Deputados apresentam pedido de impeachment contra Fátima Bezerra

O deputado federal Sargento Gonçalves (PL) protocolou hoje (20), na Assembleia Legislativa, o pedido de impeachment contra a governadora do Estado, Fátima Bezerra (PT). A informação foi divulgada nas redes sociais do próprio deputado federal, em vídeos postados ao lado do deputado estadual Coronel Azevedo (PL). Os pedidos se baseiam em situações e decisões tomadas pela governadora durante a crise na segurança do Estado.

Na apresentação do documento, Gonçalves preferiu não detalhar o texto e destacou que o pedido poderia ser apresentado por qualquer cidadão. Segundo ele, caberá agora a Assembleia Legislativa analisar o pedido e discutir se é admissível ou não.

Azevedo, presente no evento do protocolo do pedido, destacou os vários pontos de insegurança e o fato de Fátima ter se recusado a receber o apoio das Forças Armadas no combate a crise de violência urbana.

A Assembleia ainda não se manifestou sobre como analisará o pedido.


Portal 96 FM

Compartilhe:

Tarifa Social de energia espera por mais de 13 mil famílias em João Câmara

Mais de 13 mil famílias de João Câmara, na região do Mato Grande, tem direito à Tarifa Social de Energia Elétrica mas ainda não se cadastraram junto à Neoenergia Cosern para receber o desconto – que pode chegar a 65% na conta de luz. Para ter direito, a pessoa precisa estar cadastrada nos programas sociais do Governo Federal e estar com o Número de Inscrição Social (NIS) ou Número do Benefício (BPC/LOAS) atualizados.

O cadastro é simples, rápido e pode ser feita por meio do WhatsApp da Neoenergia Cosern (84 3215 6001), site oficial (www.neoenergiacosern.com.br) pelo telefone 116, Lojas de Atendimento ou em um dos pontos de atendimento da empresa espalhados por todo o Estado. Ao longo de 2022, a Neoenergia Cosern realizou mais de 400 mil cadastros na TSSE.

Em caso de NIS ou BPC/LOAS desatualizados é preciso procurar o Centro de Referência e Ação Social (CRAS) mais próximo para regularizar a situação no CadÚnico do Governo Federal. Quem não possui o NIS ou NB (BPC/LOAS), mas tem uma renda menor do que meio salário-mínimo por pessoa na residência, também pode obter o número no CRAS.

Apenas com a numeração em mãos, o cliente pode solicitar o benefício da TSEE à concessionária. Vale ressaltar que não existe limite de prazo para solicitação. O consumidor pode se cadastrar a qualquer tempo para usufruir do benefício, desde que atenda aos pré-requisitos de classificação, apresente a documentação necessária e a concessão do benefício seja validada. Importante ressaltar que o desconto não é cumulativo. Caso duas pessoas possuam o NIS ou o NB, apenas uma poderá se inscrever na Tarifa Social.

QUEM TEM O DIREITO À TARIFA SOCIAL DE ENERGIA?

• Família de baixa renda que esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, ou seja, ter NIS – Número de Identificação Social, com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo nacional, independente de possuir ou não o benefício do Bolsa Família;  

• Família de baixa renda que esteja inscrita no Cadastro Único da Prefeitura, com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenha alguém com doença ou patologia que precise do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos; 

• Família de baixa renda que tenha idoso ou pessoa com deficiência que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, Lei LOAS, com seu respectivo NB – Número do Benefício. Cada família tem direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica – TSEE em apenas uma unidade consumidora.

Foto: Neoenergia Cosern/Divulgação

Compartilhe:

Bandidos colocam fogo em caminhão da CAERN em Mossoró

Um caminhão da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) foi incendiado por bandidos, na tarde desta segunda-feira (20), em Mossoró, na região Oeste potiguar.

Segundo informações da Polícia Militar, o caminhão foi incendiado no Alto de São Manoel. O Corpo de Bombeiros foi acionado ao local.

Portal do RN

Compartilhe:

ABC x Fluminense-PI será disputado com portões fechados em Natal

A partida entre ABC e Fluminense-PI, pela última rodada da Copa do Nordeste, será disputada com portões fechados em Natal. A confirmação aconteceu na manhã desta segunda-feira. O motivo é a crise da segurança no Rio Grande do Norte, alvo de ataques criminosos desde a última terça-feira.

O jogo está marcado para quarta-feira, às 21h30, no Estádio Frasqueirão. Não há possibilidade de antecipação de horário, tendo em vista que trata-se da última rodada do Nordestão, que vai definir os classificados para a segunda fase.

A decisão por portões fechados foi tomada por recomendação das forças de segurança e do Ministério Público do RN. A Federação Norte-rio-grandense de Futebol enviou ofício para a CBF para comunicar sobre a restrição de público.

O clássico entre América-RN e ABC, que seria disputado no domingo passado, foi suspenso também por conta da onda de violência no estado. Mais de 50 cidades foram alvos de atos criminosos em uma semana. Mais de 700 agentes de segurança – entre Força Nacional, polícias federais e militares de outros estados – foram enviados aos RN.

Copa do Nordeste

Com 11 pontos, o ABC é o segundo colocado do Grupo B do Nordestão e depende das próprias forças para avançar de fase. Em caso de tropeço, o Alvinegro teria que torcer por uma combinação de resultados. O Fluminense-PI é o lanterna do Grupo A, com três pontos, sem chances de classificação.

Ge-RN

Compartilhe:

Elói de Souza/RN: Juninho é o principal nome da oposição para 2024

Após concorrer nas eleições municipais de 2020 em Elói de Souza (RN) e obter 1.908 votos, Juninho se consolidou como uma das principais lideranças políticas do Município. Mesmo após a derrota, ele continuou atuando ativamente em sua empresa e manteve suas raízes políticas, sem deixar seus munícipes desamparados.

Em entrevista exclusiva à um portal, Juninho confirmou que deverá concorrer novamente à Prefeitura de Elói de Souza (RN) nas eleições de 2024 e já está em contato com seus antigos colegas de política para planejar sua campanha. Entre os nomes que ele pretende procurar estão o ex-prefeito Grimaldi, o atual vice-prefeito Júnior Bilu e outras pessoas que trabalharam com ele em 2020.

Contudo, Juninho enfatizou que sua candidatura dependerá da aceitação do grupo de oposição e da base política local. Com seu histórico de liderança e dedicação à cidade, espera-se que Juninho seja um dos principais nomes na disputa pela Prefeitura de Elói de Souza em 2024.

Compartilhe:

Tecladista e cantor da Banda Mistura de Ritmos morre ao tentar salvar sogro de ataque de abelhas em Felipe Guerra no Oeste Potiguiar

O tecladista da Banda Mistura de Ritmos, Gesanias Mendes, conhecido como “Nia”, morreu neste sábado 18 de março de 2023, após ser atacado por abelhas, em Felipe Guerra na região Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Militar, a vítima com o sogro, na localidade denominada de Brejo quando foi atacado.

Nias teria tentado salvar o sogro, que estava sendo atacado pelas abelhas, mas o mesmo acabou sendo picado. Ele ainda chegou a ser socorrido para o hospital de Felipe Guerra e por ser alérgico a picada de abelha, acabou não resistindo.

Nias como era mais conhecimento, trabalhou por anos como vigilante na extinta TV Mossoró e com o fechamento da empresa, ele voltou pra Felipe Guerra, onde montou a Banda Mistura de Ritmos, com alguns amigos.”

O corpo de Gesanias Mendes será removido por uma funerária e encaminhado ao Instituto Médico Legal da unidade do ITEP em Mossoró, onde será examinado e depois liberado para os familiares.

Compartilhe:

Dino garante investimentos no RN e diz que uso das Forças Armadas não é necessário

Foto: Elisa Elsie

O Ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que o Governo Federal vai fazer o envio imediato de recursos para o Governo do Estado investir na área de Segurança Pública. A informação foi dada ainda na noite do domingo (19), pouco após a chegada do ministro ao Rio Grande do Norte. Não houve, porém, o detalhamento sobre o repasse prometido.
Dino desembarcou na Base Aérea de Natal por volta das 21h do domingo e foi recebido pela governadora Fátima Bezerra, além de outras autoridades políticas e da Segurança Pública. Durante a entrevista coletiva na Escola de Governo, o ministro garantiu apoio pleno do Governo Federal contra os ataques criminosos nos municípios do estado.

