O Programa Jovem Senador é uma iniciativa destinada a jovens do ensino médio de escolas públicas estaduais e do DF com o objetivo de proporcionar conhecimento a respeito do funcionamento e estrutura do Poder Legislativo. As inscrições estão abertas desde quarta-feira (8) e vão até 5 de maio. Saiba mais em senado.leg.br/jovemsenador.
O Rio Grande do Norte (RN) se consolida como o maior gerador de energia eólica do País, com 7,43 gigawatts (GW) de potência fiscalizada (em operação). O volume representa 30,20% da produção eólica na matriz energética do Brasil (24,6 GW) e reforça o protagonismo do RN no setor, à frente de estados como Bahia, Piauí e Ceará.
Os dados são da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), referentes a este mês de fevereiro. Em igual período do ano passado, o levantamento da Aneel indicava que o RN tinha 6,5 GW de potência fiscalizada. Em janeiro passado, segundo dados da Aneel, o RN foi destaque no número de empreendimentos liberados para operação, com uma expansão de 579,6 megawatts (MW), do total de 1.280,2 MW em todo o País.
Segundo a Aneel, nove estados tiveram empreendimentos liberados no mês passado. Além do Rio Grande do Norte, Minas Gerais (319,4 MW) e Bahia (163,80 MW) foram destaques. Em todo o ano passado, a matriz elétrica geral do Estado expandiu 800, 3 MW, o quarto maior desempenho no País.
No total, o RN soma 379 empreendimentos eólicos. Os dados da Aneel têm como data de referência esta terça-feira (14) e indicam que a eólica responde por 89,17% de toda a matriz energética do Estado.
Os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em janeiro e fevereiro recebem hoje (15) o abono salarialano-base 2021. A liberação seguirá até 17 de julho, baseada no mês de nascimento do beneficiário.
O abono de até um salário mínimo é pago aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. Recebe agora quem trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2021, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
Para servidores públicos, militares e empregados de estatais, inscritos no Pasep, o pagamento também começa nesta quarta-feira e vai até 17 de julho, pelo Banco do Brasil. Nos dois casos, PIS e Pasep, o dinheiro estará disponível até 28 de dezembro. Após esse prazo, os recursos voltam para o caixa do governo.
Trabalhadores da iniciativa privada que recebem pela Caixa Econômica Federal:
Mês de nascimento Data do pagamento Janeiro e fevereiro 15 de fevereiro Março e abril 15 de março Maio e junho 17 de abril Julho e agosto 15 de maio Setembro e outubro 15 de junho Novembro e dezembro 17 de julho
Trabalhadores do setor público, que recebem pelo Banco do Brasil:
Final da inscriçãoData do pagamento 0 15 de fevereiro 1 15 de março 2 e 3 17 de abril 4 e 5 15 de maio 6 e 7 15 de junho 8 e 9 17 de julho
Os valores pagos a cada trabalhador variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2021.