As cidades de João Câmara, Pureza, Taipu, Poço Branco e Bento Fernandes terão o abastecimento suspenso nesta sexta-feira (14). O motivo da suspensão é a manutenção de equipamentos. A interrupção no fornecimento de água inicia às 5h da manhã e segue até às 23h. Após religação do sistema, serão necessárias 72h para regularizar o abastecimento para todas as áreas afetadas.
A ExpoEduc 2023, o segundo maior evento de educação do Brasil e o maior no eixo Norte- Nordeste chega a sua quarta edição e acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de julho, no Centro de Convenções de Natal, com o tema “A Escola em 360º”.
O CEO do evento, Crislan Viana explica sobre a escolha do tema central dos debates. “Entendemos o ambiente escolar como um ecossistema educacional, onde os diversos setores trabalham simultaneamente para que o processo educativo aconteça. Administrativo, pedagógico, limpeza, cantina, direção, professores, alunos, coordenação e família trabalham buscando promover uma experiência educativa significativa”, relata Crislan.
Os visitantes poderão passear por mais de 80 estandes e encontrar as melhores empresas do setor educacional com produtos e serviços voltados para o ambiente escolar. A ExpoEduc vai contar com a presença aproximada de 90 palestrantes, entre eles, grandes nomes como: o filósofo Mario Sérgio Cortella, psicólogo Rossandro Klinjey, professora Emília Cipriano, CEO da EAI Educa Leo Chaves, Doutor na área de pesquisa em Avaliação Herbert Lima e do Mestre Em Educação pela PUC-PR Carlos Sanches.
Neste ano, a “Arena 360” homenageia um grande nome da educação, Max Haetinger (in memorian), a “Arena Max Haetinger” recebe palestras únicas e também é dividido em quatro palcos simultâneos, distribuídos em quatro eixos temáticos: Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais; Ensino Fundamental – Anos Finais; e Ensino Médio. Serão debatidos temas sobre saúde mental nas escolas, o que a família e a escola precisam saber antes de ensinar, educação inclusiva, violência nas escolas, inserção da tecnologia em sala de aula, artes e seus atravessamentos nas práticas pedagógicas e muito mais.
Um espaço voltado para gestão também é destaque nessa edição. Abordando temática que desafiam a gestão pública e privada, os participantes encontrarão com grandes nomes do cenário local e nacional para debater, aprofundar e trocar experiências nos três dias da ExpoEduc. Informações e inscrições: www.expoeduc.com.br.
Quando:
27/07 (das 13h às 20h30) 28/07 ( das 8h às 20h30) 29/07 ( das 8h às 20h).
Local: Centro de Convenções de Natal Instagram: @expoeduc.
Emendas de autoria do vice-presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Tomba Farias (PSDB) foram introduzidas no projeto original que institui o “Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas do RN” (PPP/RN), após o parlamentar manter uma série de reuniões com representantes de entidades empresariais como a FIERN, Fecomércio e Sinduscon, entre outras instituições que buscaram sugerir alternativas para oferecer segurança jurídica aos futuros parceiros privados. Aprovado nesta terça-feira,11, na Comissão de Finanças e Fiscalização, o relatório elaborado por Tomba, após ouvir o empresariado, torna o projeto mais dinâmico, inclusive sob o ponto de vista da atração de investimentos.
“Como relator do projeto, não poderia deixar de ter ouvido as classes produtivas e viabilizar os aspectos que na opinião do setor privados são de fundamentais importância para a geração de emprego e renda e a captação de empresas e empresários para empreender em regime de parceria com o ente governamental”, explicou.
As emendas encartadas por Tomba tiveram como base leis e planos de outros estados e municípios, como Bahia, Porto Seguro, Porto Alegre, Paraíba e Belo Horizonte.
Graças uma das emendas do vice-presidente da AL/RN, a composição do Conselho Gestor do Programa de PPPs deverá também ser composto por cinco representantes do setor produtivo. No projeto original do governo estadual, somente membros do poder público participariam do Conselho. “Essa mudança proporcionará maior protagonismo ao setor privado”, explicou.
Uma importante inovação encartada por Tomba diz respeito a criação/alteração de dispositivos que prevejam a regulamentação da Manifestação de Interesse Privado (MIP) e Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), ferramentas modernas e amplamente utilizadas em outros estados e municípios.
As emendas elaboradas por Tomba tornam mais atrativas a captação de parceria em setores importantes como turismo, agronegócio, energia renováveis, entre outros.