Revisão obrigatória é concluída e helicóptero Potiguar 1 volta a operar no RN
O Potiguar 1 (AS 350 B2/PR-YFF), helicóptero que pertence ao Governo do Rio Grande do Norte e que desde 2002 está a serviço das instituições que compõem a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) – está de volta. A aeronave volta operar nesta sexta-feira (11), após ser apresentada à governadora Fátima Bezerra, em evento a ser realizado às 9h30, no campo de futebol do Centro Administração do Governo do RN, em Natal.
O Potiguar 1 chegou ao estado na tarde da sexta-feira passada, dia 4, e ficou na Base Aérea de Natal, em Parnamirim, para os últimos testes e calibragem de alguns componentes.
A aeronave estava em Fortaleza, no Ceará, onde foi realizada a revisão obrigatória de 144 meses de uso da máquina.
O processo de revisão de 12 anos de voo é um trabalho minucioso. Consiste em desmontar e remontar todos as peças da aeronave, testando todos os seus componentes mecânicos, elétricos e eletrônicos. Somente na manutenção e reposição de componentes, segundo a SESED, foram investidos cerca de R$ 2,9 milhões, com mais R$ 400 mil do seguro, que também é obrigatório.
O Potiguar 1
O helicóptero Potiguar 1 é uma aeronave modelo Eurocopter Ecureuil ou Esquilo. Aeronave do tipo leve, foi desenvolvida pela Aérospatiale, hoje Airbus Helicopters, sendo montada no Brasil pela Helicópteros do Brasil S.A (Helibras). Possui autonomia de voo de 662 km. Atinge velocidade máxima de 289 km/h, pesa 1,2 tonelada e tem 11 metros de comprimento, com capacidade para até seis pessoas, sendo dois tripulantes e quatro passageiros.
Estando em plena atividade, o helicóptero faz voos diários, com incursões sobre Natal, cidades da região metropolitana, área litorânea e interior do estado. Além de auxiliar na fiscalização contra possíveis roubos e captura de criminosos foragidos, a aeronave também é utilizada para sobrevoos em áreas de presídios, salvamento de pessoas no mar ou em situação de risco, em meio a áreas de vegetação densa e de difícil acesso. Comumente, também é utilizada em salvamentos aeromédicos, como transporte de pacientes ou para a transferência mais rápida a unidades de saúde distantes.
Nova cor
Outro aspecto importante no retorno da aeronave, trata-se da mudança em seu design e pintura. De acordo com o coordenador do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), Hildebrando Alves, a nova cor segue uma tendência nacional. “A cor preta torna a aeronave mais operacional. Durante a noite temos a maior capacidade de camuflagem para poder trabalhar com a polícia judiciária, o que oferece maior segurança aos tripulantes quando em voo”, disse.
Compartilhe:
Sancionada a lei que reconhece Carnaúba dos Dantas como a “Terra da Música” potiguar
Em solenidade virtual realizada a partir da Governadoria, na manhã desta quinta-feira (10), a governadora do Estado Fátima Bezerra (PT) sancionou a Lei nº 10.923/2021, que reconhece Carnaúba dos Dantas como a “Terra da Música” no âmbito do Rio Grande do Norte.
A iniciativa, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa em maio deste ano, é do deputado estadual Hermano Morais (PSB).
De acordo com o parlamentar, Carnaúba dos Dantas tem na música uma das suas mais fortes manifestações culturais. Por isso mesmo, possui alguns filhos com destaque na cena nacional. “Em 2021, comemora-se os 150 anos de nascimento de Tonheca Dantas, orgulho dos seus concidadãos e fato que reforça esse reconhecimento estadual”, declarou Hermano.
A governadora lembrou que a cidade seridoense é o berço de grandes músicos potiguares. Além de Antônio Pedro Dantas, conhecido como Tonheca Dantas, também são naturais de Carnaúba dos Dantas Felinto Lúcio Dantas e Márcio Dantas, que, segundo ela, “contam com reconhecimento nacional pela sua produção musical”.
Para o prefeito Gilson Dantas, “o reconhecimento da cidade como ‘Terra da Música’ reforça uma vocação já existente e projeta Carnaúba dos Dantas enquanto polo turístico e cultural”. Uma agenda alusiva aos 150 anos de Tonheca Dantas foi montada pela Prefeitura Municipal, com início neste final de semana.
Tonheca Dantas foi um notável compositor e maestro brasileiro, autor de uma obra de mais de mil peças musicais, dentre elas a imortalizada Valsa Royal Cinema. O maestro Felinto Lúcio Dantas, por sua vez, compôs valsas, mazurcas, dobrados e peças sacras. Já Márcio Dantas é maestro e permanece em atividade como regente da banda da cidade que agora possui o título de “Terra da Música” potiguar.
Compartilhe:
Câmara Municipal de João Câmara antecipa 50% do 13º salário de todos os servidores efetivos e comissionados nesta quinta (10)
Com medidas austeras e economicidade, o presidente da Câmara Municipal de João Câmara, vereador Gilberto Honorato vem garantindo a funcionalidade da estrutura administrativa do Poder Legislativo Municipal, valorizando o servidor público. Nesta quinta-feira, 10, os servidores da Casa recebem 50% de antecipação do 13% salário.
O valor já está disponível nas contas bancárias dos funcionários. Além de valorizar o trabalho dos colaboradores, a iniciativa ajuda a movimentar a economia local em tempo de pandemia do coronavírus. A antecipação de uma parcela do abono natalino é mais uma das conquistas obtidas pelos servidores do legislativo de João Câmara.
Fonte: FCA EMPREENDIMENTOS
Compartilhe:
Com grande atuação de Welligton, ABC reverte vantagem da Chapecoense e avança na Copa do Brasil
O que parecia improvável aconteceu em Natal. Depois de perder o jogo de ida por 3 a 1, o ABC conseguiu reverter o resultado em casa e aplicou 3 a 0 na Chapecoense no Frasqueirão. Com o resultado, o time potiguar avançou na competição e eliminou a equipe catarinense.
A vitória do ABC foi construída com gols de Marcos Antônio, Wallyson e Ederson, mas principalmente por uma atuação impressionante do goleiro Welligton, que pegou tudo na partida. E quando não pegou, a trave fez o serviço por ele, como no pênalti desperdiçado por Anselmo Ramon.
E agora?
Classificado, o ABC aguarda o rival das oitavas de final, que sairá após novo sorteio na CBF – ainda sem data marcada. A próxima fase do torneio está marcada para começar apenas no fim de julho.
GE
Compartilhe: