Ver. Fernando Guilherme: ATENÇÃO MULHERES CAMARENSES, SAÚDE!

Segundo o Ministério da Saúde / INCA / Estimativa de Câncer no Brasil, 2020, foram constatados 66.280 novos casos de câncer de mama. Apesar dos múltiplos investimentos e campanhas educativas no incentivo à prevenção, os casos são constantes e preocupantes.

O Antigo Programa RN Sustentável possibilitou parceria entre governo do RN e prefeitura de João Câmara para a criação do Centro de Referência em Oncologia, onde tocava ao estado o envio de três aparelhos importantes para diagnóstico prévio(Ultrassom Doppler, Raio X e mamógrafo digital), ao município caberia a adequação do prédio e contratação dos profissionais de saúde para realização dos atendimentos. O prédio está pronto, porém há mais de dois anos espera-se pelo cumprimento da parte do governo do estado para se consolidar o funcionamento desta importante unidade de saúde preventiva, principalmente para a saúde da mulher camarense, a qual, por exemplo, pra fazer uma simples mamografia precisa se deslocar a capital, muitas das vezes na madrugada para realizar um exame que, não fosse a ineficiência do governo do estado, tal exame se faria aqui na nossa cidade.

Como vereador venho incisivamente cobrando agilidade da SESAP para o cumprimento de sua responsabilidade, que caminha a passos de tartaruga.

Na sessão da câmara de hoje, mais uma vez, apresentei proposta que cobra explicações e posicionamento no tocante a este pleito em favor da saúde preventiva. Vale salientar que, além do município já está com o prédio pronto para receber os aparelhos do estado, o município já fez inclusive treinamento de profissionais para atuação nesta linha. Infelizmente os políticos do município que são correligionários de Fátima Bezerra, estão fechando os olhos para essa importante ação, o foco deles tem se resumido na ocupação de cargos do governo do estado.

Vamos aguardar cenas do próximos capítulos dessa incansável luta. Vou logo avisando, não vou desistir de lutar, ainda vão ter que me aguentar até a conclusão dessa conquista.

Compartilhe:

Deixe um comentário