Primeira live de Lula é um fiasco de audiência

Foto: Ricardo Stuckert/PR

A primeira live do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no atual governo teve audiência tímida, se comparada a outros momentos do petista e às transmissões do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que adotou o modelo em seu mandato. Nos principais perfis oficiais de Lula, foram pouco mais de 217 mil visualizações até as 13h30m desta terça-feira, mais de quatro horas após a transmissão.

A maior parte dessa audiência é do Twitter (115 mil), seguido por YouTube (49 mil) e Facebook (53 mil). Os números ainda podem crescer, uma vez que o vídeo com o conteúdo segue disponível nas redes. Durante a transmissão, o pico de espectadores simultâneos foi de 10 mil, somando YouTube, Twitter e Instagram.

Já a conta oficial no YouTube da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), empresa pública que também reproduziu a live, registrou apenas 2,1 mil visualizações no período. Nas outras plataformas, a estratégia foi compartilhar o link para o YouTube.

A última live de Bolsonaro, por exemplo, em 30 de dezembro, somou 3,3 milhões de visualizações somente no Facebook, e outros 7,6 milhões no Instagram. Dados do CrowdTangle, plataforma de monitoramento de redes da Meta, revelam que Bolsonaro teve, em média, pouco mais de 680 mil visualizações em transmissões de vídeo ao vivo no Facebook entre 2019 e 2022. O número não se limita ao formato das lives de quinta-feira, que se tornou tradicional sem seu mandato, e também engloba outros casos.

O Globo

Compartilhe:

Deixe um comentário