Nesta última terça-feira (31), aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de João Câmara, a primeira sessão ordinária do Parlamento Jovem Camarense.
A sessão contou a presença dos Vereadores Jovens das diversas Instituições de ensino que participam do Parlamento Municipal. Ressaltamos que essa é a primeira vez na história, que a capital do Mato Grande, têm esse tipo de iniciativa para incluir os jovens no processo educacional e pedagógico, dentro do Legislativo.
Tivemos a apresentação, discussão e aprovação de nove propostas para o município, que agora, vão serem encaminhadas ao Banco de Ideias Legislativas da Câmara Municipal. Dentre essas proposições dos vereadores jovens, se destaca a do Vereador Jovem, José Ytallo de n° 007/2022, que solicita a 16a DIREC, que seja garantido auxílio (professores de educação especial e infraestrutura) para Deficientes Visuais na escola que estuda, Escola Estadual Capitão José da Penha neste Município. Segundo o Parlamentar, ” Considerando que, na Escola que estuda, há alunos com deficiência visual matriculados, e que não há professores de educação especial para deficientes em sala de aula, nem piso tátil de alerta para esses estudantes se orientarem, e que fica clara, a necessidade de professores de professoras de educação especial em salas de aula, infraestrutura escolar adaptada para deficientes visuais, materiais em braile para melhor inclusão nas escolas.Desta forma, com o objetivo de proporcionar independência, maior acessibilidade e diminuir as barreiras enfrentadas pelos portadores de deficiência visual “, destaca o Vereador Jovem José Ytallo.
Outra proposta bastante recorrente, e pautada pela vereadora jovem Eduarda Myrelle do Espaço Cultural Ananias Caetano – ECAC, Proposta Nº 004/2022, que solicita providências junto à Secretaria Municipal de Educação e DEMUTRAN (DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO), para que seja realizado em caráter de urgência, palestras de sensibilização nas escolas que ofertam (9° ano – Ensino Fundamental) e Ensino Médio das Redes ( Pública e Privada, direcionada ao alunado com a pauta: Respeito ao Trânsito e suas Normas. Para a jovem Vereadora, ” essas palestras promoveriam, em sua condição, a conscientização dos jovens, o que explicitamente causaria menos impacto na cidade, como: acidentes fatais, mortes, multas, bem como prejudicar um cidadão inocente. Impacto de acidente e morte este, que tirou a vida de um Jovem Camarense, no dia 19/05/2022, precocemente e repentina dor. E o que mais comove, quando condiz ao fator educacional: Jovem este, que falece com sua farda escolar. Desta forma, o município, através destas palestras, desenvolveria uma série de favorecimento quanto aos jovens do nosso município, destacou Eduarda Myrelle.
Compartilhe: