Styvenson não estava oficialmente filiado ao Podemos no prazo final para ficar apto a disputar eleições

O Senador Styvenson Valentim, cotado para disputar o Governo do Estado nas eleições de 2022, só foi oficialmente filiado ao Podemos nas últimas semanas, depois do prazo final estipulado pela Justiça Eleitoral para os candidatos que pretendem disputar as eleições deste ano. A apuração exclusiva é do PORTAL DA 98 FM.

Por lei, para estar apto a disputar as próximas eleições, Styvenson deveria estar filiado a algum partido político até, no máximo, 2 de abril, seis meses antes da eleição. A filiação dele ao Podemos, porém, só foi concretizada depois disso. A filiação oficial está sendo processada e ainda não consta no sistema da Justiça Eleitoral. Na prática, o senador pode ser considerado inelegível para as próximas eleições.

Eleito em 2018 pela Rede Sustentabilidade, Styvenson decidiu se filiar ao Podemos no dia 4 de fevereiro de 2019. Ele assinou a ficha de filiação no plenário do Senado Federal, ao lado do senador Álvaro Dias (Podemos-PR), líder do partido no Congresso. Entre as eleições de 2020 e o fim do ano passado, ele chegou a ser presidente do diretório estadual da sigla. Um erro do sistema do partido, contudo, não processou a filiação – o que só foi notado agora.

Procurado pela reportagem, o senador confirmou a informação.

A advogada Ana Paula Trento, assessora de Styvenson e que acompanha o caso de perto, disse que a oficialização da filiação do senador só aconteceu nos últimos dias. Ela afirma, contudo, que não acredita que o senador terá problemas com a sua elegibilidade porque a Justiça Eleitoral já tem jurisprudência no sentido de confirmar a filiação retroativa.

“Ele assinou a ficha de filiação junto com Álvaro Dias, que é o líder do Podemos. Foi presidente da agremiação estadual. Todas as participações dele no Senado são como integrante da bancada do Podemos. Mas, de fato, o nome do senador não estava constando como filiado ao Podemos oficialmente. Mas não quer dizer que haja problemas perante os direitos políticos dele e do mandato do Podemos. Ele não havia sido filiado por uma falha técnica do partido”, ressaltou a assessora.

A advogada confia que, caso Styvenson queira ser candidato nas próximas eleições, não haverá maiores questionamentos. “Ele não seria prejudicado em absolutamente nada. Há decisões, jurisprudência. Ele foi presidente estadual”, pontua.

Procurado pela reportagem, o presidente do Podemos no Rio Grande do Norte, Felipe Madruga, disse que a situação de Styvenson junto ao partido está “regular”. Ele afirmou que qualquer questionamento sobre a filiação será dirimido facilmente, pois há provas robustas de que o senador estava, de fato, filiado à legenda ao longo dos últimos três.

Compartilhe:

Relatório da deputada Carla Dickson aprova mais recursos para a proteção à criança e o adolescente

Nesta quarta-feira (11), na Comissão de Seguridade Social e Família, foi aprovado um importante projetos de relatoria da deputada federal Carla Dickson (União Brasil), que combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes em todo o país.

O Projeto de Lei 593/2020, de autoria da deputada Shéridan – PSDB/RR, altera a Lei nº 13.756, de 12 de dezembro de 2018, para estabelecer entre as condições para transferências obrigatórias de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios a existência de programas de combate à violência contra crianças e adolescentes e à exploração sexual delas e de programas de assistência às vítimas desses delitos.

“Infelizmente, várias outras crianças e adolescentes sofrem diariamente inúmeros tipos de agressões. Na maioria dos casos, o autor é parente próximo ou faz parte do convívio social da vítima. Esse tipo de violência marca a pessoa pelo resto da vida, causando-lhe traumas e severos danos psíquicos, muitas vezes irreversíveis”, aponta.

Para a deputada, “o enfrentamento requer um conjunto de ações integradas que efetivamente possam desconstruir e reverter esta realidade demasiadamente cruel, onde sempre prevalece a força, imoderação e indignidade do ofensor sobre indivíduos vulneráveis”, destaca.

Conforme o relatoria de Carla Dickson, o projeto de lei contêm medidas valiosas para a transformação do contexto atual e portanto merecem prosperar, pois fomentam o desenvolvimento de políticas públicas efetivas ao condicionarem o repasse dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).

Compartilhe:

Em visita a Bom Jesus e Lagoa de Velhos, Fábio Dantas defende a construção de um RN forte

O pré-candidato ao Governo do Estado, Fábio Dantas, participou nesta quarta-feira (11) das programações alusivas aos 60 anos de emancipação política dos municípios de Bom Jesus e Lagoa de Velhos.

Em Bom Jesus, Fábio Dantas foi recebido pelo prefeito Clécio Azevedo (Bom Jesus), pelo presidente da Câmara Municipal, Leonardo Figueiredo, e os vereadores Professora Zezé, Naldinho, Geilza, Raphael Melo, Jozael e Nilton Xavier e secretários municipais.

Na oportunidade, com o deputado estadual Tomba; Babá, presidente da FEMURN e prefeito de São Tomé; além de lideranças políticas da região como o prefeito de Barcelona, Fabiano de Vavá; o ex-prefeito Moacir Amaro, a ex-vice-prefeita Dona Zezé e Dr. Jasso, o pré-candidato do Solidariedade conversou com sobre os problemas do Estado.

“Infelizmente o Governo do Rio Grande do Norte abandonou as cidades, não há uma preocupação com os principais problemas que afligem as pessoas: as estradas estão esburacadas e abandonadas, a saúde é um caos. As pessoas estão sendo encaminhadas para casa por falta de atendimentos nos hospitais”, disse Fábio Dantas.

Lagoa de Velhos
Em Lagoa de Velhos, Fábio Dantas foi recebido pela prefeita Sonyara Ribeiro. O evento contou com a presença do prefeito de Jundiá, Zé Arnor, e do Presidente da Câmara de Parnamirim, Wolney França.

O pré-candidato também falou sobre ter colocado o nome à disposição há menos de um mês e disse que o desafio diante do que acredita ser possível realizar, é o combustível para seguir dialogando com representantes de todos os municípios potiguares.

“Não é esse o Rio Grande do Norte que quero para os meus filhos, não é esse o Rio Grande do Norte que quero para os meus semelhantes. É por isso que sou pré-candidato ao Governo, para ser um instrumento de transformação e construir um Estado forte e valente para todos nós!”, declarou.

Compartilhe:

Jacó Jácome apresenta criação da Frente Parlamentar Evangélica na Assembleia

O Deputado Jacó Jácome apresentou nesta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa, a proposição que cria a Frente Parlamentar Evangélica.

O objetivo da Frente é promover debates e reuniões em prol do desenvolvimento ainda maior de políticas públicas voltadas e realizadas pelos cidadãos evangélicos do RN.

Com representatividade, cerca de 32% dos brasileiros, sendo mais de 487.000 aqui no estado, a comunidade evangélica
tem também participação contributiva nas comunidades. São inúmeros os trabalhos sociais, educativos e assistenciais, principalmente para a população mais carente e necessitada da nossa sociedade.

“O trabalho e importância da comunidade evangélica está além das igrejas. A frente somará esforços com a sociedade”, disse o deputado.

Compartilhe:

Presidente do TRE-RN visita Câmara Municipal em dia de Eleição do Parlamento Jovem

Na tarde desta quarta-feira (11/05), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, esteve presente na Câmara Municipal de João Câmara/RN, para prestigiar o dia da eleição do Parlamento Jovem.

O desembargador Gilson Barbosa, chegou à João Câmara no início da tarde, onde, em comitiva oficial, foi ao Cartório Eleitoral, de lá, direcionou-se para a Câmara, onde foi recepcionado pelo Presidente Vereador Fernando Guilherme, que agradeceu a presença do desembargador e o parabenizou pelo apoio dado ao projeto da câmara sobre o Parlamento Jovem.

Estiveram presentes várias autoridades, entre elas, os vereadores Silvano Carlos, Kelly Cristine e Luilson Caraubas. O desembargador concedeu entrevistas ao blog do Moisés Araújo, à rádio 89FM e entrevista exclusiva ao professor José Aldo Monteiro(Verdade em Foco).

Após o encontro na Câmara Munucipal, a Comitiva oficial seguiu para uma visita nas escolas públicas as quais recebiam o pleito do Parlamento Jovem. O coordenador do projeto, Marcos Júnior, encaminhou as visitações às instituições, as quais mostraram uma intensa movimentação do alunado com o pleito.

Compartilhe: