Márcia Maia defende mandato na Câmara Federal em favor do desenvolvimento do RN

Socióloga teve seu nome homologado durante convenção como pré-candidata a deputada federal pelo Republicanos

A socióloga e ex-deputada estadual, Márcia Maia, teve seu nome homologado durante convenção do Republicanos como pré-candidata a deputada federal. Durante o discurso feito no evento, defendeu que os futuros eleitos debatam e colaborem com a luta por recursos e pelo desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

Márcia foi recebida com animação pelos convencionais e, desde a porta do Hotel Holliday Inn, onde o evento foi realizado, até o palco em que os discursos foram realizados, a ex-deputada estadual tirou selfies, ganhou abraços, palavras de incentivo e muito entusiasmo. No palanque, falou sobre o legado político de Wilma de Faria e Lavoisier Maia e defendeu o que acredita ser a defesa básica de uma deputada federal em consonância com o povo.

“Nosso estado precisa de parlamentares com experiência, com diálogo com o povo, mas também longe do radicalismo. Precisamos de parlamentares que lutem por investimento, por orçamento, sejam interlocutores com Ministérios e o presidente da República. O estado precisa de parlamentares que contribuam com o desenvolvimento do RN”, defendeu Márcia.

A pré-candidata destacou ainda a agenda de debates que deve dominar a Câmara Federal em 2023, como Reforma Tributária, Administrativa e a própria discussão do orçamento público. Para ela, a inclusão do olhar do cidadão nesses debates é fundamental para que não se construam instrumentos que não se conectam com o que é a sociedade brasileira, punindo os mais pobres.

“São temas que necessitarão de pessoas comprometidas com o povo para debater e buscar incluir o cidadão brasileiro na pauta, buscar reduzir o tributo sobre o consumo daquilo que é essencial, diminuir as despesas do estado com aquilo que não traz benefício para sociedade e claro, assegurar que o pobre entre no Orçamento e seja alcançado pelas políticas públicas de renda básica e possam ter sua dignidade restaurada”, ressaltou.

Ela exaltou a ainda a importância da visão municipalista na Câmara e a representatividade feminina como pilares na garantia de direitos, além de destacar a defesa de grupos vulneráveis como crianças e adolescentes, pessoas em situação de miséria, pessoas com deficiência, idosos, além da defesa do empreendedorismo.

“Diante deste novo desafio, me sinto pronta, leve e mais capaz do que nunca para representar nosso povo. A Justiça Social terá uma cadeira na Câmara Federal com a bandeira do Rio Grande do Norte. No meu sangue, corre o sangue de luta, corre um sangue de guerreira. O compromisso que assumo hoje é com o meu partido, com o povo do Rio Grande do Norte, com a memória dos meus pais, com o destino daqueles que mais precisam. A nossa caminhada está só começando”, concluiu Márcia Maia.

Compartilhe:

Proposta do Cad Único Itinerante do Vereador Professor Silvano Carlos é aprovada

Na última sessão (18) ordinária da Câmara Municipal, o Vereador Professor Silvano Carlos aprovou por unanimidade dos seus colegas vereadores, a proposta de indicação ao Prefeito Manoel Bernardo e a Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social para que implante nos bairros, comunidades e assentamentos do nosso município o “ CAD ÚNICO ITINERANTE ”.

O Vereador Professor Silvano, ressalta que o Cadastro Único Itinerante tem como objetivo levar a equipe técnica para mais próximo da população beneficiária dos programas sociais do   Governo Federal, com serviços de atualização cadastral, informes de situação de benefícios, inclusão de novos membros no cadastro, entre outras ações.

Diante do novo quadro econômico que se apresenta em nosso país tem aumentado a procura de cidadãos (ãs), pelo Auxílio Brasil, o vereador, solicitou ao governo municipal que realize mutirões nos bairros, comunidades e assentamentos para atender a grande demanda desse serviço existente em nosso município.

Compartilhe:

Emprego será a principal bandeira de luta do Avante

Partido vai propor uma série de projetos de incentivo à economia e geração de emprego e renda

De olho na pauta econômica do país, especialmente do Rio Grande do Norte, o AVANTE elegeu como prioridade a geração de empregos. Presidido pelo engenheiro Jorge do Rosário, pré-candidato a deputado estadual, o partido quer debater os projetos que incentivem os setores da economia, da agricultura à energia renovável, levando ideias para o desenvolvimento econômico e consequentemente geração de emprego.

“Vamos propor ideias para crescer no comércio, na indústria, na prestação de serviços, turismo, energias renováveis e assim criar o ambiente econômico para a geração de empregos”, disse Jorge.

O empreendedorismo digital é outro caminho que o Avante quer explorar para estimular a geração de emprego e renda. É do Avante a iniciativa do projeto “Jovens Conectados”, que capacita e treina jovens de todas as idades para a abertura de empreendimentos digitais como startups e utilização das novas plataformas de comunicação como instagram, facebook, whatsapp, etc, para criar negócios. “Vamos ampliar esse projeto buscando recursos para investimentos e fazendo com que o jovem utilize as redes sociais também para ganhar dinheiro, e não só para o lazer”, explica.

Para Jorge do Rosário o emprego é o caminho da dignidade do trabalhador e da comida na mesa da família. “Não descanso enquanto o desemprego estiver massacrando as famílias do nosso Rio Grande do Norte”, disse.

Compartilhe:

Medeiros Galvão fecha parceria com o Sindicato Rural de João Câmara

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de João Câmara com seus Trabalhos Prestados aos Agricultores e Agricultoras no município de João Câmara vêm demostrando interesse a parcerias, hoje o sindicato conta com as parcerias da Rádio 89 FM, Blog do Jadson , Ótica Venâncio, Além do BNB e recentemente  Com Caixa Econômica de João Câmara.

Nesta sexta-feira(23) o Sindicato Rural fechou mais uma parceria, desta vez com a empresa Medeiros Galvão, tudo é para o bem dos sócios do sindicado.

“Nós que fazemos a diretoria deste Sindicato estamos felizes com o reconhecimento de todos os nossos parceiros, pela confiabilidade ao Sindicato Rural Nossa Meta e prestar um serviço e buscar sempre mais para os nossos mais 5 Mil Agricultores e Agricultoras Que Estão Espalhados pelos Assentamentos e Comunidades Rurais a vim para estar Casa Que lhe Representa Um Sindicato Forte e Feito pelos Desejar Construir” destacou Renda.

Compartilhe:

VÍDEO: Em evento de Lula, poeta diz para Bolsonaro que povo da sua cidade “sabe dar facada”

O poeta popular Antônio Marinho, que foi um dos apresentadores do encontro de Lula com representantes da cultura em Pernambuco, realizado nesta quinta-feira, 21 de julho, chamou atenção ao lembrar do atentado contra o presidente Bolsonaro em Juiz de Fora, na campanha de 2018.

Ao contar um episódio em que Bolsonaro visitou a sua cidade, São José do Egito, ele fez uma pausa e falou, olhando para o lado: “tenha cuidado não que lá o povo sabe dar facada”. O poeta não mencionou Bolsonaro diretamente. O chamou de “sem nome”.

Poder 360

MPRN isenta Fátima de culpa e arquiva inquérito sobre compra frustrada de respiradores

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (RN) (MPRN) decidiu arquivar nesta semana o inquérito que havia sido aberto, em novembro de 2020, para apurar os detalhes da compra frustrada de respiradores pelo governo do Estado, através do Consórcio Nordeste, no auge da pandemia de Covid-19.

Em despacho assinado na última quarta-feira (20), ao qual o Portal da 98 FM teve acesso com exclusividade, a procuradora-geral de Justiça, Elaine Cardoso, isenta a governadora Fátima Bezerra (PT) de culpa e encerra a tramitação do inquérito sem ver indícios para apresentação de ação civil pública contra a gestora.

A chefe do MPRN concluiu que a compra dos respiradores com pagamento antecipado de quase R$ 5 milhões tinha o objetivo de atender a uma grave emergência de saúde (a pandemia) e que a governadora viu na oferta do Consórcio Nordeste uma oportunidade para garantir o atendimento a pacientes com quadros graves de Covid-19.

Elaine narra que, na época, a compra de respiradores estava dificultada por causa da forte procura global. Os gestores do Consórcio Nordeste – na época, o governo da Bahia – estabeleceram um prazo de 12 horas para que o governo do Rio Grande do Norte (RN) enviasse os recursos para ter direito a uma cota de 30 respiradores em uma compra conjunta.

O Governo Fátima Bezerra, integrante do consórcio, encaminhou a verba. Até hoje, porém, os equipamentos nunca foram entregues pela empresa contratada (a Hempcare), e o dinheiro não foi devolvido ao Estado.

“A dificuldade na aquisição/importação de ventiladores pulmonares, principal ferramenta no tratamento da Covid-19, era pública. (…) A decisão adotada pelos agentes públicos potiguares, no caso em apreço, mostrou-se razoável e legítima, tendo em vista a primazia da garantia da saúde e da vida da população potiguar, diante das incertezas quanto à obtenção dos equipamentos no contexto pandêmico”, afirma a procuradora-geral de Justiça.

A conclusão do inquérito aponta que, antes de efetuar a compra, a governadora se cercou de um parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que apontou que a responsabilidade pela análise burocrática da compra era do governo baiano, que era líder do Consórcio Nordeste na época. Em ofício, os procuradores baianos informaram que já haviam analisado os instrumentos e emitido parecer favorável à contratação dos respiradores.

“No presente caso, ao aderir à aquisição conjunta dos ventiladores pulmonares, mediante assinatura dos Contratos de Programa e de Rateio, não competia, pessoalmente, à Governadora do Estado do RN verificar, previamente, a idoneidade da contratada, notadamente quando a contratação fora realizada através do Consórcio Nordeste e foi embasada em pareceres jurídicos favoráveis, tanto da Procuradoria-Geral do Estado da Bahia quanto da Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Norte”, pontua a PGJ.

“O que conferiu à proposta alto grau de confiabilidade, não sendo possível imputar à investigada dolo ou erro grave decorrente da adesão à aquisição, uma vez que o órgão jurídico responsável pelo exame da matéria tinha manifestado concordância com a transação”, destaca Elaine Cardoso.

Com relação ao fato de o governo ter liberado recursos antes de assinar contrato, a procuradora-geral de Justiça pontua o seguinte: “Embora a assinatura dos Contratos de Programa e de Rateio tenha sido posterior à transferência dos recursos ao consórcio, tal inversão procedimental encontra justificativa na preponderância do direito a saúde que se buscou resguardar, mormente diante do já mencionado cenário de carência dos equipamentos imprescindíveis ao tratamento da COVID-19 em sua forma mais grave”.

Recuperação dos recursos

A procuradora-geral de Justiça do Rio Grande do Norte salienta, ainda, que o Estado se mobilizou para recuperar os recursos que ficaram perdidos na compra. Ela cita que, dos R$ 5 milhões aplicados na compra, o governo conseguiu recuperar quase R$ 3,6 milhões, por ação da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, que bloqueou recursos da empresa Hempcare.

“A Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, através do órgão de representação jurídica, adotou medidas concretas para buscar o ressarcimento dos recursos públicos”, pontua a chefe do MPRN.

98 FM Natal

Compartilhe: