Culminância do 1° projeto da Escola Indígena do Amarelão “O Curioso Caso da Família do Jabutino”

Ocorreu na noite desta sexta-feira (12), a culminância do primeiro projeto da Escola Estadual Indígena Francisco Silva do Nascimento. O projeto intitulado, “O Curioso Caso da Família do Jabutino, Lições Para Uma Ação Sociopolítica”.

Direcionar os estudantes ao conhecimento através de metodologias inovadoras, dinâmicas, prazerosas e eficientes, tem sido o foco do projeto pedagógico da Escola Indígena, juntos, professores e equipe gestora têm buscado alternativas que garantam a aprendizagem sem a mecanização, padronização e repetição do método tradicional, fato que têm gerado o conhecimento a partir da reflexão, ação, reflexão, (tese/antítese/síntese).

As populações indígenas tão massacrados durante os séculos, precisam mais que nunca de oportunidades educacionais reais e condizentes com as suas especificidades que lhes garatam igualdade de condições.

No 4° e último bimestre, dando continuidade ao trabalho pedagógico, uma das metodologias será a construção de materiais pedagógicos feitos pelos próprios alunos através de oficinas, o que gerará produtos finais a serem apresentados a comunidade escolar ao fim do ano letivo. Próximo ano, teremos alguns projetos em mente a serem desenvolvidos bimestre por bimestre.

Precisamos a cada dia sair da zona de conforto se quisermos de fato construir um mundo melhor e com mais justiça social.
Edvaldo Angelo

Compartilhe:

Deixe um comentário