Vídeo: Ministro Alexandre de Moraes toma posse como presidente do TSE

O ministro Alexandre de Moraes tomou posse, agora há pouco, na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Moraes cumprirá mandato de dois anos e sucederá o ministro Edson Fachin no comando do tribunal, órgão responsável pela organização das eleições. O vice-presidente será o ministro Ricardo Lewandowski. 

A cerimônia está sendo acompanhada pelo presidente Jair Bolsonaro e os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do Senado, Rodrigo Pacheco, do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e diversas autoridades dos Três Poderes. Cerca de 2 mil pessoas foram convidadas. 

Os candidatos à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) também estão presentes. Candidato à reeleição, Bolsonaro compareceu na condição de presidente da República. 

Os ex-presidentes José Sarney, Michel Temer e Dilma Rousseff também estão na posse. 

Segundo o TSE, o convite a ex-presidentes da República é um procedimento de praxe nas posses realizadas pela Corte. 

O critério para eleição de Moraes, realizada em junho, foi simbólico. Antes de ser empossado, o ministro ocupava o cargo de vice-presidente e seria o próximo a assumir o posto conforme regras de antiguidade entre os membros do Supremo Tribunal Federal (STF) que compõem o TSE. 

Moraes é formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (Turma de 1990) e possui doutorado em Direito do Estado pela mesma instituição. Ao longo de sua carreira, atuou como promotor de Justiça e ocupou as funções de secretário de Justiça, de Transportes e de Segurança de São Paulo, além de presidente da Fundação Casa, antiga Febem. 

Em 2016, Moraes se tornou ministro da Justiça. No ano seguinte, após o falecimento do ministro do STF Teori Zavascki, foi indicado pelo ex-presidente Michel Temer para ocupar a vaga. 

No TSE, Moraes passou a atuar também em 2017 na função de ministro substituto e se tornou membro efetivo em junho de 2020. 

O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e dois membros da advocacia, além de seus substitutos.

Assista:

Compartilhe:

“Encontro do Trairi”: Tomba Farias diz que atuais senadores não têm a cara do povo do RN e que Rogério Marinho vai mudar essa realidade

“O Rio Grande do Norte tem uma bancada de senadores que não representa os anseios do povo, nem o Rio Grande do Norte. São senadores que não vestem a camisa do estado, que não recebem ninguém, nem os prefeitos não têm a quem recorrer e só encontram portas fechadas. Hoje temos a oportunidade de mudar isso com Rogério Marinho”. A declaração é do deputado estadual Tomba Farias (PSDB), que participou na noite desta segunda-feira, 15, do “Encontro Regional do Trairi”, realizado em Santa Cruz (RN) com a participação de uma multidão de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região do Trairi.

Ao lamentar a falta de atuação dos atuais senadores, o parlamentar municipalista fez uma defesa veemente do nome do ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PL), candidato ao Senado, que na sua opinião é o postulante capaz de mudar a realidade do Rio Grande do Norte no Senado Federal.

Tomba Farias, que durante o evento mostrou a sua força política no Trairi, fez uma narrativa sobre o trabalho que Marinho realizou em favor do Rio Grande do Norte no ministério.

“As pessoas sabem que temos sofrido muito com a ausência de um senador que represente a cara do povo e o Rio Grande do Norte. Rogério Marinho deixou sua marca em todo o estado, em todo o Nordeste e no Brasil”, disse, enumerando em seguida os mais variados benefícios que ele destinou para os municípios.

“Hoje eu vejo os prefeitos felizes, com recursos para atender as necessidades da população e fazer obras em seus municípios. Graças a Rogério Marinho os cofres das prefeituras estão podendo ajudar as pessoas que mais precisam. Tenho que agradecer pelas cisternas, pelos poços tubulares perfurados, pelo asfalto, pelo calçamento, pá carregadeiras e pelos caminhões pipa”, enfatizou.

Tomba Farias, que ao longo de sua fala teceu vários elogios ao presidente Jair Bolsonaro, criticou os políticos que não têm lado, nem sentimento de gratidão. “ O político tem que ter uma coisa, aliás duas: ele tem que ter lado e ter gratidão. O político que não tem gratidão não chega a lugar nenhum. Eu posso ter todos os defeitos, mas eu tenho minha gratidão por Rogério Marinho. Quando estava perdendo um pouco da minha esperança de fazer alguma coisa por Lajes Pintadas, Lagoa de Velhos, Jaçanã, Campo Redondo, por Tangará e todos os outros municípios do Rio Grande do Norte, Rogério foi o homem que acreditou em mim”, revelou.

Tomba Farias também enalteceu a coragem do ex-vice-governador Fábio Dantas (Solidariedade), por se colocar à disposição para mudar o Rio Grande do Norte. “Fábio está preparado para governar o estado. Ele é a opção de mudança para quem não está feliz com esse governo que tai, que não tem obras para mostrar, que deixa estradas esburacadas, que reduziu as refeições nos restaurantes populares, que reduziu o Programa do Leite, que não oferece saúde, educação e segurança de qualidade para a população”, ressaltou.

O “Encontro Regional do Trairi”, que teve como anfitrião o prefeito Ivanildo Ferreira (PSDB), o “Ivanildinho”, marcou a largada da campanha que começa oficialmente hoje, dia 16, e contou também as presenças do deputado federal Girão (PL) e do ex-governador Robinson Faria (PL), que também disputa uma vaga na Câmara dos Deputados.

Compartilhe: