Pesquisa: Vice prefeito Maurício Filho é citado na espontânea para deputado estadual

Em pesquisa realizada pelo Instituto AgoraSei, o nome do atual vice-prefeito da cidade de João Câmara, Maurício Filho vem sendo citado, assim mostra o desejo no norte rio-grandense renovar a Assembleia Legislativa.

O nome de Maurício Filho vem “criando corpo” em todas regiões do estado, principalmente na região do Mato Grande que à mais de 30 anos não tem representante.

Para a realização do estudo, o instituto AgoraSei! entrevistou 1800 eleitores de todas as regiões do estado entre os dias 28 e 31 de agosto. Os resultados foram calculados com intervalo de confiança de 95% e com margem de erro de de 2,3% para mais ou para menos.

Veja todos os citados abaixo:

Compartilhe:

PESQUISA BG/AGORASEI/FEDERAL: Natália, Walter, Fábio Faria, Girão e Rafael lideram corrida pela Câmara; confira lista dos citados

O instituto AgoraSei!, em parceria com o Blog do BG, divulga hoje uma nova rodada de pesquisa eleitoral de olho no pleito do próximo ano. Além dos números para governador e presidente, também foi feito um levantamento para os próximos deputados estaduais e federais de forma espontânea, já que vários são os nomes dos pré-candidatos espalhados pelo estado. No estudo sobre a Câmara dos Deputados, em que os potiguares elegerão oito representantes, os deputados federais Walter Alves e Natália Bonavides lideram as intenções de voto com 0,7% das intenções de voto.

Em seguida aparecem empatados numericamente o ministro Fábio Faria e os deputados General Girão e Rafael Motta com 0,5% das intenções de voto, cada. Com 0,4% estão o deputado João Maia e o presidente da Câmara Municipal de Mossoró Lawrence Amorim.

Com 0,3%: Garibaldi Filho, Benes Leocádio e Major Brilhante. Com 0,2%: Fernando Mineiro, Beto Rosado e Robson Carvalho. Os demais nomes não superaram a marca de 0,1% das citações. Os indecisos somaram 81,5%.

Para a realização do estudo, o instituto AgoraSei! entrevistou 1800 eleitores de todas as regiões do estado entre os dias 28 e 31 de agosto. Os resultados foram calculados com intervalo de confiança de 95% e com margem de erro de de 2,3% para mais ou para menos.

Veja todos os citados abaixo:

Do BG

Compartilhe:

Tremor de terra é registrado no município de Caraúbas/RN

(12h15, hora local), um tremor de terra, de magnitude preliminar 1.8 mR, foi registrado pelas estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN na região do município de Caraúbas, no estado do Rio Grande do Norte. O último evento registrado no município ocorreu no dia 23 de agosto, às 19h57 UTC, de magnitude preliminar 1.5 mR. Até o momento desta publicação o LabSis/UFRN não obteve nenhuma informação de que moradores da região tenham escutado ou sentido o evento da última sexta-feira (3).

No dia 14 de julho, o Laboratório Sismológico da UFRN, juntamente com a Prefeitura do município de Caraúbas/RN, e a Defesa Civil municipal, instalou uma estação sismográfica no município. O objetivo da ação é estudar e mapear a atividade sísmica recente que vem ocorrendo na região. A prefeitura contribuiu com a infraestrutura local (instalação física no local), assim como a segurança do local e o fornecimento da conexão, para que o LabSis consiga, em tempo real, analisar mais rapidamente os eventos que venham a ocorrer na região.

O LabSis/UFRN permanece monitorando e divulgando toda atividade sísmica da região Nordeste do país e do estado do Rio Grande do Norte em tempo real.

Compartilhe:

Vergonha pra o governo do RN: Escola Indígena de João Câmara paralisa suas aulas por falta de água e professores

Água e professor é o mínimo, o básico, e esse básico O GOVERNO DO ESTADO DO RN não está tendo sensibilidade em garantir.

Por esse motivo estamos passando para comunicar que a partir de hoje, terça-feira, 31 de agosto de 2021, a Escola Estadual Indígena professor Francisco Silva do Nascimento, paralisa suas atividades presenciais com os alunos , decisão tomada em colegiado e acatada pelos estudantes.

Entenda!

Dia 26 de julho as escolas da Rede Estadual do RN, foram autorizadas a retornar presencialmente e desde essa data, nenhum dia depois, a escola retornou presencialmente, a gestão em comunhão com a comunidade e outras parcerias, garantiu até ontem, que não faltasse aula, merenda escolar ou água um só dia sequer.

A merenda escolar

Ao iniciarmos as aulas o estado ainda não tinha resolvido a situação, mostrando no mínimo que não haviam planejado corretamente o retorno e já íamos começar errado, sem o lanche. Então recorremos a pessoas que pudessem ajudar e compramos alguns itens com o nosso salário, Tayse e a DRAE, na pessoa de Edileide, foram muito importantes nessa parceria. Com isso e com a chegada do primeiro repasse da merenda uns 15, 20 dias despois, mesmo só podendo comprar frutas e itens da agricultura familiar. Conseguimos assumir um compromisso feito aos alunos de não deixar faltar lanche um só dia, porém, recorrendo a tudo e a todos.

Água

A escola não dispõe de água encanada e foi entregue com todos os reservatórios com defeito, com vazamentos, toda a água da caixa superior, logo desaparece. As cisternas subterrâneas foram construídas sem os cuidados mínimos e toda a água da chuva trazendo todo tipo de sujeira entra e se mistura com a água limpa que o município manda. Logo, a água só pode ser usada para banheiros, lavar a escola e regar as plantas.

Desde 2020 a escola envia ofícios e abre processos e até hoje a situação não foi resolvida por parte do governo do estado, o que tem deixado a escola sem água potável.

Desde o dia 26 do mês passado a gente pede água limpa a comunidade que já sofre por falta d’água. Ontem alguns funcionários foram pegar pequenos baldes de água em casa para fazer a merenda e lavar a louça. A água que os alunos bebem também é doada. Novamente não interrompemos as aulas um só dia em razão desse grave problema.

A empresa construtora deixou esse grave problema e muitos outros, as cisternas estão ameaçando afundar e causar acidentes. Muito problema de rachaduras em paredes, piso e demais locais. Tudo entregue com a pouca supervisão do governo do estado.

Falta de professores

A escola oferece o ensino Fundamental EJA e o Ensino Médio EJA e regular. Só dispomos no momento de 4 professores. Faltando professor de língua Portuguesa, matemática, educação física, geografia, língua Inglesa, dentre outros. Novamente buscamos parcerias e professores voluntários da comunidade estavam dando aulas gratuitamente nesses componentes. A partir de ontem não foi possível manter a parceria e tivemos que tomar a decisão de paralisar as aulas, já que o estado tem sido ausente e a morosidade em enviar os professores têm trilhado um caminho sem fim.

Cheguei a escola em 2020 e comecei a trabalhar sozinho, no ano de 2020 apenas um professor foi enviado, ou seja, os alunos foram aprovados automaticamente sem ter tido professores. Em fevereiro de 2021 chegaram alguma professores, porém não o suficiente para garantir o direito a educação com o mínimo de qualidade aos alunos. Não podemos permitir a repetição do mesmo erro esse ano.

Frente a todas as situações descritas em tela, a escola toma a decisão de paralisar as aulas presenciais até a resolução dos problemas por parte do governo do estado.

Reafirmamos o nosso desejo de trabalhar com o mínimo de condições para oferecermos um ensino de qualidade a um povo que teve e tem seus direitos básicos negados há séculos. Água e professor é o mínimo, o básico e esse básico o governo do estado não está tendo sensibilidade em garantir.

Tivemos recentemente uma reunião com o Secretário Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Norte e ele é sabedor da problemática!

Nos utilizando da justiça tão necessária no mundo atual, gostaria de esclarecer que a 16° DIREC de tudo tem feito para apoiar a escola, na pessoa de Priscila, a gestora, porém muita coisa foge das suas condições.

Texto publicado no Facebook da Escola Estadual Indígena professor Francisco Silva do Nascimento

Comunidade Escolar

Compartilhe:

Bandidos explodem posto de combustível em Tangará, no RN

Agora RN

Bandidos explodiram o escritório de um posto de combustível localizado no município de Tangará, região do Trairi Potiguar, na madrugada desta segunda-feira 6. Segundo populares que enviaram mensagens ao Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi, a ação ocorreu por volta das 03h30 da manhã.

A explosão teria sido realizada por uma quadrilha formada por sete a oito homens, que invadiram o lugar e utilizaram explosivos. A estrutura do posto São Domingos ficou parcialmente destruída e os criminosos conseguiram fugir sem deixar rastros do destino.

Compartilhe:

Vereador Silvano Carlos, e uma boa conversa com o prefeito Pedro Filho e o presidente da Câmara Tiago

Pedro Filho, Silvano Carlos e Tiago – Foto: Moisés Araújo

Na noite do último domingo (5), o vereador da cidade de João Câmara, professor Silvano Carlos teve um agradabilíssimo “encontro” no Restaurante Castelo, com o prefeito de Touros/RN prefeito Pedro Filho e o presidente da Câmara Municipal vereador Tiago de Zezinho. A boa conversa serviu pra trocarem experiências administrativa e política.

Compartilhe:

Anvisa paralisa jogo entre Brasil e Argentina; partida é encerrada

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) paralisou na tarde deste domingo (5) o jogo entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, após 5 minutos do início da partida. Posteriormente, o árbitro decidiu encerrar o jogo. A decisão de paralisar o jogo foi tomada após quatro jogadores argentinos entrarem em campo, mesmo com a determinação da agência de que teriam de cumprir isolamento no hotel para serem deportados para a Argentina.

Sem citar os nomes dos jogadores, a agência informou que os jogadores teriam descumprido as regras sanitárias brasileiras segundo as quais “viajantes estrangeiros que tenham passagem, nos últimos 14 dias, pelo Reino Unido, África do Sul, Irlanda do Norte e Índia, estão impedidos de ingressar no Brasil”. Diante da situação, há possibilidades de os jogadores serem deportados do país.

“Após reunião com as autoridades em saúde, confirmou-se, após consulta dos passaportes dos quatro jogadores envolvidos, que os atletas descumpriram regra para entrada de viajantes em solo brasileiro, prevista na Portaria Interministerial nº 655, de 2021”, informou, em nota, a Anvisa, referindo-se aos viajantes que chegaram ao Brasil em voo de Caracas/Venezuela com destino a Guarulhos.

A Anvisa informa que considera a situação “risco sanitário grave”, motivo pelo qual orientou as autoridades em saúde locais “a determinarem a imediata quarentena dos jogadores, que estão impedidos de participar de qualquer atividade e devem ser impedidos de permanecer em território brasileiro”.

Apesar das identidades não terem sido reveladas, Emiliano Martinez e Emiliano Buendia, do Aston Villa (Inglaterra), entraram em campo contra o Brentford no dia 28 de agosto, enquanto Lo Celso e  Cristian Romero, do Tottenham (Inglaterra) ficaram no banco contra Watford no dia seguinte. Os quatro declararam que não estiveram nos últimos 14 dias no Reino Unido.

O jogo estava previsto para começar às 16h na Neo Química Arena, em São Paulo pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo. O Brasil lidera a competição de forma isolada com 21 pontos.

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) publicou em suas redes sociais que o árbitro encerrou a partida entre Brasil e Argentina e a partida está suspensa. O árbitro e um comissário da partida levarão um relatório à Comissão Disciplinar da Fifa, que determinará quais serão os próximos passos. “Estes procedimentos seguem estritamente as regulamentações vigentes”, informou a entidade. “As Eliminatórias da Copa do Mundo são uma competição da Fifa. Todas as decisões que se tratam da sua organização e e o desenvolvimento são poderes exclusivos dessa instituição.”

Em nota, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lamentou profundamente o ocorrido. “A CBF defende a implementação dos mais rigorosos protocolos sanitários e os cumpre na sua integralidade. Porém ressalta que ficou absolutamente surpresa com o momento em que a ação da Agência Nacional da Vigilância Sanitária ocorreu, com a partida já tendo sido iniciada, visto que a Anvisa poderia ter exercido sua atividade de forma muito mais adequada nos vários momentos e dias anteriores ao jogo.”

Na nota, a CBF informe que que em nenhum momento, o presidente interino da entidade, Ednaldo Rodrigues, ou outro dirigente da confederação, interferiu em qualquer “ponto relativo ao protocolo sanitário estabelecido pelas autoridades brasileiras para a entrada de pessoas no país”. “O papel da CBF foi sempre na tentativa de promover o entendimento entre as entidades envolvidas para que os protocolos sanitários pudessem ser cumpridos a contento e o jogo fosse realizado.”

EBC

Compartilhe: