Doria vence prévias do PSDB e será candidato à Presidência em 2022

O governador de São Paulo, João Doria, venceu as prévias do PSDB neste sábado, 27, e será o candidato do partido à Presidência da República nas eleições de 2022. Estavam inscritos para votar nas prévias cerca de 45.000 tucanos, entre filiados, mandatários e dirigentes partidários.

As prévias do PSDB terminam após um imbróglio que se estendeu desde o domingo passado, 21, dia em que a votação estava inicialmente programada. O pleito foi suspenso diante de problemas no aplicativo que registraria os votos de filiados, vereadores e figurões da sigla que não foram a Brasília, onde urnas eletrônicas receberam os votos de políticos tucanos com mandato e com cargos na direção do partido. Durante a semana, em meio a uma guerra de narrativas entre o paulista e o gaúcho, a legenda buscou, testou e contratou outro aplicativo para executar a votação.

Aliados do governador paulista já vinham projetando seu favoritismo na reta final da campanha, que teve um grau de dificuldade maior que o esperado em função dos apoios reunidos por Leite. O colégio eleitoral do PSDB foi dividido em quatro grupos para as prévias, cada um com peso de 25% do total: filiados; prefeitos e vice-prefeitos; vereadores, deputados estaduais e distritais; governadores, vice-governadores, senadores, deputados federais, ex-presidentes e o atual presidente do PSDB.

O formato definido para as prévias representou uma derrota já na largada a Doria. O governador e seus aliados defendiam um peso maior ao voto dos filiados sem mandato – uma forma de dar mais peso a São Paulo, que responde por 62% dos filiados cadastrados a votar na eleição interna. Havia também resistência ao paulista na cúpula do PSDB, melindrada com alguns dos movimentos políticos dele, vistos como precipitados, e sobretudo na bancada tucana na Câmara.

Veja

Compartilhe:

Deixe um comentário