O Prefeito Manoel Bernardo nesta quarta-feira (22), junto a uma equipe da AMLAP e de engenheiros da Sec. de Obras do município, realizou visitas técnicas aos principais pontos críticos de alagamento no perímetro urbano de João Câmara. Tal atividade, tinha o objetivo de realizar estudos de engenharia e topografia para dar início ao planejamento de melhorias de drenagem em decorrência das fortes chuvas que caíram no município nos últimos dias.
Após a visita aos locais críticos de alagamento, toda equipe se reuniu para definir as próximas etapas do planejamento das melhorias de drenagem e que as primeiras ações seriam direcionadas principalmente as ruas do centro da cidade, entorno do Mercado Público e Hospital Regional de João Câmara, entre outros pontos estratégicos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relembrou o período que passou preso, disse que xingava o ex-juiz – e agora senador – Sergio Moro (União Brasil-PR) e pensava em vingança. As declarações foram dadas em entrevista ao portal de esquerda Brasil 247.
“De vez em quando ia um procurador, de sábado ou de semana, para visitar, ver se estava tudo bem. Entravam três ou quatro procuradores, e perguntavam ‘tá tudo bem?’ e [eu respondia] ‘não tá tudo bem, só vai estar bem quando eu f… esse Moro’”, disse o presidente.
“‘Eu to aqui para me vingar dessa gente’, eu falava todo dia que eles entravam lá, ‘se prepare que eu vou provar’”, disse, se referindo a provar sua inocência.
Logo após a fala, Lula riu e pediu “depois vocês cortam a palavra ‘f…’ aqui”. No entanto, a entrevista estava sendo transmitida ao vivo no canal do YouTube “TV 247”.
Pouco antes disso, Lula se emocionou lembrando do período no qual estava preso.
“Quando lembro disso fico com uma certa mágoa, porque é um processo de destruição que não é fácil suportar”, falou. “Acredito muito em deus, pois acho que é muita força para sobreviver aquilo, nem todo mundo suporta isso.”
“Eu tinha noção que ia passar por aquilo para voltar mais forte”, disse o presidente.
O Rio Grande do Norte (RN) já possui águas em seus reservatórios suficientes para abastecer o Estado até a chegada do próximo inverno, em 2024. É o que aponta análise do Instituto da Gestão das Águas do RN (Igarn). O órgão informa que os principais reservatórios potiguares estão com 45,18% de água acumulada, com um volume de 1.942,96 bilhões de m³ de água.
“Temos água suficiente para chegar ao próximo ano mesmo sem contar o resto do inverno. O que temos são alguns problemas localizados pela falta de expansão da rede de adutoras, o que está em andamento. Mesmo com chuvas, o projeto Seridó está em andamento. Se tudo correr bem, no próximo ano, se o Dourado, em Currais Novos, por exemplo, estiver seco, aquela cidade não terá problema, porque teremos uma adutora. É o plano que o Governo do Estado está avançando para todas regiões”, aponta o diretor-presidente do Igarn, Auricélio Costa.
Dos 47 reservatórios com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos monitorados pelo Igarn, destaque para a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior barragem do RN, com um volume de 1.197,44 bilhões de m³ de água, de água, correspondente a 50,46% da capacidade total.
Em seguida aparecem Santa Cruz do Apodi, com 40,10%, tendo 240,47 milhões de m³ de água acumulada. Segundo Auricélio Costa, as águas que caíram no Rio Grande do Norte já nas primeiras precipitações do inverno trazem perspectivas para o semiárido potiguar em 2023.
Na tarde desse domingo (19) o vereador Professor Silvano Carlos, esteve visitando o Bairro São Francisco, a ocupação próximo ao Fórum e o Bairro Cidade Nova (SEAC).
Na ocasião o vereador ouviu as demandas dos moradores e se colocou a disposição para lutar por melhorias para as famílias mais afetadas.
A causa da moradia é uma das pautas do mandato do vereador Professor Silvano, tendo já solicitado ao governo municipal um diagnóstico sobre o déficit habitacional de nosso município.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda nesta quarta-feira, 22, na Paraíba, onde participa de uma solenidade no município de Santa Luzia, Sertão do Estado.
Lula desembarca em Campina Grande, onde será recepcionado pelo prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) e outros políticos, e segue de helicóptero para o Sertão.
Veja a agenda na íntegra:
Deslocamento para a Base Aérea de Brasília 07h15 Partida para Campina Grande (PB) Local: Base Aérea de Brasília
09h30 Chegada a Campina Grande (PB) Local: Aeroporto de Campina Grande Deslocamento para o Complexo Renovável Neoenergia – Parque Eólico Chafariz – Santa Luzia (PB)
11h00 Cerimônia de lançamento do Complexo Renovável Neoenergia – Parque Eólico Chafariz Deslocamento para o Aeroporto de Campina Grande (PB)
13h00 Partida para Recife
13h20 Chegada ao Recife Local: Base Aérea do Recife Deslocamento para o Palácio do Campo das Princesas
14h00 Assinatura de Atos Alusivos à homologação do Acordo de Noronha
14h15 Almoço oferecido pela Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra Deslocamento para o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão)
16h00 Cerimônia de relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Recriação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF) Deslocamento para a Base Aérea do Recife
19h00 Partida para o Rio de Janeiro Local: Base Aérea do Recife
21h30 Chegada ao Rio de Janeiro Local: III Comando Aéreo (COMAR) Pernoite no Rio de Janeiro
Na manhã desta quarta-feira (22), o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) faz uma vistoria na Ponte de Igapó, em Natal (RN). A fiscalização é para avaliar se houve danos referentes a explosão no final da tarde desta terça-feira (21), onde criminosos explodiram um artefato embaixo da ponte.
“Desde que foi identificada a presença desse artefato, que chegou a explodir, foi constituído um grupo para fazer essa avaliação, uma perícia, que é realizada pelo ITEP, DNIT, com o acompanhamento da PRF, Polícia Civil, DER e da Secretaria de Infraestrutura do RN, visando apoiar a estrutura que foi montada para fazer esse levantamento de danos e possíveis correções que sejam necessárias”, afirmou o secretário estadual de infraestrutura de Natal, Gustavo Coelho, que acrescentou “As primeiras informações são que não ouve nenhum dano, o artefato não foi suficiente para danificar a estrutura da nossa ponte, mas, de qualquer forma, nesse momento, está sendo feito o levantemento pericial com mais detalhes, para mais tarde dispor de um relatório com todas as informações que possam trazer a clareza de todos os fatos.”
O secretário ainda destacou que “Essa ponte é de responsabilidade do DNIT, não é exatamente da nossa pasta, mas o DNIT fez recentemente uma inspeção para fazer a manutenção necessária que tem que ser periódica. Eles vão apresentar esses dados. O trânsito foi liberado ontem mesmo, já algum tempo depois do que aconteceu o estouro do artefato, e ficou comprovado que não existe nenhum risco.”
O atentando criminoso ocorreu por volta das 17h30, no Km 86, na BR 101, embaixo da Ponte de Igapó, e foi identificada muita fumaça. A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) informou que o tráfego na Ponte de Igapó, foi liberado ainda ontem. De acordo com uma nota enviada pela assessoria do órgão, equipes das Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Esquadrão Anti-bombas foram ao local.
O ex-juiz e senador Sergio Moro (União Brasil) era um dos alvos de uma organização criminosa que pretendia realizar ataques contra servidores públicos e autoridades.
O que aconteceu:
O senador e um promotor de Justiça estão entre os alvosdo grupo, segundo o ministro da Justiça, Flávio Dino. O nome do promotor não foi divulgado.
“Foi investigado e identificado um plano de homicídios contra vários agentes públicos”, escreveu o ministro nas redes sociais.
Moro disse que fará um pronunciamento na tarde de hoje sobre o caso na tribuna do Senado. Ele atribuiu os planos à facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), mas a informação ainda não foi confirmada pelas autoridades.
Extorsão mediante sequestro também era uma das ações planejadas pelo grupo criminoso, segundo a PF.
Os principais investigados se encontram nos estados de São Paulo e Paraná, diz a PF.
Alvos da operação Sequaz estão também em Rondônia, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.
Sobre os planos de retaliação do PCC contra minha pessoa, minha família e outros agentes públicos, farei um pronunciamento à tarde na tribuna do senado. Por ora, agradeço a PF, PM/PR, Polícias legislativas do Senado e da Câmara, PM/SP, MPE/SP, e aos seus dirigentes pelo apoio e trabalho realizado.” Sergio Moro, senador.
O senador Sergio Moro (União-PR) rebateu a fala dita por Lula nesta terça-feira (21), após o presidente, relembrando a declaração que dava a autoridades durante a prisão em Curitiba, afirmar que só ficaria bem “quando f…” com o ex-juiz.
A O Antagonista, Moro disse que o presidente, em vez de refletir para evitar todos os planos de corrupção que aconteceram no governo do PT, “aprendeu apenas o linguajar de cadeia.”
Na última sessão da Câmara Municipal de João Câmara RN, o vereador Fernando Guilherme (UNIÃO), apresentou proposta para análise dos seus pares, os quais aprovaram a unanimidade, o projeto direcionado ao prefeito Manoel Bernardo e ao Secretário de Saúde Bruno Augusto, que tratava do desmembramento do Centro de Reabilitação da Infância e do Adulto – CRIA, que hoje funciona no mesmo prédio do Centro de Especialidades Médicas -CEM. O vereador Fernando, defendeu a necessidade do CRIA funcionar em um prédio próprio, com capacidade e infraestrutura capaz de abranger ainda mais os seus serviços e comportar mais equipamentos e espaço físico amplo para atender maiores demandas, ajudando a reduzir a demanda reprimida.
O vereador Fernando Guilherme, relembrou os oito anos em que trabalhou como fisioterapeuta no CRIA, juntamente com outros colegas fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. Hoje, o CRIA divide o mesmo espaço do prédio do CEM, os quais comportam uma enorme quantidade de usuários. O vereador Fernando Guilherme, ainda relembrou que no fim de 2022, direcionou através de seu mandato, uma emenda impositiva de mais de R$ 96.000,00 para compra de equipamentos para o CRIA de João Câmara no orçamento de 2023.
A proposta foi aprovada e seguirá para o gabinete do prefeito e do secretário de saúde para estudo de viabilidade e posterior execução.