Natal/RN preparada para receber tecnologia 5G
Natal/RN está pronta para recepcionar a nova tecnologia 5G, que deverá chegar nos próximos meses à capital potiguar.
Com a lei complementar publicada no Diário Oficial do Município (DOM), no último dia 31 de dezembro de 2021, caberá a Semurb a autorização para instalação e operações destas novas antenas, que serão concedidas e homologadas pela Anatel, por meio de um cadastramento virtual.
Apenas as antenas usadas para radares militares e civis com propósitos de defesa ou controle de tráfego aéreo obedecerão a regulamentação própria.
Segundo o secretário Thiago Mesquita é uma lei moderna, que vai simplificar o processo:
“Essa nova Lei substitui a antiga, que data de 2001, trazendo novas diretrizes sobre a instalação e funcionamento desses equipamentos que deixarão a cidade pronta para receber o novo serviço de internet 5G.
Ao mesmo tempo, permite que a Semurb possa realizar mais facilmente o controle e fiscalização das infraestruturas e equipamentos instalados e em operação”.
TL
Compartilhe:
Vereadores criam bloco partidário na Câmara de Mossoró/RN
O vereador de Mossoró Pablo Aires (PSB) confirmou por meio de suas redes sociais a criação de um novo bloco partidário no Legislativo mossoroense. Chamado de bloco “Progressista”, tem em sua composição além de Pablo a vereadora Marleide Cunha do PT.
Agora são cinco grupos de vereadores: Governismo (líder Genilson Alves), oposição (Líder Francisco Carlos), independência (líder Zé Peixeiro), bloco Podemos/PSD (líder Raério cabeção) e bloco PT/PSB (líder Pablo Aires).
Pablo escreveu:
“O PSB e o PT, através do nosso mandato e da vereadora Marleide Cunha, acabam de formar bloco partidário na Câmara de Mossoró. Um bloco progressista em favor do povo da nossa cidade. Vamos à luta”.
Diário Político
Compartilhe:
Novo Ensino Médio: especialistas potiguares frisam importância da orientação vocacional para escolha assertiva
Psicólogas explicam que acompanhamento evita frustrações para os jovens e suas famílias
Paira sobre os jovens a dúvida acerca de qual carreira seguir ao fim da trajetória escolar. Diante dessa realidade, escolher um curso superior pode gerar muita hesitação e ansiedade. Em 2022, começará a ser implantado o Novo Ensino Médio, e as dúvidas dos estudantes sobre carreiras serão antecipadas. Especialistas frisam a importância da orientação vocacional para uma escolha mais assertiva e congruente com o perfil pessoal, a fim de evitar frustrações.
Em Natal, a Orientar – Avaliação Psicológica Vocacional oferece aos jovens e suas famílias a oportunidade de melhor identificar as potencialidades. A atuação consiste em um conjunto de técnicas que visam à identificação de características individuais, como habilidades, potencialidades, formas de agir/reagir, desejos e possibilidades, que devem estar alinhados com o perfil profissional.
Novo Ensino Médio
O Novo Ensino Médio é um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento que permitirá ao jovem optar por uma formação técnica e profissionalizante. Ao fim do período, o aluno receberá, além do certificado regular, o certificado do curso técnico ou profissionalizante que cursou.
Renata Brito, psicóloga especialista em Avaliação Psicológica, Educação Inclusiva e Especial e Neuropsicologia, encarrega-se da investigação das características de personalidade, além dos interesses e habilidades profissionais por meio da testagem psicológica. Segundo a profissional da Orientar, a preocupação com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), após a conclusão do Ensino Médio, será precedida pela apreensão referente ao novo sistema adotado pelas instituições educativas na última etapa da educação escolar.
A orientação vocacional pode ser individual ou em grupo. Nela, Renata explica que são usadas estratégias que visam ao autoconhecimento, informações sobre as mais distintas áreas do conhecimento, aliando tudo à testagem psicológica e direcionamentos clínicos, recursos que são restritos ao psicólogo. O trabalho possibilita a reflexão e identificação a respeito de qual seria a profissão mais adequada a cada perfil.
A entrada no Ensino Médio costuma acontecer por volta dos 15 anos de idade. “Trata-se de um período de amadurecimento em diversos aspectos. Não se revela fácil lidar com mudanças no corpo. Em adição a isso, haverá a escolha desse novo formato da educação brasileira”, coloca a psicóloga.
Ainda de acordo com ela, um dos maiores obstáculos é a imaturidade emocional. “O jovem precisará amadurecer em relação às suas afinidades, habilidades e, sobretudo, desejos. Com a pouca idade, isso não será fácil”, avalia.
Ansiedade
Previsto em uma lei aprovada em 2017, o sistema do Novo Ensino Médio começa a ser implementado em 2022, em todo o país, nas escolas públicas e privadas. As mudanças começarão pela 1ª série dessa etapa de ensino. A principal mudança é que os alunos terão que cumprir os chamados itinerários formativos, que podem começar a ser ofertados em 2022, mas só serão obrigatórios a partir de 2023. Além disso, os estudantes terão que dedicar mais horas ao Ensino Médio: as quatro horas diárias atuais passam para, no mínimo, cinco.
Katiuce Gurgel, psicóloga clínica da Orientar, é a responsável pelo cuidado clínico das necessidades e características de personalidade de cada jovem. Ela diz que, caso a escolha não seja assertiva, surge a opção de troca. “Para isso, a escola deve estar preparada para acolher e ajudar nessa mudança. É por isso que a orientação se revela crucial para uma escolha assertiva e condizente com o perfil de habilidades, afinidades e anseios”, explica.
Segundo ela, os jovens terão uma antecipação do conflito que geralmente aparece entre a 2ª e a 3ª série. “Isso surgirá já no 9º ano. Dependendo de como a escola se organizará, o estudante tenderá a escolher a área em que seguirá de maneira muito antecipada, de forma precipitada, o que pode ser prejudicial e difícil, além de reforçar a importância da orientação vocacional para auxiliar os estudantes que apresentem hesitação na escolha do caminho que irá traçar ainda no Ensino Médio”, conclui Katiuce.
Compartilhe:
Vídeo: Homem implora para não ser morto durante assalto na zona Oeste
Um homem teve uma motocicleta roubada durante a ação de uma dupla de assaltantes, na noite desta terça-feira (04), no interior de uma farmácia, na rua Rio Grande do Sul, no bairro Cidade da esperança, zona Oeste de Natal. As imagens da câmera de segurança do estabelecimento mostram o momento que os criminosos chegam e anunciam o crime. Quando conclui o assalto a dupla foge do local, mas antes ainda tenta atirar na vítima que implora para não morrer. Veja vídeo;
Portal BO
Compartilhe:
Jean Paul e Garibaldi se encontram sob os olhares de Simone Tebet
Blog do Barreto
O Senador Jean Paul Prates (PT) recebeu na sua casa em Natal (RN) a senadora e pré-candidata a Presidente Simone Tebet (MDB/MS).
A visita de cortesia, mas como sempre com tons políticos.
Jean Paul convidou o ex-senador Garibaldi Filho (MDB), o deputado federal Walter Alves (MDB) e a governadora Fátima Bezerra (PT). Os dois primeiros se fizeram presentes enquanto que a governadora levou falta por conta da agenda (estava lançando o auxílio para órfãos da covid-19).
Simone estava passando férias de fim de ano no RN (visitou Pipa, São Miguel do Gostoso e Natal) e antes de voltar para casa passou na residência de Jean Paul.
Jean Paul tenta se viabilizar para a reeleição e Garibaldi está em processo de reaproximação com o PT. O senador de Lula conseguindo a reeleição tem tudo para ser ministro em caso de vitória petista na eleição presidencial, o que tornaria sua suplência interessante.
Será que Garibaldi toparia?
Compartilhe: