Notícia boa para os consumidores potiguares neste dia 15 de março, Dia do Consumidor. A Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte – ASSURN e o Órgão de Defesa do Consumidor – PROCON/RN assinaram um novo Termo de Cooperação para reativação do Programa “De Olho na Validade”. O documento foi assinado nesta terça-feira (14), pelo presidente da ASSURN, Gilvan Mikelyson, e pelo coordenador-geral do Procon, Thiago Silva.
Com a volta do Programa, o consumidor que encontrar um produto vencido nas prateleiras dos supermercados do RN poderá levar, gratuitamente, um produto igual e próprio para consumo. “Muitos dos nossos associados já estavam seguindo essa prática, o que fizemos ontem foi a oficialização do retorno do programa. Além disso, a parceria nos permite contar com o apoio do Procon/RN nas fiscalizações. Todos saem ganhando”, pontua o presidente da ASSURN.
Se o supermercado não tiver o produto idêntico, o consumidor receberá outro, similar e de igual valor ou, ainda, um produto da mesma seção. Mas se o item substituto tiver preço superior ao vencido, o consumidor deverá completar a diferença. Independentemente de quantos produtos o consumidor encontrar, receberá apenas uma unidade gratuitamente.
Gilvan Mikelyson explica ainda que a iniciativa visa incentivar, aos fornecedores de produtos do setor supermercadista, à criação de meios eficientes de controle de qualidade e segurança dos produtos alimentícios, assim como traz mecanismos alternativos de solução de conflitos de consumo.
Os supermercados associados à ASSURN que aderirem a ação deverão ostentar em seus estabelecimentos, de forma visível e em destaque, placas e avisos graficamente padronizados sobre o Programa “De Olho na Validade” e suas regras, estimulando a conscientização e educação dos consumidores.
O programa já está valendo e a previsão é que nas próximas semanas campanhas sejam disseminadas nas redes sociais da Associação, Procon e supermercados participantes.
Compartilhe: