O ex-governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, continua na insistência de sua pré-candidatura para deputado federal.
O ex-chefe do executivo potiguar, que também já foi deputado estadual, não nega também o interesse de lançar o filho, Fábio Faria, para o senado.
Pai e filho estão convictos de que terão apoio de prefeitos e da população para concretizar seus sonhos de ir juntos legislar no Planalto.
Robinson Faria condenado por improbidade administrativa
A Justiça do Rio Grande do Norte condenou o ex-governador Robinson Faria (PSD), por improbidade administrativa, pelo descumprimento às normas da Lei de Responsabilidade Fiscal no período em que administrou o Estado, entre 2015 e 2018. Faria afirmou que foi pego de surpresa e que vai recorrer da decisão. Fonte G1, veja matéria completa aqui.
A ação foi aberta em junho de 2017, quando Robinson ainda estava na gestão do estado. Pela sentença definida pelo juiz da 12ª Vara Civil de Natal, o ex-governador fica com direitos políticos suspensos por três anos, não poderá contratar com o serviço público por igual período e terá que pagar multa equivalente a 25 vezes o valor do último salário recebido.
Robinson Faria é condenado por abuso de poder econômico e está inelegível por oito anos
Houve abuso de poder econômico pelo ex-governador Robinson Faria no ano de 2018, quando buscava sua reeleição. Esse é o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), que suspendeu por oitos anos os direitos políticos do ex-governador. Decisão aconteceu nesta terça-feira (9). Matéria completa aqui.
Por quatro a três, o TRE considerou que houve abusos com inauguração de restaurantes populares no ano eleitoral e tornou Robinson Faria inelegível por oito anos. Para o presidente da Corte, o desembargador Gilson Barbosa, em seu voto de desempate pela condenação do ex-governador, “não pairam dúvidas de que as condutas consubstanciam-se em nítidos esforços enviados para a reeleição do então chefe do Poder Executivo Estadual”.
Jair Sampaio
Compartilhe: