A Meta, empresa responsável pelo Facebook e Instagram, começou a removier publicações de usuários que pedem intervenção militar no Brasil. Através de um monitoramento das postagens referentes ao cenário político, a medida tem sido tomada e faz parte das práticas já adotadas anteriormente. Porém, não há informações sobre quantos conteúdos foram retirados do ar.
Desde o anúncio do resultado das eleições presidenciais, há pedidos de bloqueios de rodovias por todo o Brasil para contestar a derrota do candidato Jair Bolsonaro (PL) nas urnas e fazer o pedido de intervenção federal. Os apoiadores também estão recorrendo às redes sociais para fazer protestos contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em matéria publicada pelo G1, o porta-voz da Meta afirmou: “Temos acompanhado com atenção os acontecimentos no Brasil e as conversas sobre esses eventos nas nossas plataformas, e começamos a remover pedidos para uma intervenção militar no Brasil no Facebook e Instagram”.
Os interessados em obter o crédito consignado do Auxílio Brasil só poderão pedir o empréstimo pela Caixa Econômica Federal a partir das 7h do dia 14. Até lá, a contratação está suspensa.
Segundo a instituição financeira, a linha de crédito estará suspensa por duas semanas para processara folha de pagamentos do Auxílio Brasil. A oferta do empréstimo consignado está suspensa desde as 19h de terça-feira (1º).
A Caixa informou que, após esse prazo, a linha de crédito voltará a ser ofertada. O processamento da folha de pagamentos do Auxílio Brasil envolve a Caixa, que opera a linha de crédito; a Dataprev, estatal responsável pela lista dos beneficiários, e o Ministério da Cidadania, que cadastra os participantes do programa.
Operado pela Caixa desde 11 de outubro, o crédito consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil prevê empréstimos com taxas de 3,45% ao ano, com a retenção de até 40% do valor do benefício para pagar as parcelas. A Caixa não é o único banco habilitado a ofertar a linha de crédito, mas lidera as liberações. Segundo o Ministério da Cidadania, 14 instituições financeiras estão autorizadas a ofertar a modalidade, mas nem todas começaram a emprestar dinheiro.
A liberação do crédito consignado para o Auxílio Brasil tem enfrentado uma série de entraves e de suspensões. De 21 a 24 de outubro, a Caixa paralisou as contratações para uma manutenção tecnológica Também em 24 de outubro, a Caixa cumpriu orientação do Tribunal de Contas da União (TCU) e congelou, por 24 horas, a liberação do crédito.
Ao longo de toda a semana passada, o banco ampliou o prazo de análise de 24 horas para cinco dias úteis. Nesse período, os clientes podiam ir às agências da Caixa ou pedir a liberação do dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem, mas o dinheiro só era liberado após esse prazo, em cumprimento à sugestão do TCU.
Os municípios de Canguaretama e Pedro Velho irão passar por eleições suplementares no dia 27 de novembro. Os dois municípios pertencem a 11ª zona eleitoral, sendo que Canguaretama tem 24.006 eleitores, que devem votar em alguma das 80 seções em 19 locais de votação; enquanto que, Pedro Velho tem 11.605 eleitores, organizados em 43 seções eleitorais e em 9 locais de votação.
Em Canguaretama, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a cassação do prefeito Wellinson Ribeiro e da vice-prefeita, Maria de Fátima Moreira. Wellinson foi considerado inelegível devido a uma condenação criminal na Justiça Federal por crime contra a fé pública. Para as eleições suplementares, o cartório eleitoral do município registrou 3 candidaturas para o cargo de prefeito.
Já em Pedro Velho, a prefeita Dejerlane Macedo e o vice-prefeito Inácio Rafael da Costa, tiveram seus diplomas cassados por abuso de poder político. Para a nova eleição suplementar, 4 candidatos registraram candidaturas.
Veja os candidatos para as eleições dos dois municípios:
Canguaretama
1 – Ana Célia Felipe de Oliveira (Dra. Ana Célia)
Partido: União
Partido/ Federação/ Coligação: A verdadeira mudança
Vice: Thawesley Inácio da Silva Santos (Thal)
2 – Márcio de Vasconcelos (Márcio Cabelereiro)
Partido: PDT
Partido/ Federação/ Coligação: Agora é a vez do povo
Vice: Leandro Varela Santos (Leandro Varela)
3 – João Wilson de Andrade Ribeiro Filho (Wilsinho)
Partido: PTB
Partido/ Federação / Coligação: Trabalho e Compromisso
Vice: Maria de Fátima Moreira (Fátima do Murim)
Pedro Velho
1 – Francisca Edna de Lemos (Edna Lemos)
Partido: PSB
Partido/ Federação/ Coligação: Forte é o povo
Vice: Rejane Maria de Lima Costa (Rejane Costa)
2 – Pedro Gomes da Silva Júnior (Júnior Balada)
Partido: UNIÃO
Partido/ Federação/ Coligação: Pedro Velho para todos
Vice: José Maurício de Souza Medeiros (Professor Maurício)
O deputado federal Benes Leocádio, reeleito no Rio Grande do Norte pelo União Brasil, indicou que poderá integrar, na Câmara dos Deputados, a base de sustentação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Apesar de declarar que ainda não há definição sobre o assunto – até porque ainda não tratou disso com a direção da legenda –, o parlamentar destacou que é preciso colaborar com o novo governo.
