Homem improvisa sacola há um mês como bolsa de colostomia em Natal à espera de cirurgia

Um paciente da rede pública de saúde que mora em Natal está precisando usar uma sacola plástica de supermercado, amarrada com cadarços, para improvisar uma bolsa de colostomia. A situação ocorre há cerca de um mês.

Alexandre Beveluto, de 40 anos de idade, vive com a bolsa há quase quatro anos à espera de uma cirurgia na rede pública – no Hospital Universitário Onofre Lopes – para poder resolver a situação.

De um mês para cá, no entanto, a situação ficou ainda pior. Ele contou que recebe cerca de 20 bolsas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para passar dois meses, mas considera o número insuficiente, já que precisa trocar praticamente todos os dias o acessório. A informação é da InterTV Cabugi.

“Estou nesse sofrimento, em carne viva, usando sacola plástica de supermercado, vendo a hora pegar infecção, amarrada com cadarços de tênis. Minha pele está toda queimada. Não estou conseguindo dormir, comer, estou perdendo peso. Acho que perdi uns seis quilos desse mês para cá. Para quem já perdeu quase 60 nessas três cirurgias…Eu vou me acabar desse jeito”, lamentou, em entrevista à emissora.

G1RN

Compartilhe:

MPRN quer concurso para prefeituras e câmaras de três cidades do RN

O provimento do quadro de pessoal na Controladoria Interna das Prefeituras e das Câmaras Municipais de Angicos, Afonso Bezerra e Fernando Pedrosa deve ser feito mediante concurso público. A medida está sendo recomendada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Angicos.

A exceção para a investidura de cargo na Controladoria Interna dos poderes Executivo e Legislativo sem concurso público fica para a função de chefia da unidade de controle. E para isso, o MPRN recomenda que a pessoa indicada tenha formação de nível superior e experiência profissional compatíveis com a natureza das atribuições técnicas a serem exercidas.

O Ministério Público também reforçou que as Câmaras Municipais e as Prefeituras concedam as garantias funcionais para os membros da Controladoria Interna, para que possam desempenhar as funções de controle adequadamente e sem ingerência. E que proíbam a negativa de acesso a informações pertinentes ao objeto de ação fiscalizatória por quaisquer unidades da estrutura do órgão ou entidade municipal, seja qual for o nível hierárquico ao qual pertençam.

Por fim, o MP recomenda que as funções sejam desmembradas. O objetivo é que as atividades de fiscalização e auditoria não sejam acumuladas com outras atividades não preconizadas nas disposições constitucionais e legais, em especial aquelas referentes ao processo de execução da despesa pública.

Leia aqui as recomendações na íntegra

Compartilhe:

Câmara aprova proposta que reconhece Cristianismo como manifestação cultural

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (07) o projeto de lei que reconhece o Cristianismo como manifestação cultural.

O projeto é de autoria dos deputados do partido Republicanos, Vinicius Carvalho e Maria Rosas, ambos de SP.

“Diante de sua importância histórica e do atual quadro religioso do país, nada mais justo que esse Parlamento reconheça o Cristianismo como manifestação cultural nacional”, argumenta o líder Vinicius Carvalho.

Carvalho também ressaltou o valor do Cristianismo na criação da sociedade brasileira.

“Sob a ótica da história, não se pode deixar de reconhecer o papel que teve o Cristianismo desde os primórdios de nossa colonização. Nascemos sob a égide da civilização cristã ocidental, representada, de início, pela influência portuguesa”, lembra.

O PL 4168/2021, que teve a relatoria do deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos – DF), segue para análise do Senado Federal.

Ribeiro argumentou o valor da religião ao declarar seu relatório favorável à proposta.

“A história do país evidencia a relevância da atuação dos missionários religiosos e da própria instituição eclesiástica católica na vida das comunidades. Essa realidade marca, profundamente, a população brasileira, não só na dimensão da religiosidade, como também dos valores sociais”, diz.

Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, cerca de 86,6% da população brasileira se declara seguidora do Cristianismo.

Guiame

Compartilhe: