A vereadora Talita Bezerra(PSB) relatora da comissão especial que analisa as contas do ex-prefeito Ariosvaldo Targino de Araújo(Vavá) referente ao exercício 2016, decidiu que o relatório será convertido em diligência ao tribunal de contas tendo em vista o surgimento de um empasse de informações quanto a prestação de contas do exercício 2016 entre o município de João Câmara e o próprio tribunal de contas. Segundo a relatora o tribunal de contas encaminhou notificação informando a Câmara Municipal que as contas do exercício 2016 não foram apresentadas, no entanto após notificar o município para se pronunciar acerca da matéria, o mesmo informou que as contas foram apresentadas. A relatora encaminhou um oficio ao presidente da comissão com cópia ao presidente da Câmara, solicitando a dilação do prazo para atender a respectiva diligencia.
Terminam sexta-feira (18), às 23h59, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2022. O resultado da chamada única será divulgado em 22 de fevereiro. Nesta primeira edição de 2022 do programa, estão sendo são oferecidas 222 mil vagas em 6.146 cursos, graduações que estão disponíveis em 125 instituições públicas de ensino superior.
Critérios
Para se inscrever no programa pela página do Sisu os estudantes devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 e não podem ter zerado a redação. Os estudantes que não concluíram o ensino médio e participaram do Enem como “treineiros” não estão habilitados para o Sisu. No dia 9, o Ministério da Educação (MEC) divulgou as notas da edição de 2021 do exame.
O candidato pode se inscrever em até duas opções de curso, turno e instituição, observando a modalidade de concorrência, como sistema universal, lei de cotas ou ações afirmativas, além de ordem de preferência. As escolhas podem ser alteradas até o prazo final de inscrições, se o candidato mudar de ideia. Passado o prazo final, o sistema não permiterá novas mudanças.
Para facilitar a decisão, o Ministério da Educação (MEC) divulga diariamente um balanço parcial do Sisu 2022/1, no qual o candidato pode ver em qual posição está na disputa pelas vagas desejadas nos cursos que escolheu e quais as notas de corte, podendo mudar de opção se assim desejar.
Próximos passos
O resultado será divulgado em 22 de fevereiro. Os candidatos devem acompanhar a página do programa para ver se serão convocados em uma das duas opções em que se inscreveram. Se aprovado em pelo menos uma opção de curso, o candidato deve ficar atento à data da matrícula na instituição de ensino para não perder a vaga. É necessário conferir a documentação descrita no site do programa e providenciar o que for preciso.
Quem não for convocado em nenhuma das duas opções de curso ainda tem uma chance. Poderá manifestar interesse pela lista de espera, de 22 de fevereiro a 8 de março, na mesma página em que a inscrição foi feita. Eventuais chamadas seguintes são de responsabilidade das instituições de ensino
Cronograma
Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
Resultado: 22 de fevereiro
Matrículas: 23 de fevereiro a 8 de março
Inscrições na lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março
Parceria foi fechada entre Fecomércio e mandato do vereador Tércio Tinoco
Se a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade já é um desafio diário, no mercado de trabalho não é diferente. “Há empresas que têm cota para empregar pessoas com deficiência, mas muitas vezes a vaga não é ocupada por falta de qualificação. As PCDs não se preparam, na maioria dos casos, por não terem oportunidades. Uma realidade que está prestes a mudar”, diz o vereador Tércio Tinoco.
Uma reunião realizada nesta quinta-feira, entre o parlamentar e o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, apresentou um novo projeto, que vai oferecer cursos gratuitos na capital potiguar para as pessoas com deficiência (PCD), através do Senac.
Inicialmente, estão previstas 100 vagas em capacitações como Operador de Computador, Assistente Administrativo e Recepcionista. Além disso, também serão disponibilizados descontos de 20% em todos os cursos oferecidos pelo Senac, para aqueles que comprovarem deficiência por meio de laudo médico.
O presidente do Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac, Marcelo Queiroz, destacou que os cursos oferecidos pelo Senac são adaptados e acessíveis. “Esta é mais uma contribuição do Senac para formar profissionais e contribuir com a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho com a melhor competência técnica”, afirmou.
Na próxima semana, será realizado um encontro com representantes de associações que apoiam pessoas com deficiência, a fim de divulgar os cursos oferecidos, as condições e o cronograma de trabalho. Os interessados já podem buscar informações pelo telefone do gabinete do vereador Tércio, o 98140-2111.
“Os cursos oferecidos pelo Senac, cuja qualidade é reconhecida nacionalmente, serão essenciais. Essa iniciativa irá democratizar o acesso ao ensino e ao emprego para esse público que tanto precisa”, comemorou o vereador.