Ministro usa avião da FAB para curtir folga e aniversário da mulher com Lula e Janja no Pará

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, usou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para ir de Belém (PA) a Santarém (PA) comemorar o aniversário da mulher, alegando que voava “a serviço”. A viagem de Márcio Mâcedo em um voo comercial poderia custar até R$ 3,5 mil. Já o trecho em aeronave particular pode alcançar até R$ 70 mil.

A aeronave com 21 passageiros partiu na noite de sexta-feira, 4, com destino a Brasília. Antes, tomou o caminho a oeste para o ministro desembarcar na cidade onde ele passaria o fim de semana sem agendas públicas. Macêdo foi o único beneficiado com a “escala”. Todos os demais seguiam viagem de volta para a capital federal, ao sul do Pará.

O avião saiu de Belém às 22h50 de sexta-feira e desceu em Santarém à meia-noite de sábado. Com a parada para o desembarque de Márcio Macêdo na cidade do oeste paraense, o voo aterrissou na capital federal às 2h55. Entre os passageiros que tiveram que fazer a nova rota para atender apenas ao petista estavam o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, uma equipe do ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e assessores do próprio Márcio Macêdo.

O ministro participou do primeiro dia do fórum Diálogos Amazônicos na sexta-feira, 4, em Belém. Ele chegou na capital do Pará pela manhã, com um grupo de ministros, e viajou à noite para Santarém onde estava sua mulher, a procuradora-chefe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Karina Marx Macêdo. No domingo, 6, ela completou 49 anos. Ela já estava em Santarém e não viajou com ele na aeronave oficial.

Confira mais detalhes na matéria de Vinicius Valfré e Julia Affonso, Estadão.

Compartilhe:

João Câmara tem queda de 24% no repasse do FPM

A Prefeitura Municipal de João Câmara informou que os recursos vindos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) teve preocupante queda de 24%. Essa queda significativa dos recursos que obrigatoriamente são repassados pelo Governo Federal, podem afetar diretamente os serviços públicos e prejudicar a população no município.

O Prefeito Manoel Bernardo se mostrou preocupado, porém afirmou que o município vai trabalhar para superar mais essa dificuldade. “Isso não é bom para João Câmara, isso prejudica a economia e toda a população do município. Mas, a Prefeitura Municipal de João Câmara não medirá esforços e vai buscar alternativas para que essa queda dos recursos do Governo Federal não cause grandes estragos e prejudique o funcionamento dos serviços públicos que tanto beneficiam nosso povo” frisou, o Prefeito Manoel.

Compartilhe:

João Câmara: Prefeitura realiza 1º Festival de Talentos da rede municipal de ensino

A Prefeitura de João Câmara, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou nesta quinta-feira(10), o 1º Festival de Talentos das escolas da rede municipal de ensino.

O evento contou com a participação de alunos, pais, professores e a comunidade escolar como um todo.

A iniciativa tem por objetivo fomentar a participação dos estudantes no âmbito artístico e cultural desenvolvendo suas habilidades e estreitando os laços com a escola.

Blog de Assis

Compartilhe:

Flamengo desembarca com protesto da torcida após queda na Libertadores: “Time sem vergonha!”

Foto: Guilherme Pinto

Depois da eliminação para o Olimpia nas oitavas de final da Libertadores, com derrota por 3 a 1 em Assunção, Flamengodesembarcou sob muito protesto da torcida na madrugada desta sexta-feira, no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.

Cerca de 40 torcedores foram ao aeroporto protestar e entoaram cantos como “time sem vergonha!” e “acabou o amor, isso aqui vai virar um inferno”. Na chegada dos jogadores, a segurança fez um cordão de isolamento e afastou os torcedores presentes da entrada do ônibus. O elenco embarcou rapidamente sob muito protestos e arremessos de latas. 

Houve confusão em certo momento. Policiais militares que reforçavam a segurança usaram spray de pimenta para afastar os torcedores. O gás chegou a afetar pessoas que estavam no aeroporto e não tinham ligação com o protesto.

G1

Compartilhe:

Anunciado como ministro de Lula, deputado mandou dinheiro para empresa fantasma

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Já anunciado como futuro ministro do governo Lula, na cota reservada pelo presidente para garantir o apoio de partidos do Centrão, o deputado federal maranhense André Fufuca abasteceu com recursos de uma emenda parlamentar de sua autoria uma empresa fantasma envolvida em um grande esquema de desvio de verbas federais.

Junto com o também deputado Silvio Costa Filho, do Republicanos de Pernambuco, Fufuca teve o nome confirmado na semana passada. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que Lula já decidiu nomear os dois como ministros. Nos próximos dias, devem ser definidas as pastas que a dupla assumirá. Os chefões do Centrão, Lira à frente, reivindicam postos com protagonismo e, claro, com orçamentos relevantes.

A emenda e a empresa fantasma

Legítimo exemplar do chamado baixo clero da Câmara, em seu segundo ano de mandato em Brasília Fufuca destinou ao Maranhão recursos de uma emenda parlamentar que foram parar na P.R.L. Pereira Construções, uma firma obscura que tinha sido aberta pouco tempo antes e que viria a aparecer no centro de uma investigação federal que envolve desvios milionários de recursos públicos.

Mais detalhes na coluna de Rodrigo Rangel – Metrópoles

Compartilhe:

Natal: morre o advogado Pablo Pinto, aos 41 anos; assessor jurídico da prefeitura de Jandaíra

O jovem e experiente advogado Pablo Pinto morreu na noite dessa quinta-feira (10) em decorrência de um infarto fulminante. Apenas 41 anos de idade. Ele se sentiu mal durante o dia, chegou a procurar atendimento médico em um hospital e sofreu o infarto na noite de ontem.

Atuante na área eleitoral, foi presidente do Comitê de Etica da OAB-RN.

Em 2012, ele fundou o escritório Pablo Pinto Advogados , com a proposta de “oferecer um novo conceito de advocacia, pautado em um relacionamento personalizado, exclusivo e profissional com seus clientes, somado à produtividade e ao profissionalismo do modelo norte-americano”.

Dr. Pablo Pinto era assessor jurídico da Prefeitura de Jandaíra e trabalhava para o município desde o ano de 2017. A Prefeitura divulgou Nota de Pesar.

Compartilhe:

Galinhos/RN: Com tudo em dia, apesar da queda do FPM

O Prefeito de Galinhos/RN, irmão Naldo, vem driblando os efeitos da queda de 23% na arrecadação do Fundo de Participação dos Município (FPM) sem comprometer o funcionamento da máquina administrativa graças à sua situação fiscal considerada uma das melhores do Rio Grande do Norte (RN).

Apesar da situação ele vem mantendo em dia todos os serviços, investimentos, previdência e pagamentos de funcionalismo e fornecedores em dia. Também pela competência do seu secretário Hudson Matias Cavalcante, um dos nomes mais atuantes de sua equipe.

O Xerife

Compartilhe:

Dia do estudante é marcado por mobilizações em todo o país

Ato pela Revogação do Novo Ensino Médio

Entidades estudantis vão às ruas em diversas cidades do país pedindo melhorias na educação, desde a educação básica até a pós-graduação. Neste dia do estudante, as principais reivindicações são a revogação do Novo Ensino Médio, mais assistência estudantil para todas as etapas de ensino, direitos previdenciários para os mestrandos e doutorandos, além da defesa do orçamento da educação.  

mobilização nacional é convocada pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubs), pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). “A gente vai às ruas pela garantia dos direitos dos estudantes”, diz a presidenta da UNE, Manuella Mirella. O presidente da ANPG, Vinícius Soares, acrescenta: “O dia 11 é o Dia do Estudante, então, historicamente as entidades estudantis convocam as jornadas de lutas em defesa da educação”.  

Neste ano, o Novo Ensino Médio está no centro do debate. As entidades estudantis pedem a revogação da Lei 13.415/2017, que institui o novo modelo para a etapa. As escolas começaram a implementar os novos currículos no ano passado. O ensino médio passa a contar com uma parte do currículo comum, definida pela Base Nacional Comum Curricular, que estabelece o mínimo que todos os estudantes devem ter acesso. Na outra parte do currículo, os estudantes escolhem itinerários formativos, dependendo da capacidade de oferta de cada rede de ensino. 

Desigualdade

Um dos argumentos dos estudantes é que o modelo gera muita desigualdade, especialmente entre escolas públicas e privadas. Isso porque a parte comum seria insuficiente, por si só, para que os estudantes pudessem, por exemplo, ter acesso a uma universidade. A formação completa dependeria do aprofundamento nos itinerários que, por sua vez, dependem das condições e da infraestrutura de cada localidade.  

EBC

Compartilhe:

SME de João Câmara discute proposta de criação do Centro Multidisciplinar de Apoio a Inclusão – CMAI

Fotos: Moisés Araújo

Com o propósito de fortalecer a Educação Especial e Inclusiva nas escolas da rede municipal de João Câmara, a Secretaria Municipal de Educação-SME, através do Setor de Ações Pedagógicas realizou na manhã desta última quinta-feira (10), uma reunião com o professor Maurício Caetano para discutir o desenvolvimento da proposta de criação do Centro Multidisciplinar de Apoio a Inclusão – CMAI na Rede Municipal de Educação.

A criação do CMAI visa a oferta de atendimento educacional especializado aos estudantes com deficiência visual, auditiva, física, intelectual e múltiplas, com transtornos do espectro autista – TEA, com altas habilidades/superdotação e com transtornos funcionais específicos, matriculados na Rede Pública Municipal de Educação.

A iniciativa é mais um avanço no município de João Câmara para promover uma educação de qualidade para todos.

Compartilhe:

Mauro Cid e pai general são alvos de operação da PF no caso das joias

Equipes da Polícia Federal fazem buscas nesta sexta-feira (11) em uma operação sobre a suposta tentativa, capitaneada por militares ligados ao então presidente Jair Bolsonaro, de vender ilegalmente presentes dados ao governo por delegações estrangeiras.

Segundo a TV Globo e a GloboNews apuraram, há pelo menos quatro alvos:

o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, tenente-coronel do Exército Mauro Barbosa Cid;
o pai dele, o general do Exército Mauro César Lourena Cid;
o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e tenente do Exército Osmar Crivelatti;
o advogado Frederick Wassef, que já defendeu Bolsonaro e familiares em diversos processos na Justiça.
Os mandados foram autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes no inquérito que investiga as ações de uma suposta milícia digital que atua contra a democracia.

A operação foi batizada “Lucas 12:2”, em alusão ao versículo da Bíblia que diz: “Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido”.

Segundo a TV Globo e a GloboNews apuraram, há mandados sendo cumpridos em Brasília, São Paulo e Niterói (RJ).

Confira mais detalhes na matéria de Por Márcio Falcão, Isabela Camargo, Daniela Lima, Camila Bomfim, Andréia Sadi, Bruno Tavares, Natuza Nery e César Tralli, GloboNews e TV Globo.

Compartilhe:

Vereador Professor Silvano solicita Adesão do município ao Programa Nacional Escola Em Tempo Integral

Na última sessão( (07) da Câmara Municipal, o Vereador Professor Silvanos Carlos indicou ao Prefeito Manoel Bernardo que junto a Secretaria Municipal de Educação realizem Adesão ao Programa do Governo Federal “Escola em Tempo Integral” para o município de João Câmara.

O vereador Professor Silvano Carlos, destacou em seu discurso que é preciso que o município de João Câmara continue avançando na ampliação de vagas em tempo integral, pois quando os alunos passam mais tempo na escola aumentam as chances de sucesso na escolar e na vida.

O Programa Escola em Tempo Integral engloba um conjunto de estratégias, coordenadas pelo Ministério da Educação, para viabilizar o alcance da meta 06 do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014), política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.

O Programa prevê assistência técnica-pedagógica e financeira aos estados, municípios e Distrito Federal e tem como ponto de partida a adesão ao mecanismo de fomento financeiro para a criação de matrículas de tempo integral. A adesão ao Programa e o recebimento dos recursos não solucionam, contudo, o complexo desafio de organização, gestão e implementação da educação integral em jornada ampliada na rede de ensino. Para assegurar a qualidade e a equidade na oferta do tempo integral, o Programa foi estruturado em 5 eixos – Ampliar, Formar, Fomentar, Entrelaçar e Acompanhar, articulando uma série de ações estratégicas, disponibilizadas a todos os entes federados.

Compartilhe: