Paulo Freire: 100 anos do pensador que acreditava na educação como forma de liberdade

Hoje, 19 de setembro, é o centenário do educador Paulo Freire, um dos principais nomes da educação no Brasil e de grande influência no mundo. Ele foi o criador da “educação crítica” e pregou a pedagogia da libertação. Conheça mais sobre a história de Paulo Freire a seguir.

Paulo Reglus Neves Freire nasceu em Recife em 1921. Embora sua família fosse de classe média, presenciou a fome e a pobreza de seu povo, agravada com a crise de 1929. Por testemunhar tantas dificuldades, talvez tenha surgido daí sua indignação contra as injustiças e seu desejo de transformação da sociedade, para que se fosse menos autoritária, discriminatória e desigual.

Mesmo tendo se formado em direito e nunca exercido a profissão, realizou estudos na área da filosofia da linguagem. Tempos depois, tornou-se professor de língua portuguesa para o segundo grau. No ano de 1963, propôs um programa de alfabetização revolucionário. O método era voltado para pessoas da época que não haviam frequentado a escola.

LEIA MAIS NO LINK A BAIXO:

https://www.google.com/amp/s/www.terra.com.br/amp/vida-e-estilo/horoscopo/paulo-freire-100-anos-do-pensador-que-acreditava-na-educacao-como-forma-de-liberdade,dc0e540c8c262053a6a91736de91f49dcwxl12s7.html

Compartilhe:

Deixe um comentário