Governo do RN conclui pagamento de agosto nesta quarta, 31
O Governo do Estado quita o salário do mês de agosto nesta quarta-feira (31) com o depósito da segunda parcela do vencimento do funcionalismo. A primeira parcela foi adiantada para mais de 80% dos servidores já no último dia 13 para aquecer a economia potiguar já na primeira quinzena do mês.
O Executivo Estadual enviou a ordem de pagamento nesta terça-feira e estará disponível na conta dos trabalhadores estaduais, entre ativos, inativos e pensionistas, na manhã desta quarta-feira.
Receberão o salário integral os servidores que trabalham em órgãos com recursos próprios, como Detran, Idema, DEI, entre outros. Quem ganha acima de R$ 4 mil receberá os 70% restantes do salário.
Compartilhe:
Misael Araújo entre os 44 candidatos a deputado Federal que teve sua candidatura deferida pelo TRE/RN
Conforme consta no Portal DivulgaCand do TSE, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do RN, deferiu o registro de 44 candidatos a Deputado Federal para as eleições de 02 de outubro de 2022, entre eles está o Camarense Misael Araújo que em 2022 esta concorrendo a uma cadeira na câmara federal.
“Deferido” é usado para dizer que uma situação foi aceita ou aprovada. Ou seja, se você receber um documento jurídico dizendo que seu processo foi deferido, significa que o juiz considera procedente o seu pedido.
Confira quem são os outros candidatos:
PARTIDO – PSD
Adelma Felix
Alex Thomaz
Enfermeiro Luciano
Felinto Gadelha
Jacó Jácome
Jean Carlos
Ozéias de Paula
Sara Bulhões
PARTIDO – PP
Beto Rosado
Cícero Martins
Jerônimo do Sertão
Karla Veruska
Major Brilhante
Sargento Cláudia
PARTIDO – PL
Capitã Carla Câmara
Dra. Roberta Lacerda
Gabriel Cesar
General Girão
Josué Teixeira
Sargento Gonçalves
Vilma de Cesar Batista
FEDERAÇÃO BRASIL ESPERANÇA – PT/PV/PCdoB
Alexandre Motta
Elma Souza
Milklei Leite
Mineiro
Natália Bonavides
Patricia Santiago
Paulinho Silva
Samanda
Vilma Leão Coletivo Nossa Voz
REPUBLICANOS
Capitão Emerson
Fernandinho das Padarias
Jaime Calado
Marcia Maia
Max Serrão
Rejane de Clênio
Victor Hugo
AVANTE
Ciro Bezerra
Dr. Sandro Rodrigues
Eduardo Gaucho
Hudson Tourinho
Misael Araujo
Sargento Claudia
Sargento Sandra
Por Jasão
Compartilhe:
Deficiente físico é preso por dirigir bêbado com cabo de vassoura no lugar da perna em Natal
Um deficiente físico foi preso após ter sido flagrado dirigindo bêbado e utilizando um cabo de vassoura no lugar de uma aparelhagem ideal para suprir a ausência da perna, em Natal, na noite dessa segunda-feira (29)
O homem foi parado pela blitz da Lei Seca que o autuou e o encaminhou para a Central de Flagrantes.
Cerca de quatro pessoas foram autuadas pela situação e surpreendeu os policiais, pelo fato de o número ter sido registrado em plena segunda.
Além do deficiente, outro caso chamou a atenção: o maior índice de álcool já registrado em uma pessoa. Um homem foi flagrado com quatro vezes o limite estabelecido pela lei.
Portal 96FM
Compartilhe:
Conheça as atribuições de um presidente da República
Com mandato de quatro anos, sendo permitida uma reeleição, o presidente da República é o chefe do Poder Executivo. A ele cabe dirigir a política interna e externa, além de nomear ministros de Estado responsáveis por coordenar a atuação do governo em áreas específicas. Mandatário maior da nação, o presidente da República tem uma série de prerrogativas e poderes, mas seu poder não é ilimitado ou independente de outros poderes da República.
É atribuição do presidente sancionar, promulgar e fazer publicar as leis aprovadas no Congresso Nacional, expedir decretos e regulamentos para execução dessas leis, quando for o caso. O presidente também tem o poder de expedir medidas provisórias. Conhecidas também como MPs, elas são normas com força de lei, têm efeito imediato e não precisam passar pelo Congresso para começar a vigorar. O Congresso, no entanto, precisa aprovar uma MP em até 120 dias para transformá-la em lei. Caso isso não ocorra, ela perde a validade.
Também é função do presidente enviar ao Congresso projetos de lei sobre os temas aos quais compete a ele decidir, como a criação de universidades federais, de cargos e funções na administração federal ou criação e extinção de ministérios, entre outros. Muitas promessas de campanha de presidentes se transformam em projetos de lei que podem virar realidade. Isso dependerá da avaliação e disposição de deputados e senadores em discutir, votar e aprovar esses projetos.
Vetos
Por outro lado, o presidente da República tem a prerrogativa de vetar um projeto de lei aprovado no Congresso. Ele pode vetar um projeto inteiro ou parte dele. Cada veto deve ser acompanhado de uma justificativa. Quando ocorrem vetos, cabe ao Congresso nova análise. Em sessões conjuntas, deputados e senadores decidem se mantêm o veto presidencial ou o derrubam, transformando os dispositivos vetados em lei.
Nesses casos, é comum a bancada aliada do presidente no Congresso defender a manutenção do veto e, em muitas situações, negociar com os demais parlamentares quais devem ser mantidos. Geralmente, essa negociação pressupõe que a base do governo ceda em alguns vetos e concorde em derrubá-los, para manter outros que o presidente e sua equipe considerem mais importantes. Essas negociações são acompanhadas de perto pelo governo, geralmente algum ministro de confiança do presidente designado para fazer a articulação política com o Congresso.
Caso o presidente eleito e empossado esteja ausente do país, quem assume a chefia da República é o vice-presidente, seguido do presidente da Câmara dos Deputados, do presidente do Senado e do presidente do Supremo Tribunal Federal, o último na linha de sucessão.
Agência Senado
Compartilhe:
Pedra Preta: TRE mantém mandato do Prefeito Paulo Henrique por 7 a 0
Na tarde desta segunda-feira, 29, o Tribunal Regional Eleitoral apreciou o Recurso Eleitoral movido pelo candidato a prefeito derrotado em 2020 nas eleições de Pedra Preta, Jadson Mendes, que insistia na cassação do Prefeito Paulo Henrique e seu vice-prefeito Adailton Peixoto, por suposta compra de votos.
Na decisão relatada pela Juíza Neíze Andrade, o Tribunal reconheceu que a gravação feita por um eleitor de Jadson era uma prova ilícita e que não poderia ser fundamento para cassar a chapa eleita.
O TRE entendeu que a prova foi forjada pelo eleitor, e também, ainda que fosse espontânea, era imprestável em razão de sua ilicitude.
Na votação em plenário, o placar foi de 7 a 0, mantendo o mandato do Prefeito Paulo Henrique. Não houve divergência entre os Juízes e o Ministério Público.
Paulo e o ex-prefeito e líder político, Luiz de Haroldo, foram recebidos com festa por vereadores, lideranças e populares. A noite findou com uma bonita carreata pelas ruas de Pedra Preta.
Compartilhe:
Vereador Fernando Guilherme solicita pavimentação do acesso a Central do Cidadão
A Central do Cidadão de João Câmara/RN, construída pelo governo Robinson Faria, fica a uma distância considerável do centro da cidade. O acesso mais confortável por via asfáltica para quem tem veículos fica no percurso da BR406 e RN123, porém uma distância considerável. Já pelo acesso do bairro da COHAB, o acesso além de extenso, porém o mais utilizado por pedestres e motos principalmente, ainda se encontra sem pavimentação a paralelepípedo.
O vereador Fernando Guilherme, presidente da câmara municipal, solicitou do prefeito uma iniciativa neste sentido de resolver essa problemática bastante incisiva no tocante a reclamações dos cidadãos.
O vereador Fernando Guilherme obteve aprovação unânime de sua proposta e a mesma foi encaminhada para o gabinete do prefeito para análise. O vereador proponente da matéria ainda colocou que tal obra pode ser construída com recursos próprios ou através de emendas parlamentares. Fernando Guilherme cravou que já é de conhecimento do prefeito a tal solicitação e que o gestor Manoel Bernardo já estuda com prioridade a possibilidade de tão logo pavimentar esse acesso a Central do Cidadão de João Câmara, como dito, bem afastada da Zona urbana da cidade, ainda mais do centro.
Compartilhe:
Pesquisa Tribuna do Norte/Difusora/Consult: Maurício Filho entre os nomes mais citados para a Assembleia Legislativa
Dentro da pesquisa Tribuna do Norte/Difusora/Consult foi feito o levantamento para os mais citados para a Assembleia Legislativa.
Vale lembrar que nesse levantamento, há muitos nomes que não estão na disputa por este cargo ou que sequer serão candidatos.
De acordo com a pesquisa, os 24 primeiros são:
DR. BERNARDO 1.41%
MAURÍCIO FILHO 1.35%
GEORGE SOARES 1.24%
KLÉBER RODRIGUES 1.12%
UBALDO FERNANDES 1.06%
TOMBA 0.94%
TEREZINHA MAIA 0.88%
NEÍLTON 0.82%
EZEQUIEL FERREIRA 0.76%
NÉLTER QUEIROZ 0.76%
CORONEL AZEVEDO 0.76%
CRISTIANE DANTAS 0.76%
WENDEL LAGARTIXA 0.71%
DIVANEIDE 0.65%
LUIZ EDUARDO 0.65%
TAVEIRA JÚNIOR 0.65%
GUSTAVO CARVALHO 0.65%
ADJUTO DIAS 0.59%
RAIMUNDO FERNANDES 0.59%
ELIABE 0.53%
GETÚLIO REGO 0.53%
VIVALDO COSTA 0.53%
JADSON 0.53%
GALENO 0.47%
Na pesquisa foi utilizada uma amostra probabilística casual simples de 1.700 entrevistas, distribuída nas 12 regiões do Estado.
A estratificação da amostra ocorreu com relação às variáveis sexo e idade com dados obtidos no TRE-RN.
Os resultados da pesquisa estão sujeitos a um erro máximo permissível de 2.37%, com confiabilidade de 95%. A realização em sua etapa de campo ocorreu entre os dias 24/08/2022 e 27/08/2022.
Compartilhe: