.

O objetivo é admitir a integração daqueles profissionais que demonstram melhores condições para a atividade administrativa. Avaliando o conhecimento dos candidatos e suas aptidões pessoais, de modo a selecionar aqueles que podem melhor exercer as competências públicas na Casa Legislativa.

O parlamentar destaca que o concurso público consubstancia a melhor forma de recrutamento de agentes. Afinal, trata-se de um espaço aberto à sociedade que viabiliza integração nos quadros da Câmara Municipal, aonde se conclui tratar-se de um instrumento de concretização do princípio democrático.

Compartilhe: