Tremor de terra é registrado no Rio Grande do Norte

A terra voltou a tremer no estado do Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (6). Às 18h57 UTC (15h57, hora local), um tremor de terra, de magnitude preliminar 2.2 mR, foi registrado pelas estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN, que fazem parte da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), na região do município de Lajes, no Rio Grande do Norte. O evento, de acordo com informações de moradores da região, foi sentido por algumas pessoas. O último evento registrado no Rio Grande do Norte ocorreu no início do mês (02/08), às 16h41 UTC, no município de Caraúbas. O evento, que foi escutado por uma moradora da localidade de Miranda, teve sua magnitude preliminar calculada em 1.5 mR.

O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica da região Nordeste do país em tempo real.

LabSis UFRN

Compartilhe:

Eventos sociais com até 300 pessoas são liberados no Rio Grande do Norte

A partir desta sexta-feira (6) estão liberados os eventos sociais com até 300 pessoas no Rio Grande do Norte. A liberação está condicionada à situação da pandemia em cada cidade potiguar.

De acordo com as regras estabelecidas pelo governo, os eventos só estão liberados em municípios com indicador composto na cor verde.

O último levantamento semanal publicado pela Secretaria Estadual de Saúde, no dia 2 de agosto, apontou que 138 cidades potiguares estão na cor verde. Veja aqui.

Essa é a segunda fase do calendário de reabertura de eventos sociais publicado em decreto no mês de junho.

O decreto já havia permitido a realização de eventos técnicos e científicos e a reabertura de cinemas, teatros, entre outras casas culturais.

Veja calendário de reabertura dos eventos sociais

  • Fase 1 – A partir de 23 julho de 2021, com ocupação máxima de 20% da capacidade do local, limitada à frequência máxima de 150 pessoas;
  • Fase 2 – A partir de 06 de agosto 2021, com ocupação máxima de 40% da capacidade do local, limitada à frequência máxima de 300 pessoas;
  • Fase 3 – A partir de 20 de agosto de 2021, com ocupação máxima de 60% da capacidade do local, limitada à frequência máxima de 450 pessoas;
  • Fase 4 – A partir de 03 de setembro de 2021, com ocupação máxima de 80% da capacidade do local, limitada à frequência máxima de 600 pessoas;
  • Fase 5 – A partir de 17 de setembro de 2021, permitida a ocupação de 100% da capacidade do local.

Indicador

O indicador composto é uma ferramenta que considera dados como ocupação de leitos, casos ativos e Covid-19, taxa de mortalidade, entre outros. Ele é apresentado em cinco níveis numéricos representados por três cores: verde, amarelo e vermelho.

Os eventos sociais estão condicionados a esses municípios estarem no nível verde.

Ainda de acordo com o governo, os protocolos estabelecidos, como uso de máscara e distanciamento, devem ser mantidos. A fiscalização será feita pela operação Pacto Pela Vida.

G1RN

Compartilhe:

Acusado na morte de radialista F. Gomes, comerciante Lailson Lopes é preso em Parnamirim

O comerciante Lailson Lopes, conhecido como Gordo da Rodoviária, foi novamente preso por envolvimento na morte do radialista F. Gomes. Sua prisão se deu na cidade de Parnamirim, na Grande Natal.

Os policiais tinham informações sobre seu paradeiro e de posse do mandado de prisão que foi expedido pela Vara Criminal de Caicó, o detiveram. Ele foi conduzido para a Central de Flagrantes e depois encaminhado para o Sistema Prisional onde fica a disposição da Justiça.

Entenda

No dia 16 de abril de 2019, foram julgados e condenados em sessão do júri popular, em Natal (RN), o comerciante Lailson Lopes (Gordo da Rodoviária) e o ex-pastor evangélico Gilson Neudo Soares do Amaral, por terem planejado a morte do jornalista caicoense, Francisco Gomes de Medeiros (F. Gomes).

No caso de Laildon, ele não foi preso imediatamente para cumprir a pena, por causa de recurso impetrado no Tribunal de Justiça, pelo seu advogado, Anesiano Ramos.

Já no dia 18 de fevereiro de 2020, passados mais de 1 ano, o Tribunal de Justiça decidiu por negar o recurso e a decisão foi publicada. Após 7 meses, no dia 17 de setembro de 2020, a juíza Eliana Alves Marinho remeteu os autos do processo para a comarca de origem, ou seja, Caicó, para que fossem tomadas as providências necessárias quanto ao cumprimento da decisão.

Passados outros 7 meses, no dia 14 de julho de 2021, o processo foi recebido pela comarca e, com isso, ficou concluso para decisão. Alguns dias depois, foi expedido o mandado.

Por Sidney Silva

Compartilhe:

Prefeito Carlinhos toma posse como presidente da 55ª Junta do Serviço Militar do município de Jardim de Angicos

Na manhã desta última quinta-feira, 05, o prefeito Carlinhos tomou posse como presidente da 55ª Junta do Serviço Militar do município de Jardim de Angicos.

A posse foi concedida ao prefeito pelo 1° Tenente do Exército, Granges, Delegado do Posto de Recrutamento e Mobilização 07.004, na ribeira em Natal.

“A Junta Militar é um órgão extremamente importante e nossa gestão fará dela um instrumento de cidadania perante a população”, ressaltou Carlinhos.

Compartilhe: