João Câmara: Defesa Civil relata ações desenvolvidas pela Prefeitura após as chuvas forte do último sábado

Prefeito Manoel Bernardo acompanhou situação e as medidas emergenciais de socorro as famílias afetadas

A equipe da Defesa Civil de João Câmara fez um relatório com relação as ações desenvolvidas pela Prefeitura de João Câmara durante e após as fortes chuvas registradas no final de semana na cidade.

O temporal começou por volta do meio dia e se intensificou. Às 12h20 quando a chuva aumentou de forma volumosa colocando a Defesa Civil em alerta que de imediato começou a monitorar a situação.

Às 12h40 começaram a parecer os pontos de alagamentos identificados pela equipe da Defesa Civil que ficou em alerta. Foram identificados três pontos de alagamento as margens da BR 406 no perímetro urbano já por volta das 14h.

O muro de um depósito de reciclagem não suporta o volume de água e desaba levando grande quantidade de entulhos e sacos grandes contendo garrafas pets para o córrego ocasionando o represamento de água no primeiro bueiro do Bairro São Francisco, fazendo com que a água transbordasse, o que provocou alagamentos no local.

A Secretaria de Obras, Guarda Municipal e Defesa Civil  desobstruíram o córrego para que ocorresse o escoamento das águas. Além disso, um muro que foi construído de forma irregular começa a represar água no terminal do canal, causando graves transtornos para os moradores daquela região.

Equipes da Secretaria de Obras, Guarda Municipal, Defesa Civil e populares ajudam a derrubar o muro que foi construído de forma irregular para dar vazão a grande quantidade de água represada.

Por volta das 15h15 a Defesa Civil verifica alguns pontos críticos na BR 406 apresentando falhas estruturais e aciona a PRF para vistoriar os locais. Em seguida a Defesa Civil inicia vistoria na ocupação do antigo parque de vaquejada e as famílias são catalogadas por uma equipe de Assistentes Sociais.

A equipe da Secretaria de Assistência Social disponibiliza condições técnicas de acolhimento das famílias catalogadas para abrigos provisórios. Equipe da Prefeitura Municipal realiza a transferência das famílias catalogadas para os abrigos provisórios localizados nos seguintes prédios municipais: Escola Municipal Prof.  Ivanize Lacerda e Escola Municipal Antônio Severiano da Câmara (Bairro São Francisco).

A Secretaria de Assistência Social faz entrega de colchões e cobertores às famílias nos abrigos provisórios. Todas as famílias atingidas pelas fortes chuvas foram acomodas nos 2 abrigos provisórios com toda infraestrutura disponível.

Ao todo 60 pessoas foram transferidas para as duas escolas disponibilizadas como abrigos temporários. Além de garantir alimentação as famílias abrigadas, a Prefeitura estendeu essa alimentação aos moradores da comunidade próxima ao Fórum que não quiseram ser alojadas nos abrigos.

A PRF informou a Defesa Civil que o DNIT virá realizar uma vistoria técnica ao local na próxima segunda-feira, 21/03.

Com informações da Equipe da Defesa Civil

Compartilhe:

Deixe um comentário