Gestão do Hospital Regional de João Câmara recusa receber material para instalação de Raio X, mas Prefeito em exercício Maurício Filho consegue efetuar entrega

O Prefeito em exercício Maurício Filho e o Sr. Bruno Augusto (Secretário Municipal de Saúde) efetuaram a entrega do material elétrico destinado a instalação do novo aparelho de Raio X, que já está a mais de um ano e três meses num caixote nos corredores do Hospital Regional de João Câmara. Mesmo sendo, a aquisição do material elétrico de instalação do Raio X de responsabilidade do Governo do Estado do RN, a Prefeitura Municipal de João Câmara se prontificou em doar o material e assim agilizar a instalação do equipamento tão necessário para a população de João Câmara e região.

O fato revoltante é que no ato da entrega do material na manhã desta quinta (05), mesmo após selar acordo de doação da Prefeitura para o Hospital, respeitando todos os tramites legais, com documentos assinados, com destinação de verba e compra efetuada (quase 40 mil reais em materiais), o Prefeito em exercício Maurício Filho e o Secretario Bruno Augusto foram surpreendidos com a informação que a Gestão do Hospital não iria receber o material. Essa situação revoltante só foi contornada através de ligação telefônica para o Secretário Estadual de Saúde, que prontamente autorizou e notificou os responsáveis para que imediatamente recebessem todo o material elétrico doado pela Prefeitura Municipal de João Câmara para a instalação do Raio X no Hospital Regional Josefa Alves Godeiro.

Compartilhe:

Deputado Jacó Jácome e Dr Antônio Jácome destacam o dia nacional da saúde

Hoje é o dia Nacional da Saúde

As ações implementadas nesse dia visam despertar valores relacionados a saúde, cuja definição vai muito além da ausência de doenças, pois está diretamente relacionada a presença de uma autêntica qualidade de vida no cotidiano da população.

A saúde resulta de um equilíbrio físico, orgânico e mental do nosso organismo, conquistado no dia-a-dia. Esse equilíbrio é adquirido através de vários fatores, como uma boa alimentação à base de frutas, verduras, carboidratos, proteínas, pouca gordura e muita água; um bom descanso; alguma atividade física; cuidados com a higiene pessoal; horas de lazer.

Nesta data destacamos também o SUS. O Sistema Único de Saúde – SUS é instrumento essencial para preservar vidas garantindo – mesmo desfinanciado – o acesso universal e integral à saúde com equidade.

A gestão das ações e dos serviços de saúde deve ser solidária e participativa entre os três entes da Federação: a União, os Estados e os municípios. A rede que compõe o SUS é ampla e abrange tanto ações quanto os serviços de saúde. Engloba a atenção primária, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.

Compartilhe:

Lei de Autoria do Professor Silvano Carlos reconhece o beneficiamento da castanha do Território Mendonça como Patrimônio Imaterial Cultural de João Câmara

O Projeto de Lei do Vereador Professor Silvano Carlos que reconhece o beneficiamento e produtos derivados da castanha de caju do Território Mendonça como Patrimônio Imaterial Cultural de João Câmara, é aprovado na Câmara Municipal na última sessão ordinária (02).

O Projeto de Lei que agora segue para a sanção do executivo municipal, cria um importante mecanismo de mapeamento cultural, bem como, de valorização da cultura no Município de João Câmara, especialmente, no que concerne ao povo Mendonça, que precisa cada vez mais de sua valorização e impulsionamento da sua cultura.

Segundo o Professor Silvano Carlos, ” é preciso impulsionar a principal atividade econômica do território que é o beneficiamento da castanha e sua comercialização de seus produtos. E que assim, se caracteriza como uma economia também de subsistência do povo Mendonça. O nosso Mandato está ligado as mais diversas causas sociais, e estaremos sempre buscando o reconhecimento, a luta de quem sempre fez pela nossa terra e gente”.

Compartilhe:

No RN, mortes por Covid caem pela metade em julho

As medidas de enfrentamento à Covid-19 adotadas pelo Governo do Estado e Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), atreladas ao avanço da vacinação no Rio Grande do Norte, revelam um cenário de esperança e redução do quadro pandêmico em nosso estado. Em julho, 87 dos 167 municípios potiguares não registraram óbitos por Covid, correspondendo a 52% de cidades do RN.

A secretária adjunta de saúde do RN, Maura Sobreira, atribui esse resultado ao “reflexo do reforço das ações de vigilância em saúde com medidas restritivas regionalizadas, ampliação da cobertura vacinal e qualificação da oferta assistencial nas unidades de referência que tiveram importante queda na mortalidade por Covid”.

Segundo dados do Regula RN, hoje (04), a taxa de ocupação de leitos críticos por Covid no Rio Grande do Norte é de cerca de 37% e, no momento, não há nenhum paciente aguardando por vaga em leitos Covid. Há exato um mês, o estado registrava aproximadamente 58% de ocupação em leitos críticos. Em 04 de junho, um dos momentos mais críticos da pandemia este ano, a taxa de ocupação estava em torno de 95%.

Por sua vez, de acordo com o RN + Vacina, 60% dos potiguares já foram parcialmente imunizados, o que corresponde a mais de 1,6 milhão de pessoas vacinadas no RN; e 23% das pessoas estão totalmente imunizadas, ou seja, mais de 600 mil pessoas já completaram seu esquema vacinal. O RN já recebeu mais de 2,7 milhões de doses de imunizantes contra Covid-19, e mais de 2,2 milhões já foram administradas pelas salas de vacinação em todo estado.

Dados do último indicador composto para monitoramento da pandemia pela Covid-19 no RN mostram que, entre 27 de julho e 02 de agosto, no estado, 28,1% dos municípios potiguares apresentaram uma melhora; 64,1% tiveram estabilidade; e, apenas 7,8% registraram uma piora no quadro.

Esse cenário contribui para uma redução de 67,83% de óbitos no RN, no mês de julho quando comparado ao mês anterior; além de uma redução de 67,17% em relação ao número de casos, durante o mesmo período, conforme plataforma Coronavírus RN, desenvolvida pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Lais/UFRN).

Assim, em julho, 87 municípios potiguares não registraram óbitos motivados pela Covid-19, equivalente a 52% das cidades do Rio Grande do Norte. São eles: Bento Fernandes; Breijinho; Caiçara do Vento; Campo Redondo; Governador Dix Sept Rosado; Jaçanã; Lagoa de Pedras; Rio do Fogo; São Miguel do Gostoso; Serrinha; Touros; Afonso Bezerra; Água Nova; Almino Afonso; Bodó; Caiçara do Norte; Coronel Ezequiel; Coronel João Pessoa; Cruzeta; Equador; Espírito Santo; Felipe Guerra; Fernando Pedroza; Galinhos; Goianinha; Guamaré; Ielmo Marinho; Ipanguaçu; Ipueira; Itajá; Itau; Janduís; Boa Saúde (Januário Cicco); Japi; Jardim de Angicos; Jardim do Seridó; João Dias; Jundiaí; Lagoa D´Anta; Lagoa de Velhos; Lagoa Salgada; Lajes; Lajes Pintadas; Maxaranguape; Monte Alegre; Monte das Gameleiras; Olho d´Gua dos Borges; Ouro Branco; Paraná; Parazinho; Parelhas; Passa e Fica; Passagem; Pedra Preta; Pedro Avelino; Pedro Velho; Rafael Fernandes; Rafael Godeiro; Riacho da Cruz; Riacho de Santana; Riachuelo; Santa Maria; Santa dos Matos; São Bento do Norte; São Bento do Trairi; São Francisco; São Pedro; São Rafael; São Tomé; São Vicente; Senador Georgino Avelino; Serra de São Bento; Serra do Mel; Taboleiro Grande; Taipu; Tenente Ananias; Tenente Laurentino Cruz; Tibau; Tibau do Sul; Timbauba dos Batistas; Touros; Triunfo Potiguar; Upanema; Venha Ver; Vera Cruz; Viçosa; Vila Flor. O destaque é para o município de Bodó que não registrou nenhum óbito ao longo da pandemia.

Reversão dos leitos Covid

O Governo do RN e a Sesap seguem ampliando a assistência em saúde para toda população, por meio da reversão de leitos Covid em leitos de UTI Geral para atendimento de outras patologias. Nesta semana, 27 leitos estão sendo revertidos nos municípios de Santo Antônio, Apodi, João Câmara, São Paulo do Potengi e Pau dos Ferros.

No Hospital João Machado, em Natal, já foram revertidos cinco leitos – ficando a unidade com 50 leitos de UTI Covid e 20 leitos de UTI Geral. No Hospital Coronel Pedro Germano (Hospital da PM) a reversão foi de dez leitos, mesmo número do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes, em Caicó. Em Mossoró, no Hospital Regional Tarcísio Maia são cinco leitos semi-intensivos.

Atualmente, o estado conta com 656 leitos destinados para pacientes acometidos pela Covid, sendo 317 leitos críticos e 339 leitos clínicos. De acordo com o último Boletim Epidemiológico, até 03 de agosto, o RN registrou 359.995 casos confirmados de Covid-19 e 7.106 óbitos confirmados motivados pela doença.

Compartilhe:

Câmara Municipal de João Câmara apoia a Campanha “Agosto Lilás”

“Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a
mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

A Câmara Municipal de João Câmara apoia esta causa. Junte-se você também. Não se cale, denuncie. Ligue180!
FCA EMPRENDIMENTOS

Compartilhe: