Colégio Objetivo “Aprender pensando”

“O ensino brasileiro por ser um ensino quase só para a camada abastada da sociedade, sempre tendeu a ser ornamental e livresco” (Anisio Teixeira)

A concepção em pauta traz uma verdade que mesmo sendo muito forte é reconhecida por nós educadores. “ Não é um ensino para o trabalho, mas um ensino para o lazer … continua Teixeira que nos conduz a compreensão de que os problemas básicos da educação, presentes também na escola contemporânea, estão no modelo de conhecimento, nas trilhas de ensino e na aprendizagem sem o foco nos interesses e nas necessidades do aluno.

O modelo tradicional de educação trata o conhecimento como conteúdos e informes a serem transmitidos ao aluno. Aqui, o papel do aluno é receber esse conhecimento sistematizado e a aprendizagem significa saber dizer ou mostrar o que lhe foi transmitido. A aprendizagem é traduzida como a capacidade de recepção de informações e armazenamento na memória.

A análise dessa realidade tem comprovado que os resultados não são significativos e são frágeis diante da construção de competências, como as de: comparar, aplicar, transformar, transferir, investigar, descobrir, construir e admitir uma atitude interdisciplinar.
O modo como a educação é concebida influencia a postura da escola, a sua opção pedagógica e, fundamentalmente, os seus objetivos e fins.

O modelo do conhecimento cognitivo imprime uma dinâmica diversa que sinaliza o conhecimento como representação mental, define a exploração e a descoberta como práticas que consubstanciam uma aprendizagem necessária, transformadora de comportamento e efetiva.

Aprender pensando demonstra a maneira própria de construir novos saberes e de ressignificar a vida.

Professora Lúcia Souza

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