“Ganhou Lula. Vamos respeitar o resultado. Vamos entender que foi a vontade do povo brasileiro. Quem vai querer ficar à mercê de dificultar a gestão de quem quer que seja? Na medida que torçamos ou formos atuar para dificultar a desenvoltura de quem quer que seja o governo, vai dificultar a vida do brasileiro. Se hoje a gente está como deputado, é para torcer, trabalhar e ajudar o povo do Rio Grande do Norte”, afirmou o deputado, em entrevista à 98 FM na noite desta quinta-feira 3.
O deputado disse, ainda, que o União Brasil saiu fortalecido das eleições, por ter conseguido a eleição de 59 deputados federais, 5 senadores (que se somarão à bancada de 5 senadores da legenda, totalizando 10) e 4 governadores. “Sem dúvida, é um partido que, se eleito Bolsonaro ou Lula, como foi, estaria inevitavelmente na mesma de discussões a participação ou discussão de identidade de base com o governo”, destacou.
Nesta quinta-feira, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, afirmou que seu partido não será oposição “de jeito nenhum” ao governo Lula.
Ele disse ter “princípios econômicos diferentes”, mas ressaltou que “o que mais importa é o fortalecimento da democracia”.
“Queremos dar governabilidade e sustentação ao presidente Lula e apoiaremos com o maior prazer seu governo. Não vamos ser oposição de jeito nenhum”, prosseguiu Bivar, reeleito para a Câmara dos Deputados por Pernambuco.
Segundo ele, a conversa com Lula e o PT não ocorrerá “em clima de fisiologismo, mas de fortalecer as instituições e a democracia”.
PSD
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou que são grandes as chances de a legenda integrar a base de apoio ao governo Lula.
“Todos sabem que há uma chance grande, até pela conduta de parte expressiva do partido, de caminhar para o apoio à gestão Lula. Vai haver condições, lógico”, disse, à Folha de S. Paulo.
Para isso, segundo ele, o petista deverá atender “algumas premissas”, entre elas o apoio à recondução do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à presidência do Senado.
O município de Pedra Grande marca presença em um dos maiores eventos regionais de saúde pública do Brasil, o 8º Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde acontece em Aracaju – SE e reúne gestores, trabalhadores e profissionais do SUS das regiões Norte e Nordeste do país.
O Prefeito Pedro Henrique, juntamente com Secretária Municipal de Saúde a primeira dama Lorena Lima, lideram a comitiva do município, uma das maiores participações no congresso.
Na pauta a discussão de temas importantes para o SUS: Atenção Básica, Mortalidade Materna e Infantil, Telessaúde, Vigilância, Governança e PRI, Judicialização, Especificidades Regionais, Saúde indígena, Educação Permanente em Saúde, Residências em Saúde, Saúde Digital, Assistência Farmacêutica, Financiamento, e a exposição de posters das experiências, além de uma feira com apresentações do COSEMS, CONASEMS e MS.
“É uma excelente oportunidade de podermos ver e trocar experiências exitosas para aprimoramento da gestão da nossa saúde” – disse a secretária Lorena Lima. “Nossa gestão vem se destacando em todas as áreas da administração e na saúde não tem sido diferente. Nós acreditamos que podemos fazer sempre mais e temos uma grande satisfação de conduzir a nossa comitiva nesse evento tão importante, na busca de uma melhor saúde para o nosso povo” – disse o Prefeito Pedro Henrique.
O Vereador Professor Silvano Carlos, conquistou na última sessão ordinária da Câmara Municipal a aprovação de sua Emenda a LDO que trata da construção do Memorial das Vítimas da COVID-19 em nosso Município.
A pandemia da COVID-19, ou, novo coronavírus já é um dos fatos mais marcantes do Século XXI, tendo representado uma profunda transformação nas sociedades de todos os lugares do mundo. O Memorial das Vítimas da COVID-19, tem como principal objetivo homenagear os camarenses vítimas do vírus que assolou o mundo.
“ Perdemos vários camarenses, que tanto contribuíram para o desenvolvimento da nossa terra, se foram para a eternidade de forma precoce e cruel, vítimas desse vírus que assolou o mundo ”, destacou o Professor e Vereador Silvano Carlos.