DATAFOLHA: Bolsonaro se aproxima e empata tecnicamente com Lula. 49% a 45%

Foto: Andre Penner/AP e Evaristo Sa/AFP

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (19), encomendada pela Globo e pela “Folha de S.Paulo”, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 45%.

A diferença dos candidatos está no limite da margem de erro, com o petista em vantagem, diz o Datafolha.

O novo levantamento foi feito entre segunda-feira (17) e esta quarta (19), e os resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

  • Lula (PT): 49% (49% no levantamento anterior, em 14 de outubro)
  • Bolsonaro (PL): 45% (44% no levantamento anterior)
  • Brancos e nulos: 4% (5% no levantamento anterior)
  • Não sabe ou não respondeu: 1% (1% no levantamento anterior)

Este é terceiro segundo levantamento do Datafolha após o primeiro turno das eleições, em 2 de outubro. O Datafolha entrevistou 2.912 pessoas, em 181 municípios, entre os dias 17 e 19 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-07340/2022.

Nos votos válidos, o levantamento apontou que Lula tem 52%, e Bolsonaro, 48%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Já na pesquisa espontânea, os entrevistadores não apresentam previamente o nome de nenhum dos dois candidatos. Nesse cenário, Lula aparece com 47%, e Bolsonaro, com 44%. Além disso, 1% deram outras respostas. Brancos e nulos somaram 5%; outros 3% disseram que não sabem em quem votar; e 1% dos entrevistados deram outras respostas.

G1

Compartilhe:

“Sou um dos órfãos de Vavá”, Raphael Targino publica texto pelos dois anos do falecimento de seu avô

“Há dois anos estava no Hospital do Coração em Natal, junto a filhos e netos do nosso eterno Vavá, quando do corredor da UTI recebo a notícia que faria meu chão desabar e os dias nunca mais voltarem a ser os mesmos.

Nessa semana ouvi e vi várias pessoas comentarem o quanto dois anos passaram rápidos, eu discordo plenamente e posso dizer o quanto dois anos foram duros, tristes e infelizes sem sua presença, meu avô. Quanto o senhor faz falta em nossa vida, quanto sua postura paterna, sua determinação, sua ordem, nos deixou órfãos tanto quanto sua ausência.

As lágrimas se misturam com gratidão e representam um amor indescritível. Quanta falta eu sinto de chegar à noite/madrugada na fazenda e ver o senhor deitado dormindo no sofá da sala da fazenda, acordando com o meu barulho, para em seguida acordar Silvania (a quem carregarei a eterna gratidão) e sentarmos à mesa, sim no meio da noite, pra podermos jantar ou lanchar, contando sobre o dia, falando das mesmas histórias, mas, acima de tudo, recebendo o seu ensinamento.

Obrigado por tudo que o senhor me deixou para a construção de caráter, no ensinamento de ser um homem de bem, trabalhador e buscar ajudar o próximo. Tenho certeza que o seu lugar junto de Deus é enorme, do tamanho que o senhor foi aqui na terra.

Nada vai preencher a lacuna deixada, ninguém vai superar sua figura. Eu amo o senhor na essência do amor, quanta falta o senhor me faz, aliás, quanta falta o senhor faz a João Câmara, sou, apenas, mais um dos órfãos de Vavá!”

Compartilhe:

Homem é baleado, tenta fugir, mas morre em telhado de casa em Nova Cruz

Um homem, identificado como Ian dos Santos, de 19 anos, foi morto a tiros na cidade de Nova Cruz, nessa terça-feira (18). O que chamou a atenção é que ele morreu no telhado de uma casa.

De acordo com imagens que circulam nas redes sociais, a vítima ficou com parte do corpo em cima das telhas e outra parte para dentro da casa. O cômodo do imóvel ficou tomado por sangue.

Segundo a polícia, o homem foi surpreendido por pelo menos um atirador, que se aproximou e iniciou os disparos. Para tentar escapar, ele pulou muros e telhados, mas não conseguiu e acabou morto.

A Polícia Militar isolou a área e fez diligências atrás do suspeito, mas ninguém foi detido. A motivação do crime ainda é desconhecida. O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) foi ao local para iniciar a perícia e recolher o corpo. A Polícia Civil deve investigar o caso.

Portal da Tropical

Compartilhe:

Varíola dos macacos: RN chega a 102 casos da doença em 14 municípios

O Rio Grande do Norte contabiliza 102 casos confirmados de varíola dos macacos em 14 municípios, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).

Natal concentra a maioria dos casos, com 64 pessoas diagnosticadas com a doença. Em seguida aparecem as cidades de Parnamirim (16) e Extremoz (4).

Não há registro de mortes por varíola dos macacos no RN. No Brasil, pelo menos seis mortes já foram registradas.

No Rio Grande do Norte, o primeiro caso de varíola dos macacos foi confirmado no dia 1º de julho. Em agosto o governo do estado lançou um plano de contingência para prevenção e combate à disseminação da doença.

Perfil dos pacientes

Dos 102 casos confirmados no Rio Grande do Norte, 84 são homens e 18, mulheres.

A faixa etária entre 30 e 39 anos registra o maior número de casos: 35. Outros 28 pacientes têm entre 20 e 29 anos. Seis casos foram registrados em crianças de 0 a 11 anos de idade.

Sobre a doença

O atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. O vírus da Monkeypox, que faz parte da mesma família da varíola, é transmitido entre pessoas e o atual surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual.

A varíola dos macacos é uma doença atualmente tratada como uma emergência de saúde global pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Trata-se de uma zoonose viral: uma doença que foi transmitida aos humanos a partir de um vírus que circula entre animais. Antes do atual surto, a varíola dos macacos ocorria principalmente na África Central e Ocidental, sobretudo em regiões perto de florestas, pois os hospedeiros são roedores e macacos.

Cidades com casos confirmados

  • Natal (64)
  • Parnamirim (16)
  • Extremoz (4)
  • São Gonçalo do Amarante (3)
  • Mossoró (3)
  • Caicó (2)
  • Jandaíra (2)
  • Parelhas (2)
  • Doutor Severiano (1)
  • Equador (1)
  • Espírito Santo (1)
  • Goianinha (1)
  • Poço Branco (1)
  • Serra Negra do Norte (1)

G1/RN

Compartilhe:

Prefeito Manoel Bernardo em Brasília

Prefeito Manoel Bernardo e Erinaldo Gomes

O prefeito da cidade de João Câmara/RN, Manoel Bernardo e o Tesoureiro Erinaldo Gomes anunciaram em suas redes sociais, a presença em Brasília, participando da Mobilização Municipalista promovida pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM.

Nesta terça-feira (18), os prefeitos se reuniram na sede da CNM, para discussão das pautas. Eles também discutem a repercussão do Censo 2022 do IBGE e a proposta de uma redução gradual do FPM para os municípios que, segundo os novos dados demográficos, perderem receitas.

A participação do gestor municipal no Distrito Federal, não deixará de ter um momento de visita ao gabinete do Deputado reeleito João Maia (PL), que obteve grande votação em João Câmara.

Compartilhe: