Kassab quase esteve ‘fechado com Bolsonaro’ — agora flerta com Lula

Em flerte aberto com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-prefeito de São Paulo e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, quase teve destino diferente em meados do ano passado. Em agosto, quando o presidente Jair Bolsonaro trabalhava para melhorar seu apoio no Congresso Nacional, o ministro da Economia, Paulo Guedes, sugeriu a Bolsonaro que elevasse Kassab a ministro-chefe da Casa Civil, no lugar do general Luiz Eduardo Ramos. Depois da tentativa, que não avançou, Guedes sugeriu o nome do senador Ciro Nogueira (PP), atual ministro, para melhorar o ambiente em torno de sua agenda no Senado.

O ministro da Economia vinha alertando que Kassab —  que foi ministro nos governo de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) — tem bastante experiência política e poder de aglutinação. Seria um nome importante, na avaliação do ministro, para compor o time que trabalharia pela campanha de reeleição de Bolsonaro. Era questão de tempo, segundo Guedes, para que Kassab embarcasse em outra candidatura. Bolsonaro ouviu e o resto é história.

Kassab, ainda, tentou patrocinar a candidatura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), à presidência da República, para a insatisfação de Guedes. A candidatura já fez água, e Kassab passou a se movimentar em torno da aproximação a Lula.

Guedes via em uma eventual relação com Kassab uma possibilidade de dar vazão à agenda reformista que prometeu na campanha de 2018. Sem sucesso. Como mostra reportagem de VEJA, apesar de tímidos avanços, as grandes mudanças, as que tinham de fato poder de virar o jogo, não aconteceram (e não se pode culpar a pandemia ou o Congresso por isso). O balanço depois de três anos de governo é negativo para Paulo Guedes. Kassab mudaria o jogo? Impossível saber. Mas será possível avaliar, em breve, o impacto dos movimentos do experiente político em torno de Lula.

Veja

Compartilhe:

Prefeito destaca parceria com Banco do Brasil durante abertura do Circuito Agro, em Ceará-Mirim

Escolhida com uma das duas cidades do Rio Grande do Norte a receber o Circuito Agro Banco do Brasil, Ceará-Mirim sediou na tarde desta quinta-feira (10) a abertura do evento. O prefeito Júlio César Câmara destacou a parceria da instituição como um dos fomentadores do desenvolvimento das atividades agrícolas no município. O Circuito, que será encerrado nesta-feira (11), está sendo realizado na Estação Cultural, e contou com a participação de auxiliares da administração, do Sebrae, além de representantes do Banco do Brasil. A cidade de Caicó foi a primeira a receber a ação.

O chefe do Executivo municipal disse que “temos certeza de fazer bons negócios com os produtores. São 600 cidades atendidas no Brasil, e Ceará-Mirim foi escolhida por preencher critérios técnico das potencialidades rurais. Desde o primeiro momento que fomos procurados não medimos esforços para tornar esse Circuito possível. Faremos bons negócios que garantirão ao homem do campo cada vez mais oportunidades de elevar o nível da nossa produção”, disse Júlio César.

O prefeito destacou ainda as ações da gestão voltadas para o campo, como a realização do maior corte de terra gratuito da história da cidade. Serão beneficiadas 86 comunidades e assentamentos rurais, perfazendo 3 mil famílias assistidas. Além disso, foram entregues sementes, comprada a produção dos agricultores familiares para distribuição via programas sociais, realizada a dragagem dos rios e adquiridos tratores, em parceria com o Governo Federal, para apoiar iniciativas no campo.

Estiveram presentes também no evento Shirley Manso, Gerente de Agronegócios do BB; Paulo Roberto, Gerente Geral da Agência BB CM;
Priscila Requejo, Superintendente Estadual BB, e João Hélio, Diretor Técnico do SEBRAE.

Circuito Agro

O Circuito Agro Banco do Brasil ocorre tem como foco apresentação das linhas de crédito para os produtores rurais, participação de empresas de revenda de máquina e insumos, assistência técnica, assessorias e assistências do Banco para o agronegócio.

A estrutura do BB, neste 3º Circuito, contempla uma carreta adaptada, que atua como agência móvel da instituição. No Brasil, são três unidades percorrendo 60 mil quilômetros, ao longo de 2022, cobrindo as principais praças do agronegócio brasileiro. A expectativa é que o Circuito gere negócios da ordem de R$ 1,5 bilhão.

Serviço

O que: Circuito de Negócios Agro Banco do Brasil
Quando: Dias 10/02 (quinta-feira) e 11/02 (sexta-feira)
Onde: Estação CulturalEntrada: gratuita

Programação SEBRAE – Ação: Carreta Agro BB em Ceará-Mirim – 10 e 11/02/2022

10/02/2021
14:30 às 15h – Abertura Entidades

15 às 15h45 – Palestra: Boas Práticas Agrícolas na Fruticultura – Parte 1 – Aldifran Rafael

15h45 às 16h – Perguntas
16 às 16h30 – Soluções BB

16h30 às 17h15 – Palestra: Boas práticas para produção artesanal de geleias e doces – descomplicar é inovar – ADRIANA LUCENA

17h15 às 17h30 – Perguntas

17 às 18h – Soluções BB

18h – Artesanato / Exposição / Cultural (Articulação BB com a Prefeitura)

11/02/2022
08h30 às 08h45 – Abertura Entidades

08h45 às 09h30 – Palestra: Boas Práticas Agrícolas na Fruticultura – Parte 2 – Aldifran Rafael

09h30 às 09h45 – Perguntas

09h45 às 10h15 – Soluções BB

10h15 às 11h – Palestra: Frutas nativas e agregação de valor – ADRIANA LUCENA

11 às 11h15 – Perguntas

11h15 às 11h45 – Soluções BB

11h45 – Encerramento

Compartilhe:

Rio Grande do Norte recebe as Águas do Rio São Francisco pela primeira vez

 O sonho de garantir água em quantidade e qualidade para o semiárido nordestino vai virar realidade. Após quase 16 anos de espera, os eixos Norte e Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco foram concluídos e, nesta quarta-feira (9), as águas do Velho Chico finalmente chegaram ao Rio Grande do Norte. O presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, participaram do evento de chegada das águas, na cidade de Jardim de Piranhas (RN).

“Esta transposição foi prometida para 2012 e parou. Quando assumimos, em 2019, falei com o Rogério Marinho e meus ministros: ‘vamos concluir obras’. E esta obra é a principal, porque água é vida. Missão dada é missão cumprida. É a conclusão do Eixo Norte. Nós vamos fazer com que, brevemente, se conclua totalmente a transposição do São Francisco. Tudo faremos para que a água, esse bem indispensável, chegue ao lar de cada um de vocês”, afirmou Bolsonaro.

Durante o evento, o ministro Rogério Marinho traçou uma linha do tempo das obras desde quando a atual gestão do Governo Federal assumiu, em 1º de janeiro de 2019, até o dia histórico da chegada das águas do São Francisco ao Rio Grande do Norte.  

“Foi este Governo que deu operacionalidade ao Projeto São Francisco. Quando assumimos, apenas 31,54% das estruturas do Eixo Norte tinham condições de operar e as águas sequer haviam saído do estado originário, Pernambuco. Fomos nós que garantimos os investimentos e as condições para que elas chegassem ao Ceará e ao Rio Grande do Norte. Muito do que havia sido construído estava praticamente abandonado, sem uso, se deteriorando”, afirmou o ministro. “Não medimos esforços para resolver problemas, corrigir erros estruturais, recuperar e retomar obras. E, hoje, podemos dizer que 100% dos dois eixos (Norte e Leste) estão operacionais e que as águas do São Francisco finalmente chegaram aonde já deveriam estar há muito tempo”, completou.

Compartilhe:

Vereadora Kelly Cristine é eleita vice-presidente da Câmara Municipal

Vice-presidente Kelly Cristine é o presidente Fernando Guilherme

Em Sessão Ordinária na tarde desta qyinta-feira (10), a vereadora Kelly Cristine foi eleita vice-presidente da Câmara Municipal de João Câmara/RN em chapa única. A mesma está vice do presidente da Casa Legislativa ao lado do presidente vereador Fernando Guilherme.

“Aqui estou cada vez mais disposta pra trabalhar”, disse Kelly.

Compartilhe: