Bomba: Garibaldi Filho poderá ser o vice de Fátima Bezerra

Uma verdadeira reviravolta política poderá acontecer no cenário potiguar para o pleito do próximo ano. O ex-governador, ex-senador e ex-ministro Garibaldi Alves Filho poderá figurar como candidato a vice-governador na chapa de Maria de Fátima Bezerra.

Conhecido por sua humildade peculiar, Garibaldi até poderia ser candidato ao Senado na chapa com Fátima, mas desde que isso facilitasse a vitória da governadora.

Porém, como existe a possiblidade de reaproximação do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, com a governadora, Garibaldi poderia ceder a vaga do Senado para o filho de Agnelo e ser acomodado como vice da filha de Dona Luzia.

Dessa forma, ficaria assim a chapa governista: Fátima Bezerra candidata à reeleição com Garibaldi Filho como vice e Carlos Eduardo como o senador de Fátima.

Seria um duro golpe nos planos da oposição no RN.

Garibaldi tem uma história na política potiguar, um nome que dispensa apresentação e de grande penetração no interior do Estado. Seu partido, o MDB, conta com mais de 40 prefeitos e dezenas de vereadores espalhados nos quatro cantos do Estado.

Com a candidatura de Garibaldi na chapa com Fátima, o primo Henrique Alves não iria manifestar nenhuma oposição e o MDB seguiria fortalecido e coeso para unir o verde e o vermelho.  

Com Carlos Eduardo na chapa majoritária de Fátima, neutralizaria o eleitorado de Natal e até poderia minimizar a ação do prefeito da capital, Álvaro Dias. Dessa maneira, o grupo governista tiraria prováveis candidatos ao Governo pela oposição, como o próprio Garibaldi e Carlos Eduardo e retiraria toda a sustentação eleitoral que poderia fortalecer o grupo oposicionista.

“É a chapa dos sonhos. Não tem pra ninguém.” Disse um observador da cena política com trânsito nas mais diferentes correntes e vertentes do cenário potiguar.

Um governista perguntou: “Será que Garibaldi aceitaria ser vice de Fátima?” A pergunta faz sentido.

Afinal, pela história e pela carreira política, um governador de dois mandatos, senador de dois mandatos, aceitar ser candidato a vice não é pra qualquer um.

Mas Garibaldi é diferente. Ele faria o gesto sem nenhum constrangimento. É seu estilo. É natural. E também há um detalhe que não pode ser deixado de lado: Caso Fátima seja reeleita, não irá concluir o segundo mandato; renuncia para disputar o Senado e entregaria o Governo ao vice, que poderia encerrar sua carreira política como governador do Estado.

Quanto ao projeto do filho Waltinho, este não seria afetado. Pelo contrário. Ganharia um palanque fortíssimo para manter seu povo e garantir sua reeleição.

Esse desenho ainda está sendo rabiscado, mas poderá ganhar arte final muito em breve.

Por Túlio Lemos

Compartilhe:

Caixa autoriza pausa ou redução de pagamento da casa própria por até 6 meses

Caixa Econômica Federal anunciou um programa de alívio no pagamento das parcelas do apartamento ou da casa própria para os próximos meses. Quem está pagando um financiamento imobiliário pelo banco poderá reduzir ou mesmo suspender o pagamento das parcelas, a depender da condição econômica.

Para pessoas que estão recebendo o auxílio emergencial ou o seguro-desemprego, o banco está permitindo a suspensão total do pagamento das prestações pelos próximos seis meses.

Os demais clientes da Caixa com financiamento imobiliário que tiveram a renda reduzida também poderão solicitar redução do valor da parcela. 

O banco está permitindo redução de 25% no valor da prestação por até seis meses e de 25% a 75% por até três meses. Nos dois casos, é preciso apresentar uma autodeclaração de perda de renda.

Já para quem apresentar comprovação documental da perda de renda pode solicitar redução de 75% a 100%, desde que não esteja recebendo seguro-desemprego ou auxílio emergencial.

Os valores reduzidos ou suspensos serão diluídos ao longo de todas as demais parcelas sem que o contrato seja estendido. Portanto, se o contrato tem, por exemplo, 30 meses a serem quitados, o valor suspenso ou reduzido será distribuído igualmente por todas essas parcelas a serem quitadas.

Para solicitar redução ou suspensão do pagamento é preciso acessar o aplicativo da Caixa chamado Habitação Caixa ou entrar em contato pelo telefone 0800 104 0104.

CNN Brasil

Compartilhe:

Polícia investiga ‘festa’ em delegacia para jovem preso no dia do aniversário de 18 anos no RN

A Polícia Civil e a Polícia Militar do Rio Grande do Norte informaram que vão abrir procedimentos administrativos para investigar uma “festa de aniversário” promovida dentro de uma delegacia para um jovem preso no dia em que completava 18 anos de idade.

O caso aconteceu no último sábado (5) em Macau, na Costa Branca potiguar, foi filmado e ganhou as redes sociais. De acordo com as imagens, policiais compraram bolo e refrigerante para “comemorar” o aniversário do rapaz, suspeito de roubar um aparelho de som de carro.

Ao chegarem à delegacia, com o suspeito detido, os policiais teriam constatado que o jovem completava 18 anos no mesmo dia.

No vídeo, militares dizem que compraram um bolo e refrigerante para comemorar o aniversário do jovem e também cantam “parabéns” para o rapaz. As imagens têm pouco mais de dois minutos.

O vídeo também mostra o bolo sendo cortado. O primeiro pedaço é oferecido à vítima do furto e o segundo é dado a mãe do suspeito, que o acompanhou até a delegacia.

Após as imagens circularem pelas redes sociais, a Polícia Militar informou que vai instaurar um procedimento administrativo disciplinar para apurar os fatos.

Já a Polícia Civil informou por meio de nota que a “suposta comemoração de aniversário do homem conduzido à delegacia de Macau não foi promovida nem era de conhecimento da instituição”, mesmo tendo acontecido dentro da delegacia.

G1RN

Compartilhe:

Jogadores da seleção brasileira decidem disputar a Copa América

Globo Esporte

Apesar de algumas insatisfações, os jogadores da Seleção decidiram que irão disputar a Copa América, que começa no próximo domingo. O Brasil estreia diante da Venezuela, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. A decisão dos atletas deve ser comunicada juntamente com um manifesto, com críticas à forma como o evento foi organizado, em meio à pandemia de Covid-19.

A tendência é que isso aconteça somente depois da partida contra o Paraguai, às 21h30 (de Brasília) desta terça-feira, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. A seleção brasileira disputará a Copa América com elenco muito parecido com o que está reunido para os jogos das Eliminatórias. Tite ainda pode chamar mais três atletas.

A lista será anunciada na quarta-feira. Desde a última segunda-feira, quando o Brasil foi anunciado como sede torneio, antes previsto para acontecer na Argentina e na Colômbia, os jogadores da Seleção passaram a discutir um possível boicote.

O tema também foi tratado junto a líderes de outras seleções sul-americanas. A falta de consenso, porém, fez com que a ideia não prosperasse. Os jogadores da seleção brasileira ficaram insatisfeitos sobretudo com a forma que o assunto foi tratado por Rogério Caboclo, que acabou afastado da presidência da CBF no domingo, após denúncias de assédio sexual e moral.

Ele esteve na Granja Comary no domingo passado (dia 30 de maio), um dia antes do Brasil ser anunciado como sede da competição, e não falou do tema com os atletas. Os jogadores pediram uma reunião com o cartola, o que aconteceu na quarta-feira. Na ocasião, líderes do elenco sugeriram a disputa de partidas adiadas das Eliminatórias na data em que deveria ocorrer a Copa América. Eles reforçaram que a insatisfação com o torneio não tinha relação com um desejo em ter férias.

A questão técnica também pesou para os atletas aceitaram jogar o torneio. Esta será a última oportunidade em que a seleção brasileira estará reunida por um longo período antes da Copa do Mundo do Catar, em 2022. Vale lembrar que a Copa das Confederações, que antigamente ocorria no ano anterior aos mundiais foi extinta.

Durante esta semana em que a disputa ou não da Copa América foi debatida internamente na Seleção, as entrevistas coletivas dos jogadores foram canceladas.

