João Câmara: Presidente da Câmara Municipal realiza abertura oficial do Curso de Informática Básica da Escola de Contas Vereador Luiz Sabino Viana

O presidente da Câmara Municipal de João Câmara, realizou na manhã da última terça-feira(15) a abertura oficial do Curso de Informática Básica da Escola de Contas Vereador Luiz Sabino Viana, na oportunidade o vereador recepcionou e deu boas-vindas aos alunos inscritos para o respectivo curso.

O evento contou com a presença do coordenador de Informática da Câmara Municipal Fábio Moura, que fez uma explanação sobre a metodologia do curso e realizou a entrega do material didático aos alunos.

Os cursos terão início oficialmente nesta quarta-feira(16) de Março, com os horários pelo período da manhã.

Para os participantes está sendo uma grande vantagem no currículo, como destacou Yara Andrade. “Espero aprender muito e sair com bastante acúmulo de informações, sei que irá me trazer muitas oportunidades para ingressar no mercado de trabalho”, disse Yara.

FCA EMPREENDIMENTOS

Compartilhe:

MEC apresenta novo Enem; veja as mudanças

As questões abertas ou discursivas serão valorizadas no novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e os estudantes que fizerem cursos técnicos terão bonificações na hora de concorrer a vagas no ensino superior. As novidades foram apresentadas hoje (17), em entrevista coletiva, pelo Ministério da Educação (MEC). O novo Enem será aplicado a partir de 2024.

Segundo o MEC, as provas, que atualmente são compostas apenas pela redação e por perguntas objetivas de múltipla escolha, passarão a contar com outros formatos, como as chamadas questões abertas ou discursivas, nas quais o estudante escreve a resposta e não apenas seleciona uma opção. “Estamos dando peso grande para a produção escrita do estudante”, explica o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo.

O Enem passará por mudanças para adequar-se ao novo ensino médio, modelo que começa a ser aplicado este ano em todo o país. Nos novos currículos escolares, parte das aulas será comum a todos os estudantes do país e direcionada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Na outra parte da formação, os próprios estudantes poderão escolher um itinerário para aprofundar o aprendizado. As opções permitem ênfase em áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino técnico. A oferta de itinerários vai depender da capacidade das redes de ensino e das escolas brasileiras.

O que muda

Para melhor avaliação dos estudantes, o Enem passará ser composto por duas provas. Segundo Rabelo, o modelo atual de dois dias de aplicação dever ser mantido e, em um dos dias, os estudantes responderão a questões voltadas para a parte comum, direcionadas pela BNCC. Farão também a prova de redação.

Compartilhe:

Senador Jean Paul nega saída do PT para disputar pelo PSD

O jornal Valor Econômico, na edição desta quinta-feira (17), trouxe uma matéria apontando a possibilidade do senador Jean Paul (PT), deixar a legenda comandada pela governadora Fátima Bezerra e desembarcar no PSD, que hoje é presidido no RN pelo deputado estadual Jacó Jácome, após a saída do ex-governador Robinson Faria.

A publicação justifica a mudança com um possível racha existente no PT potiguar, e cita o fato de a legenda potiguar preferir o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), para concorrer a cadeira no Senado que hoje é ocupada por Jean Paul. O petista assumiu o cargo em 2019, quando a titular da vaga, Fátima Bezerra, assumiu o Governo do Rio Grande do Norte.

A possível troca de partido também é fundamentada na boa relação que o senador petista mantém com o presidente do Congresso, o mineiro Rodrigo Pacheco (PSD), com quem Jean teria conversado nos últimos dias para tratar da hipotética mudança. A reportagem diz ainda que as conversas se estenderam ao presidente nacional do PSD, o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

O NOVO entrou em contato com a assessoria do senador Jean Paul, que foi sucinta na resposta que nega a possibilidade. “Não procede“, disse a assessoria do parlamentar. Jean demonstra, desde cedo, o interesse em concorrer ao Senado. Contudo, o partido não tem demonstrado interesse na candidatura do petista, e abriu a vaga na chapa de Fátima para possíveis apoiadores externos, como o pedetista Carlos Eduardo Alves.

O senador tem o apoio de figuras importantes dentro do partido, que demonstram total insatisfação com a jogada de Fátima Bezerra que abre mão de apoiar o petista para a manutenção da vaga no Senado, e oferece a um recente adversário – Carlos Eduardo foi o principal opositor na disputa de 2018. As deputadas Isolda Dantas (estadual) e Natália Bonavides (federal), além do também deputado estadual Francisco do PT, já demonstraram a preferência pela candidatura de Jean Paul ao Senado.

Compartilhe: