Emenda do Deputado Jacó Jácome é destinada à Marcha para Jesus

Jacó Jácome, deputado estadual, destinou emenda parlamentar de R$120 mil para a Marcha para Jesus.

O evento, que acontece há 19 edições, conta com a participação de 80 igrejas e ações solidárias, como arrecadação de alimentos e donativos para serem doados em instituições sociais da capital.

“A Marcha para Jesus sempre contou com meu apoio pois sei da importância espiritual e social que este evento presta ao RN”, destaca o deputado.

Em seu gabinete o parlamentar recebeu os coordenadores do evento.

A Marcha

Este ano a Marcha Para Jesus será realizada sábado, dia 09 de outubro. A concentração será as 13hs ao lado do shopping Midway com encerramento no Papodromo no centro administrativo.
Entre as atrações estão os artistas Regis Danese, Wesley Santos e Marquinhos Gomes.

Compartilhe:

Inicia nesta quinta (7) venda de abadás para o Carnatal

Foto: Aura Mazda

Os abadás para a edição 2021 do Carnatal começam a ser vendidos às 12h desta quinta-feira (7). A novidade foi anunciada pelo Instagram oficial do evento, que aproveitou para reforçar que só poderão participar do evento os foliões que tiverem concretizado sua imunização (duas doses ou dose única da vacina contra covid-19). O evento ocorrerá entre os dias 9 e 12 de dezembro.

De acordo com o anúncio, as vendas serão feitas exclusivamente online através do site https://www.ingresse.com/carnatal. Os ingressos poderão ser divididos em até 6x sem juros através do aplicativo “Ame Digital”. Os blocos, no entanto, ainda não foram divulgados.

O controle de acesso para o espaço onde será realizado o Carnatal ocorrerá mediante apresentação da Carteira de Vacinação Digital ou Certificado Nacional de Vacinação, para certificar que o folião está imunizado. O certificado pode ser emitido através das plataformas ConecteSUS ou RN+Vacina.

Desde o fim de agosto, a Destaque Promoções, empresa que realiza o Carnatal, elaborou um protocolo para a realização da micareta, determinando normas desde o fluxo de pessoas até à obrigatoriedade de vacinação por parte dos participantes.

O conjunto de regras estava sob análise da área de Saúde do Governo do Estado, que decidiu que vai autorizar a realização da festa. Porém, outras condições foram exigidas pelo Executivo – e atendidas pela empresa organizadora.

Compartilhe:

Pesquisa pra deputado estadual aponta Maurício Filho como 13º mais citado entre o eleitorado do RN

PESQUISA PERFIL/AGORA RN, mostra o grande crescimento do autal vice prefeito da cidade de João Câmara/RN, jovem Maurício Caetano Filho para disputa de uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2022. Veja a baixo os números:

Lideram a corrida para deputado estadual George Soares (1%), Getúlio Rego (1%), Nélter Queiroz (0,75%), Hermano Morais (0,67%), Tomba (0,67%), Zenaide Maia (0,50%), Souza (0,50%), Kelps Lima (0,50%), Rafael Motta (0,50%), Cristiane Dantas (0,50%), Isolda Dantas (0,50%), Fernando Mineiro (0,42%), Maurício Caetano Filho (0,42%), Albert Dickson (0,42%), Vivaldo Costa (0,42%), Walter Alves (0,42%), Galeno Torquato (0,42%), Ezequiel Ferreira (0,33%), Coronel Azevedo (0,33%), Terezinha Maia (0,25%), Baba (0,25%), Dickson Nasser (0,25%), Rogério Marinho (0,25%), Ubaldo Fernandes (0,25%), Subtenente Eliabe (0,25%) e outros (2,92%). 72,52% dos eleitores consultados pelo Instituto Perfil ainda estão indecisos sobre a escolha de deputado estadual. E 10,75% afirmaram que devem votar branco ou nulo.

“É com muita alegria que vemos nosso projeto crescer em todo o estado. A última pesquisa AGORARN/Perfil nos mostra como o 13º nome mais citado entre o eleitorado do RN para deputado estadual. Seguimos firmes na luta, para que possamos construir juntos a renovação que a Assembleia Legislativa precisa”, escreveu Maurício Filho em suas redes sociais.

Compartilhe:

Em Ceará-Mirim/RN, Polícia Civil prende dois suspeitos por homicídio

Policiais civis da Delegacia Municipal de Ceará-Mirim deram cumprimento, nesta quarta-feira (06), a dois mandados de prisão temporária em desfavor de dois irmãos suspeitos pela prática do crime de vitimou Francisco Canindé Lima do Nascimento, 27 anos. Durante as diligências, foram presos: Romário Silva da Rocha, 30 anos, e Ivan Silva da Rocha, mais conhecido como “Tela”, 27 anos.

O crime aconteceu no assentamento Chico Santana, no distrito de Timbó, zona rural de Ceará-Mirim, no dia 24 de maio deste ano. Segundo as investigações, a irmã dos investigados relatou que, durante carona concedida a ela pela vítima, ao longo do trajeto, Francisco Canindé teria faltado com respeito para com ela. Quando Francisco Canindé foi tirar satisfações com ela, a irmã dos autores do crime de homicídio disse que quem resolveria por ela, seriam os irmãos, se referindo aos suspeitos do crime.

Eles foram conduzidos até a delegacia e encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Compartilhe:

Governo do RN decreta novo ponto facultativo

Os servidores do Governo do Estado terão ponto facultativo na próxima segunda-feira (11), em virtude do feriado nacional de 12 de outubro, Dia da Padroeira do Brasil. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (6). 

Dessa forma, fica declarado ponto facultativo nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual. No entanto, competirá aos dirigentes máximos da Administração Indireta, Autárquica e Fundacional do Estado dispor sobre a adesão ao ponto facultativo instituído. 

Compartilhe:

Roubos a ônibus têm redução de 69,06% na Grande Natal

Fotos de arquivo

O sistema de transporte público da Grande Natal consolidou ao final de setembro os menores índices de roubos a ônibus dos últimos quatro anos. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (SETURN), no comparativo proporcional de janeiro a setembro deste ano, foram registradas 116 ocorrências de assaltos, o que significa uma redução de 69,06% em relação ao mesmo período de 2018.

Com base nos dados fornecidos pela SETURN, que passou a contabilizar as ocorrências de assaltos a partir de 2018, os nove meses de 2021 foram os melhores desde 2018, com reduções anuais gradativas no número de ocorrências. Os dados foram consolidados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED),

No comparativo do período de janeiro a setembro entre esses anos é positivo para 2021. Neste ano foram registrados 116 roubos, redução de 26,58% em relação a 2020, quando ocorreram 158 roubos. A diminuição chega a 67,41% na comparação com 2019, naquele ano foram 356 crimes registrados. A máxima queda de 69,06% é constatada no comparativo com 2018, quando a SETURN aponta a ocorrência de 375 roubos.

Redução ano a ano

Assaltos a ônibus entre janeiro a setembro 2018: 375
Assaltos a ônibus entre janeiro a setembro 2021: 116
Redução: 69,06%

Assaltos a ônibus entre janeiro a setembro de 2019: 356
Assaltos a ônibus entre janeiro a setembro de 2021: 116
Redução: 67,41%

Assaltos a ônibus entre janeiro a setembro de 2020: 158
Assaltos a ônibus entre janeiro a setembro de 2021: 116
Redução: 26,58%

Compartilhe:

Vereadores aprovam lei que torna ‘Marcha para Jesus’ patrimônio cultural de Natal

A Câmara Municipal de Natal aprovou nesta terça-feira (5) o Projeto de Lei n° 597/2021, de autoria da vereadora Camila Araújo (PSD), que reconhece a Marcha para Jesus como patrimônio cultural de natureza imaterial do município de Natal.



“A Marcha para Jesus é um grande evento que a cada ano atrai um quantitativo maior de pessoas, tendo seu porte já comparado à participação de público que vemos no carnaval e outras festas populares. É uma grande festa que atrai também turistas, movimenta a economia, o setor de eventos e serve como grande celebração para todos que professam a fé cristã”, comentou a vereadora Camila.

Votada em regime de urgência, a matéria foi aprovada em plenário pelos vereadores durante a primeira sessão ordinária da semana e agora segue para sanção do Executivo.

A Marcha para Jesus 2021 está marcada para sábado (9), com concentração a partir das 13h nas proximidades do shopping Midway Mall. A marcha iniciará às 16h pela Av. Salgado Filho em direção ao Centro Administrativo, onde acontecerão apresentações de artistas evangélicos.

Compartilhe:

Comentário de Ney Lopes: “Julgamento de Bolsonaro em 2022”

Quando alguém olha uma pesquisa eleitoral, a primeira preocupação é saber o percentual de intenções de votos para presidente da República.

O cientista político Antônio Lavareda chama atenção para outras variáveis e fatores, que explicam e afetam as posições dos candidatos na pesquisa.

No caso da sucessão brasileira, Lavareda sugere itens fundamentais para a análise das tendências eleitorais na reeleição do presidente Bolsonaro:  avaliações sobre a conjuntura econômica e o desempenho do governo no combate à pandemia.

O primeiro ponto envolve o “bolso do cidadão”. Regra geral, o eleitor não vota por ideologia tal ou qual.

O voto é medido pela previsão de que a situação possa melhorar, comprar alimentos para a família, ter emprego e os filhos frequentarem escola.

Por tais motivos, todas as políticas de governo devem causar impactos positivos na qualidade de vida das pessoas e não apenas atenderem aos interesses do chamado “mercado”.

Há que ser compatibilizado o discurso responsável com a estabilidade das finanças públicas e a distribuição de renda, para reduzir desigualdades sociais. As duas ações são simultâneas.

A história política mostra alguns exemplos, que confirmam a preocupação prioritária do eleitor com a evolução da economia.

Em 1992, James Carville, estrategista de Bill Clinton, tornou famoso um “slogan” até hoje repetido em campanhas: “É a economia, estúpido”.

O adversário de Clinton era George Bush (pai), à frente das pesquisas. Ele acabara de ganhar a Guerra do Golfo.

Todavia, mesmo nesse contexto de glória na preservação da “segurança nacional” e “soberania”, a economia norte americana enfrentava gravíssima crise, decorrente dos gastos militares excessivos.  

Clinton percebeu o “aperto financeiro” do cidadão comum e dirigiu a sua campanha para anuncio de metas que favoreciam diretamente o bolso, sobretudo dos necessitados.

Mesmo acusado de “populista” e “demagogo”, Clinton propôs redução significativa dos gastos militares e a recuperação da competitividade das empresas norte-americanas. Teve sucesso e em 1996 foi reeleito com o PIB dos Estados Unidos superior à somatória do PIB da Alemanha e do Japão.

Diante da pandemia, o cientista político Lavareda pondera que a decisão do eleitor em 2022 para a presidência da República sofrerá grande influência da forma de combate a catástrofe epidêmica.

Realmente há exemplos históricos de candidaturas inviabilizadas eleitoralmente pelo mau desempenho de governos em guerras, conflitos ou situações semelhantes a atual pandemia.

Lyndon Johnson, presidente americano, não se reelegeu por conta do mau desempenho ao conduzir a guerra do Vietnam, mesmo tendo méritos na sua luta pelos direitos civis dos negros.

A participação americana no conflito foi marcada por polêmicas, com as cenas dos combates chocando a opinião pública americana e mundial.

Outro exemplo de derrota eleitoral, por força de falhas na condução de problema interno, foi do presidente Jimmy Carter.

Após fracassada operação militar no Irã, 52 soldados americanos ficaram como reféns nos cárceres iranianos.

Ronald Reagan, opositor de Carter, mobilizou a opinião pública e apontou a responsabilidade da Casa Branca na crise com o governo iraniano. Ganhou a eleição.

Recentemente, a vitória de Olaf Scholz na Alemanha não foi derrota de Merkel. Ele era o ministro das finanças e geriu a pandemia, não titubeando em quebrar o “teto de gastos” da Constituição alemã para favorecer as classes mais necessitadas.

Essa marca de redução das desigualdades sociais o ajudou na vitória.

Aliás, o resultado da eleição da Alemanha deve servir de exemplo, por ser um “recado” às democracias globais.

Sobretudo para o Brasil, que irá às urnas decidir o seu futuro. A população deseja maior presença e proteção do estado, optando por alternativas que priorizem o social.

Até o FMI realçou em documento, que o aumento da desigualdade social exige medidas voltadas para a abertura de mais oportunidades e redução das disparidades sociais.

O FMI sugeriu taxar ricos e empresas, que lucraram na pandemia.

Pode-se concluir, que as chances de reeleição do presidente Bolsonaro dependerão do “julgamento” do seu governo, em relação a recuperação da economia e a gestão na pandemia.

A “maioria silenciosa”, que não aparece nas pesquisas, estará atenta!

Da Tribuna do Norte | Ney Lopes

Compartilhe:

Vereador de Mossoró/RN que foi preso com arma presta esclarecimento

Nota à imprensa 

Sou cidadão de bem, trabalhador e de origem humilde, com a honrosa missão de representar o povo na Câmara Municipal de Mossoró/RN.

Esclareço que não sou investigado nem acusado de participação em venda ilegal de arma e munição.

Material apreendido em operação policial hoje (5), divulgado na mídia, como pistola, munição, colete à prova de bala, não foi encontrado sob minha posse ou na minha residência.

Tive nome citado uma vez, talvez por ser pessoa pública, em conversa entre investigados, os quais sequer conheço.

Tal fato motivou, na manhã de hoje (5), cumprimento de mandado de busca e apreensão na minha residência, no bairro Rincão.

Perguntado pela autoridade policial, confirmei existência em casa de um revólver calibre 38, herança do meu avô, nunca por mim usado.

Por esta razão, fui conduzido à delegacia, de onde fui liberado após esclarecer a situação e cumprir todos os procedimentos.

Reafirmo não possuir nenhuma ligação com os fatos geradores da investigação e continuo à disposição da Justiça e da sociedade para quaisquer esclarecimentos. 

Vereador Edson Carlos (Cidadania)

Compartilhe;