No estado quase seis dias após o início dos ataques, o ministro destacou a redução nos números de ocorrências, o que ele atribui à “forte presença das forças de segurança na garantia da segurança à população”. Segundo ele, não há limite para o apoio do Governo Federal ao Rio Grande do Norte, até que a situação esteja completamente controlada.

Durante a coletiva, o ministro anunciou que o Governo Federal deve fazer o envio imediato de verbas já disponibilizadas pelo Ministério da Justiça para o incremento da estrutura de Segurança Pública no estado. O valor deve ser anunciado nesta segunda-feira (20), após a primeira reunião com as autoridades estaduais, agendada para as 9h.

O ministro ressaltou ainda que o pedido da medida da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), com eventual atuação das Forças Armadas, é uma decisão técnica, que não será vista de forma dogmática. E só seria solicitada pela governadora caso houvesse um colapso total das forças de segurança estaduais e federais, o que, na avaliação do ministro, não acontece.


TN

Compartilhe:

João Câmara: Defesa Civil relata ações desenvolvidas pela Prefeitura após as chuvas forte do último sábado

Prefeito Manoel Bernardo acompanhou situação e as medidas emergenciais de socorro as famílias afetadas

A equipe da Defesa Civil de João Câmara fez um relatório com relação as ações desenvolvidas pela Prefeitura de João Câmara durante e após as fortes chuvas registradas no final de semana na cidade.

O temporal começou por volta do meio dia e se intensificou. Às 12h20 quando a chuva aumentou de forma volumosa colocando a Defesa Civil em alerta que de imediato começou a monitorar a situação.

Às 12h40 começaram a parecer os pontos de alagamentos identificados pela equipe da Defesa Civil que ficou em alerta. Foram identificados três pontos de alagamento as margens da BR 406 no perímetro urbano já por volta das 14h.

O muro de um depósito de reciclagem não suporta o volume de água e desaba levando grande quantidade de entulhos e sacos grandes contendo garrafas pets para o córrego ocasionando o represamento de água no primeiro bueiro do Bairro São Francisco, fazendo com que a água transbordasse, o que provocou alagamentos no local.

A Secretaria de Obras, Guarda Municipal e Defesa Civil  desobstruíram o córrego para que ocorresse o escoamento das águas. Além disso, um muro que foi construído de forma irregular começa a represar água no terminal do canal, causando graves transtornos para os moradores daquela região.

Equipes da Secretaria de Obras, Guarda Municipal, Defesa Civil e populares ajudam a derrubar o muro que foi construído de forma irregular para dar vazão a grande quantidade de água represada.

Por volta das 15h15 a Defesa Civil verifica alguns pontos críticos na BR 406 apresentando falhas estruturais e aciona a PRF para vistoriar os locais. Em seguida a Defesa Civil inicia vistoria na ocupação do antigo parque de vaquejada e as famílias são catalogadas por uma equipe de Assistentes Sociais.

A equipe da Secretaria de Assistência Social disponibiliza condições técnicas de acolhimento das famílias catalogadas para abrigos provisórios. Equipe da Prefeitura Municipal realiza a transferência das famílias catalogadas para os abrigos provisórios localizados nos seguintes prédios municipais: Escola Municipal Prof.  Ivanize Lacerda e Escola Municipal Antônio Severiano da Câmara (Bairro São Francisco).

A Secretaria de Assistência Social faz entrega de colchões e cobertores às famílias nos abrigos provisórios. Todas as famílias atingidas pelas fortes chuvas foram acomodas nos 2 abrigos provisórios com toda infraestrutura disponível.

Ao todo 60 pessoas foram transferidas para as duas escolas disponibilizadas como abrigos temporários. Além de garantir alimentação as famílias abrigadas, a Prefeitura estendeu essa alimentação aos moradores da comunidade próxima ao Fórum que não quiseram ser alojadas nos abrigos.

A PRF informou a Defesa Civil que o DNIT virá realizar uma vistoria técnica ao local na próxima segunda-feira, 21/03.

Com informações da Equipe da Defesa Civil

Compartilhe: