Publicado novo calendário do ciclo 4 do auxílio emergencial

O Ministério da Cidadania publicou no Diário Oficial da União, desta quinta-feira (15), a Portaria nº 645, de 14 de julho de 2021, que trata do calendário de pagamentos e saques do ciclo 4 do auxílio emergencial 2021, instituído pela Medida Provisória nº 1.039, de 18 de março de 2021.

De acordo com o calendário do ciclo 4, o crédito em poupança social digital para os cadastrados nascidos em janeiro será feito no dia 17 de julho, com o saque em dinheiro marcado para 2 de agosto. Os nascidos em fevereiro, o calendário prevê crédito para 18 de julho e o saque no dia 3 de agosto.

Veja os calendários:

Crédito em poupança social digital

Mês de nascimento Dia do crédito Janeiro 17 de julho Fevereiro 18 de julho Março 20 de julho Abril 21 de julho Maio 22 de julho Junho 23 de julho Julho 24 de julho Agosto 25 de julho Setembro 27 de julho Outubro 28 de julho Novembro 29 de julho Dezembro 30 de julho

Saque em dinheiro

Mês de nascimento Dia do crédito Janeiro 02 de agosto Fevereiro 03 de agosto Março 04 de agosto Abril 05 de agosto Maio 09 de agosto Junho 10 de agosto Julho 11 de agosto Agosto 12 de agosto Setembro 13 de agosto Outubro 16 de agosto Novembro 17 de agosto Dezembro 18 de agosto.

EBC

Compartilhe:

Pelo 2º dia seguido, bancada governista abandona sessão e impede abertura da CPI da Covid na ALRN

Pelo segundo dia consecutivo, a bancada de deputados estaduais que apoia a governadora Fátima Bezerra (PT) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte abandonou nesta quinta-feira (15) a sessão plenária e, com isso, impediu a votação do projeto de resolução que permitiria o início dos trabalhos da CPI da Covid-19 na Casa.

Com a saída dos governistas, apenas 9 deputados permaneceram no plenário. Sem quórum para a votação, o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), adiou a análise do tema para a sessão de terça-feira (20). E sugeriu que, caso a bancada governista tente manobrar novamente, vai lançar mão de artigos do regimento interno que autorizam a abertura dos trabalhos da CPI sem passar pelo plenário.

O projeto de resolução que está em discussão no plenário nomeia os membros da CPI e fixa a data para início dos trabalhos de investigação. Só com a aprovação deste ato é que os deputados podem eleger presidente e vice-presidente e designar o relator dos trabalhos, além de começar a colher os depoimentos.

Líder da oposição, o deputado Kelps Lima (Solidariedade) tem reclamado da necessidade de o projeto passar pela análise do plenário. O parlamentar lembrou que, em outras casas legislativas, a CPI é aberta por ato de ofício do presidente, sem precisar de aprovação do plenário.

“A CPI é um instrumento da minoria, tanto é que todas as constituições do Brasil preveem que basta um terço do parlamento para iniciar uma investigação contra o Executivo. A Assembleia do Rio Grande do Norte é a única que tem isso (necessidade de aprovação do plenário). Na hora que coloca (para análise do plenário), coloca a favor da maioria. E a maioria faz o silêncio ensurdecedor da bancada do governo”, afirmou Kelps.

De fato, para que uma CPI seja aberta na Assembleia, basta que um terço dos deputados assine um requerimento. No caso do RN, 8 assinaturas eram suficientes, mas 10 deputados assinaram – número acima do necessário.

A abertura da CPI da Covid-19 está travada, porém, porque o regimento interno da Casa fala na necessidade de publicação de uma “resolução” antes do início dos trabalhos. Com isso, por se tratar de uma resolução, é preciso o aval do plenário. Isso aconteceu no caso da CPI da Arena das Dunas, já em funcionamento.

Para evitar manobras como a que ocorreu nesta quarta, Kelps defende que a nomeação dos membros aconteça por um “ato da Mesa Diretora”. O deputado pediu ao Tribunal de Justiça que intervenha para determinar o início imediato dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito. O caso está sob análise do desembargador Glauber Rêgo.

Portal 98 FM

Compartilhe:

Prefeito em exercício Maurício Filho e Banco do Nordeste planejam parceria de linhas de crédito para produtores agrícolas

O Prefeito em exercício Maurício Filho e os representantes da Secretaria de Municipal de Agricultura e Banco do Nordeste realizaram uma reunião ontem 13, para planejarem a criação de linhas de crédito para os produtores agrícolas do município de João Câmara.

Maurício Filho vem demonstrando preocupação com os produtores agrícolas do município. Pois, os níveis de chuva na região estão bem abaixo do esperado, e que essas linhas de crédito podem beneficiar e ajudar esses agricultores a atravessarem a falta de chuva reduzindo possíveis prejuízos em suas lavouras.

Compartilhe:

Deputado federal Benes Leocádio confirma candidatura a governador do RN em 2022

Em contato com o jornal Agora RN, o deputado federal Benes Leocádio (Republicanos) confirmou que vai disputar a cadeira do executivo estadual nas eleições do ano que vem. “Meu nome está sendo muito bem visto nos quatro cantos do estado. Temos apoio em todos os municípios, situação que me fortalece”, disse à reportagem.

Sobre a possibilidade de fechar uma chapa para o Senado, o deputado disse que seu grupo político está discutindo dois nomes, os dos ministros Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, e Fábio Faria, das Comunicações.“Vamos discutir internamente os nomes dos dois ministros para concorrer a vaga ao Senado. Essa decisão será tomada em conjunto com o presidente Jair Bolsonaro”, ressaltou.

Benes disse que seu nome está sendo bem visto para o governo, em todas as regiões do Estado, e que tem bases eleitorais nos municípios. Ele ressalta que a disseminação de sua candidatura ocorre em função da ausência de nome para concorrer contra a atual govenadora Fátima Bezerra (PT).

Benes foi prefeito do município de Lajes por cinco mandatos e presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte por quatro mandatos, quando concorreu pela primeira vez para o legislativo federal e foi do deputado federal mais votado nas eleições de 2018 com 125.841 votos.

Compartilhe:

10 anos de saudades de Francisca Alves “Fanquinha”

Neste 15 de julho de 2021, completam 15 anos de saudades da professora e militante sindical da cidade de João Câmara/RN, Francisca Alves “Fanquinha”.

“Hoje completam 10 anos de sua partida, deixando para todos muita saudade, carinho, respeito e gratidão por tudo que vivemos ao seu lado. Eternas saudades meu amor!
Te Amo e te levarei comigo para sempre!”, escreveu o seu sobrinho Rikson Rodrigues nas redes sociais.

Compartilhe:

Flamengo supera Defensa y Justicia na estreia de Renato Gaúcho

EBC

O Flamengo não jogou bem, mas venceu o Defensa y Justicia (Argentina) por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (14) no estádio Norberto Tomaghello, na província de Buenos Aires, na estreia do técnico Renato Gaúcho no comando do Rubro-Negro. O confronto foi válido pela ida das oitavas de final da Copa Libertadores.

Agora, as equipes decidem quem fica com a vaga nas quartas de final da competição continental na próxima quarta-feira (21), em confronto realizado no estádio do Maracanã a partir das 21h30 (horário de Brasília).

Compartilhe: