Horácio Bertoldo Fernandes Neto, de 33 anos, e Francisco Damião Soares Rosa, de 25 anos, foram presos pelo crime de maus tratos praticados contra animais. As prisões aconteceram no município de Caraúbas, no domingo (09).
De forma irresponsável, os dois tentaram atravessar um açude do município, com forte correnteza, montados em seus cavalos. Os animais foram arrastados pela força das águas e quase se afogaram, mas acabaram sendo resgatados por moradores algum tempo depois. Eles foram medicados e encontram-se bem.
Após a realização dos procedimentos cabíveis, os dois homens foram liberados para responder em liberdade, não sendo possível a manutenção da prisão provisória, devido ao fato de a lei prever penas alternativas para o crime.
Na Sessão Ordinária do dia (10), o vereador Professor Silvano Carlos obteve a aprovação do requerimento n• 221 solicitando o cumprimento da Lei Municipal n• 747/2021 que torna obrigatório a instalação de câmeras de monitoramento nas escolas públicas municipais.
Na defesa da matéria o vereador professor Silvano Carlos, destacou que quando ainda estava a frente da secretaria de educação, implantou o sistema de monitoramento na Escola Municipal Professor Cícero Varela e que diante dos últimos acontecimentos nas escolas do Estado de São Paulo e de Santa Catarina que culminaram com tragédias aumentou a preocupação dos pais em garantir a segurança dos alunos no ambiente escolar. Por isso se faz necessário a implantação das câmeras para ser um aliado na segurança inibindo assim ações futuras de pessoas mal intencionadas.
O Projeto Educação em Saúde Ambiental desenvolvido pela Prefeitura de Parazinho está na última etapa, nessa fase de finalização está sendo preparada toda uma estrutura para uma mostra, algo super especial feito com muito carinho, pensando como uma forma de dar visibilidade aos trabalhado que foram desenvolvidos durante as oficinas e palestras.
Estará em exposição as oficinas de curta metragem, os trabalhos desenvolvidos pelas palestras, as oficinas de reaproveitamento de materiais recicláveis e as oficinas de desenhos e cordel.
A exposição será no dia 12/04 na praça de eventos, a partir das 15h. Vale a pena conhecer e ver os resultados do projeto.
O Brasil deixou uma ótima impressão em sua última partida oficial antes da disputa da Copa do Mundo de futebol feminino, pois derrotou a Alemanha por 2 a 1, na tarde desta terça-feira (11) diante de 32.587 mil torcedores no Estádio Max Morlock, em Nuremberg (Alemanha), em partida amistosa.
O triunfo sobre a equipe que ocupa a segunda posição do ranking de seleções da Fifa, e que ficou com o vice-campeonato da Eurocopa feminina, vem após a derrota nos pênaltis para a Inglaterra, após empate em 1 a 1 com a Inglaterra, na disputa da primeira edição da Finalíssima feminina (confronto entre as campeãs sul-americana e europeia).
“Penso que esta foi uma das nossas melhores partidas. Cito também a partida contra a Austrália, disputada há muito tempo. Mas a partida de hoje foi muito boa, assim como parte da partida contra a Inglaterra. Tivemos mais minutos nos quais nos saímos muito bem, tanto na defesa como no ataque, em especial no ataque. E jogamos contra as duas melhores equipes da Europa. Então, não tivemos apenas a performance, mas também a vitória”, avaliou a técnica sueca Pia Sundhage em entrevista coletiva após o jogo.
O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tomba Farias (PSDB), revelou na manhã desta terça-feira, dia 11, que as prefeituras do Rio Grande do Norte e de outras unidades federativas começam a enfrentar dificuldades, graças a redução do valor do FPM pelo presidente Lula da Silva. “O FPM dos primeiros dez dias de abril desse ano, caiu 11.38%, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Começou a matança dos prefeitos” , protestou.
O parlamentar municipalista destacou que a queda do FPM representará a volta dos prefeitos com o “pires na mão” a Brasília. “Nós avisamos que ia acontecer isso. Os prefeitos já nos ligam atordoados, pois vão começar a voltar as grandes dificuldades”, assinalou.
Tomba Farias também criticou a viagem da governadora Fátima Bezerra a China, com o Rio Grande do Norte “cheio de problemas”. E acrescentou: “parece que estamos vivendo um momento maravilhoso no Rio Grande do Norte, já que a governadora pegou um avião para ir para China, desprezando e deixando os problemas do estado a ver navios”, disse,
O vice-presidente da Assembleia Legislativa enumerou alguns dos graves problemas que o estado enfrenta, entre eles as rodovias estaduais esburacadas, atraso do pagamento das tornozeleiras, o não repasse dos empréstimos consignados, barragens que podem estourar, além de 45 dias com os professores e, “para complementar”, a greve a saúde do estado.
“Agora a governadora anuncia que vai investir R$ 62 milhões para operação tapa-buracos, mas no passado ela anunciou também investimento nas rodovias e nada fez. Acredito eu que, se esses valores forem muito bem aplicados, não dará para tapar sequer 50 % dos tapa-buracos do Rio Grande do Norte”, explicou.
O vice-governador Walter Alves assumiu interinamente na manhã desta terça-feira (11) a cadeira de governador do Rio Grande do Norte. A transferência oficial do cargo foi feita na sala de reuniões da governadoria.
Essa é a segunda vez que Walter Alves assume temporariamente a chefia do Executivo potiguar. Ele substitui a governadora Fátima Bezerra, que iniciou nesta terça-feira a viagem à China como integrante da comitiva federal que acompanha o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.
O governador em exercício deverá ficar no cargo até dia 19 de abril, período no qual a governadora estará em viagem internacional.
A primeira vez que Walter Alves assumiu a titularidade do governo do RN ocorreu em 27 de fevereiro. Ele ficou no cargo por sete dias enquanto a governadora participava de viagem a Portugal.
Agora, além de acompanhar o presidente Lula, Fátima Bezerra e representantes do governo potiguar terão reuniões com autoridades do governo chinês e empresários daquele país.
A ideia é apresentar projetos como o do Porto-indústria Verde, discutir o fornecimento de turbinas eólicas, o potencial na área da mineração e também a possibilidade de exportação do camarão da espécie Vannamei, que é produzido no RN.
Um novo projeto de lei prevê isenção de multas de trânsito durante a madrugada nas vias públicas do Rio Grande do Norte. A iniciativa aponta que as infrações de trânsito por avanço de semáforo, entre 23h e 5h, não serão aplicadas ao veículo infrator, anistiando qualquer penalidade ao seu condutor.
O texto foi apresentado esta semana pelo deputado estadual José Dias (PSDB). Para entrar em vigor, o projeto ainda precisa passar pelas comissões internas da Assembleia Legislativa, ser aprovado em plenário e sancionado pela governadora.
Segundo o autor do projeto de lei, o objetivo é relativizar a aplicação de multas durante a madrugada como medida de segurança para os condutores.
“Todos somos conscientes dos riscos iminentes que é parar num semáforo entre as 23h e 5h, independentemente do local e de suas condições de iluminação, uma vez que a violência está generalizada, infelizmente. Neste aspecto, poucos condutores respeitam o sinal vermelho em tais situações”, justifica o deputado José Dias.
O deputado sugere, ainda, que os órgãos responsáveis de gestão do tráfego possam adotar, durante o período da madrugada, o sistema de semáforos de modo intermitente, conhecido como “amarelo piscante”. Nesses casos, reforça José Dias, os motoristas precisam redobrar a atenção, já que o sinal amarelo piscante corresponde à placa “Pare”, ou seja, é necessário parar, avaliar a situação e só então reiniciar a marcha.
Em Natal, desde 2018, uma lei municipal permite que os condutores não sejam multados por avanço de semáforo nas vias públicas municipais no período compreendido entre as 23h e 5h.
As cidades de João Câmara, Bento Fernandes, Taipu e Poço Branco estão com o abastecimento suspenso nesta terça-feira (11), para que a Caern realize um serviço de substituição do conjunto motobomba da Estação de Bombeamento 1 de Pureza. A equipe começou o trabalho no início da manhã e a previsão é que ele seja concluído no final da tarde.
Logo que o serviço for executado, o abastecimento de água será retomado imediatamente. No entanto, será necessário aguardar um prazo de até 72 horas para que todas as áreas afetadas estejam sendo atendidas normalmente.
A Caern recomenda que a população use de forma racional a água reservada nos imóveis, a fim de minimizar os eventuais transtornos do período.