Em nota, a Associação dos Supermercados do RN se diz totalmente contra aumento do ICMS

A Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte – ASSURN vem a público manifestar seu posicionamento completamente contrário à proposta do Governo do Estado de elevar a base do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), bem como alerta para os riscos e consequências que tal medida certamente ocasionará à sociedade norte-rio-grandense como um todo – o que faz na esperança de a referida proposta ser revista integralmente.

A entidade vê com grande preocupação a medida, por entender que aumentar essa carga tributária dificultará os negócios de modo geral, trazendo um ônus demasiado que, ao fim, impactará de forma negativa a sociedade potiguar como um todo – empreendedores, empregados e os próprios consumidores.

A ASSURN lembra que a redução do ICMS dos combustíveis foi adotada como uma das formas para se tentar controlar a inflação, e reforça que anular ou criar uma medida compensatória em um momento onde o setor ainda se recupera dos abalos da pandemia da COVID-19, trará consequências significativas para o consumidor final diante do inevitável reajuste nos preços dos produtos.

Nos últimos meses, o setor supermercadista tem lidado com dificuldades na tentativa de minimizar os efeitos do aumento dos preços ao consumidor final em virtude da crise econômica e da perda de renda das famílias. A proposta de elevação da base do ICMS por parte do Governo Estadual agrava ainda mais a situação.

A Associação lamenta a falta de diálogo que encontre soluções para além de reajustes tributários. Enquanto entidade representativa, coloca-se à disposição para buscar alternativas que não prejudiquem a economia e a população norte-riograndense.

Natal 13 de dezembro de 2022
Gilvan Mikelyson, presidente da Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte – ASSURN

Compartilhe:

Vereador Fernando Guilherme solicita recuperação da caixa d’água do Assentamento Chico Santana

Em seu pronunciamento na Câmara Municipal de João Câmara, nesta segunda-feira (12), durante a sessão ordinária o vereador Fernando Guilherme (União Brasil) apresentou o requerimento de nº 767/2022, solicitando a caráter de urgência o serviço de recuperação e reforço na estrutura base de sustentação da caixa d’água do Assentamento Chico Santana, uma vez que se encontra extremamente danificada, com risco eminente a população.

O requerimento do Vereador Fernando Guilherme foi aprovado por unanimidade e será encaminhado ao poder executivo.

Compartilhe:

Caern trabalha para retomar abastecimento em cidades do Mato Grande

As cidades de Parazinho, Pedra Grande, São Bento do Norte e Caiçara do Norte, na região do Mato Grande, estão com o abastecimento de água suspenso nesta terça-feira (13), devido a um vazamento detectado pela Caern na adutora do açude Boqueirão. A companhia já está providenciando a retirada do vazamento, e a previsão é que o serviço seja concluído ainda na noite desta terça.

Após o serviço concluído, o sistema será imediatamente religado. No entanto, para que o abastecimento esteja completamente normalizado, será necessário aguardar um prazo de até 72 horas.

Compartilhe:

Em João Câmara, Secretaria Municipal de Educação continua com matriculas antecipadas para estudantes da educação especial

Está aberta o período para realização da Matrícula Antecipada para a crianças e estudantes com deficiências, transtornos do espectro autista, superdotação, TDAH e outros transtornos. As matrículas serão realizadas no período de 06 à 16 de dezembro de 2022 nas instituições municipais de educação mais próxima da residência dos alunos, e o atendimento aos responsáveis está acontecendo conforme o horário de funcionamento das instituições.


A realização da matrícula antecipada visa identificar as necessidades educacionais específicas desses alunos, mapear as escolas e assegurar, de forma prévia, a organização dos suportes e recursos de acessibilidade física e pedagógica.

Compartilhe:

Lula e Alckmin são diplomados em cerimônia no TSE

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin receberam os diplomas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo presidente do órgão, o ministro Alexandre de Moraes. Em tom neutro, Moraes afirmou que a vitória da chapa foi “vontade do povo brasileiro”.

“Pela vontade do povo brasileiro, expressa nas unas no dia 30 de outubro de 2022, o candidato pela coligação Brasil da Esperança formada por Federação Brasil, PT, PCdoB, Solidariedade, Federação PSOL-REDE, PSB, AGIR, AVANTE E PROS, Luiz Inácio Lula da Silva, foi eleito presidente da república federativa do Brasil. Em testemunha desse fato, a Justiça Eleitoral expediu-lhe este diploma que o habilita a investidura perante ao cargo perante ao Congresso Nacional em primeiro de janeiro de 2023 nos termos da Constituição Federal”, disse Moraes.

Estadão

Compartilhe:

Encontro histórico reuniu gerações do movimento estudantil natalense

Desde as lutas pelas ‘Diretas Já’ até às atuais jornadas em defesa da educação, o movimento estudantil secundarista vem sendo presença marcante na história política do Rio Grande do Norte. E nesta quinta-feira, 8, todas as gerações que fizeram parte dessa história se reuniram num grande encontro.

O encontro se deu por ocasião da comemoração dos 40 anos da fundação da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas – UMES Natal.

Fundado em 14 de maio de 1982, a UMES Natal esteve presente em diversos momentos decisivos de nossa história. Foi uma das principais organizações no movimentos pelas ‘Diretas’, chegando a organizar um comício com a presença de Ulysses Guimarães.

Assumiu a linha de frente, anos mais tarde, quando estouraram os protestos do ‘Fora Collor’, que culminaram no impeachment do então presidente.

Ao longo dos anos 1990, a entidade consolidou direitos que hoje são vistos como assegurados a todos os todos, mas que a seu tempo foram alvo de grandes disputas. Exemplo disso são a meia-entrada em eventos culturais e esportivos e a meia-passagem no sistema de transportes públicos.

Luana Silva, que pertence à atual geração de militantes UMES, diz que “carregar o legado de tantos outros estudantes que dedicaram parte de suas vidas a fazer da UMES tudo o que ela é hoje, tantas de gerações que nos precederam, é uma responsabilidade que às vezes a gente um peso enorme”.

O evento aconteceu nesta quinta-feira, dia 8. O local escolhido foi o Auditório da Reitoria do IFRN, de onde vêm muitos dos militantes que estiveram presentes. O evento foi um momento marcante na história do movimento estudantil potiguar.

Foto: Canindé Soares

Compartilhe: