Na última sessão da câmara municipal de João Câmara(15/05), o vereador Fernando Guilherme apresentou solicitação de coleta de lixo que contemple a comunidade do Valentim, na zona rural do município.
O vereador destacou a condição de a referida comunidade está na zona rural, porém outras comunidades já são contempladas com esse serviço, sendo que estão são maiores e mais longínquas como Morada Nova e Queimadas.
A proposta do vereador Fernando Guilherme foi aprovada e encaminhada para o gabinete do prefeito para as devidas providências.
Uma carta escrita de madrugada. A mãe, Rose, analfabeta, e a filha, Franciele, estudante de direito, capricharam nas explicações. Escreveram, escreveram, escreveram. Quando viram, a vida estava ali, naquelas oito páginas. Era a chance.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iria visitar a Bahia, e elas precisavam chamar a atenção para um desespero. No dia seguinte, durante o evento, ouvia-se de longe o grito da mulher: “Lula, pelo amor de Deus. Estamos sem água, sem esgoto, sem escola. Socorro!”
– “Traga ela aqui”, pediu o presidente.
Rose Meire dos Santos Silva, de 44 anos, foi ultrapassando as fileiras uma a uma e era contida pelos seguranças na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador, lugar em que o presidente assinou o decreto de regulamentação da Lei Paulo Gustavo, no último dia 11 de maio.
Ela gritava pedindo para entregar um documento ao presidente. Primeiro, Lula pediu que ela esperasse um pouco. De tanto insistir, Rose foi atendida. Subiu ao palco, se ajoelhou, se emocionou e ergueu o coração. “Lula, nosso povo está morrendo. Pelo amor de Deus”.
A quina registrou 76 apostas vencedoras. Cada uma vai pagar prêmio de R$ 42.829,41. Já a quadra teve 4.591 ganhadores, cabendo a cada acertador R$ 1.012,86.
O presidente da Câmara Municipal de Jardim de Angicos, vereador Betinho, participou na tarde desta ultima sexta-feira (19), da solenidade de posse do novo presidente da Federação das Câmaras Municipais do Estado do Rio Grande do Norte (FECAM), Wolney França. A solenidade foi realizada no auditório da Federação das Indústrias (Fiern) e contou com a presença da classe política.
Tomaram posse também o 1º vice-presidente, Fábio Rodrigues (Santa Cruz); o 2º vice-presidente, Josué Moura (Tibau do Sul); a 3ª vice-presidente, Rosemary Fernandes (Encanto) e o 4º vice-presidente, Azenate Câmara (São Miguel do Gostoso).
“Neste momento prestigiando a posse do nosso presidente Wolney França a frente da FECAM RN, Federação das Câmaras Municipais do RN. Wolney também preside a terceira maior câmara do estado, a câmara municipal de Parnamirim, nesta ocasião tão especial agradecemos o convite e desejamos ao nosso novo presidente muito discernimento e sucesso neste mandato tão importante para todos que fazem o legislativo do nosso RN”, escreveu o vereador Betinho nas redes sociais.
Durante uma sessão realizada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), recentemente, magistrados analisavam o pedido de teletrabalho por parte de um juiz – que fez a solicitação para que pudesse cuidar do filho diagnosticado com autismo –, quando uma fala proferida pelo desembargador Raimundo Bogea causou revolta.
Ao expressar o seu posicionamento contrário ao pedido, Bogea defendeu que, durante um concurso para a magistratura, fosse avaliado se o inscrito tem filho com algum tipo de deficiência. “Eu acho até que nesse concurso já se devia avaliar se o juiz, quando faz o concurso, tem um filho com problema”, disse o desembargador.
Inconformados com a fala de Bogea, um grupo de magistrados de tribunais judiciários do Brasil publicou uma nota de repúdio à alegação. “Para além de discriminador, o conteúdo das declarações revela uma violação a direitos humanos, iguais e inalienáveis. Cabe esclarecer que deficiência não é doença e, muito menos, um ‘problema’, mas sim uma característica”, começou a nota.
“Ademais, ter um filho com deficiência não é e nunca poderá ser causa que impeça a participação e/ou admissão de um indivíduo em qualquer cargo ou função, seja de natureza pública ou privada”, pontua.
“[…] Dessa forma, não trata-se de um direito a ser reconhecido em virtude da condição econômica ou social, mas em razão das necessidades diferenciadas da pessoa com deficiência que está sob a sua guarda, e, por isso, demanda a sua presença. Tanto que o tema já foi regulamentado pelo Conselho da Justiça Federal e por muitos tribunais”, escreveram os magistrados. (Leia abaixo o documento completo).
A resolução do CNJ a qual se refere a nota é a 343/2020. Segundo o entendimento, podem ser concedidas “condições especiais de trabalho” a magistrados(as) e servidores(as) com deficiência, necessidades especiais ou doença grave, bem como os que tenham filhos(as) ou dependentes legais na mesma condição.
O repórter Hudson Silvestre, fundador do Via Certa Natal, se envolveu em uma confusão durante a cobertura de um fato jornalístico. Um homem, que se dizia armado, ameaçou a equipe que cobria um incêndio em Nova Parnamirim.
Com a confusão, o repórter passou mal e teve um princípio de infarto. Ele ficou consciente e foi levado para observação na UPA de Parnamirim. O homem já foi identificado pela Polícia.
O Via Certa emitiu comunicado após o fato, veja:
NOTA: O Via Certa Natal informa o acontecimento com Hudson Silvestre na cidade de Parnamirim
Na tarde deste sábado uma ocorrência de incêndio foi informada a equipe, que se deslocou até a região.
Ao chegar em Nova Parnamirim no Parque das Árvores a reportagem foi iniciada pelo repórter Águia, um homem (já identificado pela polícia) se aproximou e visivelmente alterado ordenou que parássemos a gravação.
Começou a fazer vários xingamentos e o repórter Hudson continuou com toda educação, foi no momento em que ele tentou partir pra cima da nossa cinegrafista e o repórter não permitiu impedido a passagem dele.
O motorista QTH tomou a frente da situação e tentou acalmar os ânimos, o homem prometeu voltar armado.
Após cinco minutos o homem voltou se dizendo armado e partiu para cima do Águia, novamente QTH o impediu de realizar o ato.
A polícia militar chegou ao local rapidamente, mas o homem se evadiu do local.
Hudson teve um princípio de infarto e precisou ser socorrido por uma viatura para a UPA de Parnamirim. Está estabilizado e consciente.
A polícia já tem identificação, placa da moto e foto do elemento.