O único a se pronunciar foi o volante Casemiro, na saída de campo após a vitória por 2 a 0 sobre o Equador. O volante disse que todos sabiam qual era a posição dos atletas e da comissão técnica de Tite, mas não revelou qual era ela:

– Nosso posicionamento todo mundo sabe, mais claro impossível, Tite deixou claro nosso posicionamento e o que nós pensamos da Copa América. Existe respeito e uma hierarquia que temos que respeitar, e claro que queremos dar nossa posição – afirmou o volante, antes de prosseguir: – Queremos falar. Não queremos desviar o foco, porque isso (Eliminatórias) para nós é a Copa do Mundo. Mas queremos falar, expressar a nossa opinião, se é certo ou não, cada um vai determinar, mas queremos expressar nossa opinião, sim.

Compartilhe:

CVLI: RN fecha maio com a segunda maior redução do ano

O mês de maio foi finalizado no Rio Grande do Norte com a segunda maior redução no índice de Condutas Violentas Letais Intencionais (CVLIs) deste ano. Com base em dados da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), houve uma queda de 134 ocorrências em maio de 2020 para 106 no mesmo mês em 2021, ou seja, 20,9% a menos de registros.

A diminuição no comparativo com o ano anterior só fica atrás do mês de fevereiro, que registrou queda de 27,3%.

Ainda de acordo com a COINE, no comparativo entre maio de 2020 e 2021, os dados também apontam redução no quantitativo de ocorrências em todos os tipos criminais. Os que mais registraram diminuição foram: Lesão Corporal Seguida de Morte, que teve queda de 29 em 2020 para 13 em 2021 (-55.2%), Feminicídio, que caiu de 10 em 2020 para 4 em 2021 (-60%), e Latrocínio, que reduziu de 38 no ano passado para 31 em 2021 (-18,4%).

Em relação às quatro maiores cidades do Estado, o mês de maio de 2021 também foi de queda em relação aos cinco primeiros meses de 2020. Em Natal, foram registrados 123 crimes contra a vida neste ano, uma redução de 13,4% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizadas 142 ocorrências. Em Mossoró, os cinco primeiros meses de 2020 e 2021 resultaram em queda de 85 para 63 homicídios (-25,9%). Em São Gonçalo do Amarante, de 35 mortes em 2020 caiu para 22 neste ano (-37,1%). E em Parnamirim, foram 29 no ano passado, contra 20 em 2021 (-31%).

Mês de maio em números

Lesão Corporal Seguida de Morte:

2020: 29
2021: 13 (-55,2%)

Feminicídio:

2020: 10
2021: 4 (-60%)

Latrocínio:

2020: 38
2021: 31 (-18,4%)

Homicídio Doloso:

2020: 538
2021: 494 (-8,2%)

Intervenção Policial:

2020: 74
2021: 69 (-6,8%)

Compartilhe:

João Câmara/RN: Morre aos 108 anos a senhora Inês de França Souza

Faleceu neste domingo (6), Dona Inês de França Souza, aos 108 anos de idade, viúva do saudoso comerciante e parlamentar Melcides de Souza. 

Dona Inês é mãe do servidor público aposentado Francisco Rubens de Souza (Chiquinho de Melcides e avó do Delegado da Polícia Civil Sandro Régis e do PC Sérgio Souza).

Blog do Assis

Compartilhe:

Feminicídio: Mulher é assassinada pelo companheiro a pauladas na cidade de Parelhas

Um crime de feminicídio foi registrado na madrugada desta segunda-feira (07), por volta da 00h30min na cidade de Parelhas/RN. O fato foi na Rua Daniel Gomes de Oliveira, Bairro Maria Terceira.

Os relatos que chegam dão conta que o acusado, Vitor José da Silva Reis, de 21 anos, após o crime, dirigiu-se ao Pelotão da Polícia Militar de Parelhas, e disse que havia assassinado sua esposa, Adriele Santos, a pauladas em sua própria residência. Ele foi preso e encaminhado para a Delegacia de Plantão em Caicó (RN).

Ao chega no local indicado pelo acusado, os policiais militares encontraram a jovem caída na sala, já sem vida.

Os peritos do Instituto Técnico e Científico de Perícia – ITEP e a Polícia Civil foram acionados e realizaram a coleta de evidência e iniciaram a investigação do crime.

Ainda não foi confirmada a motivação do crime.

Por Marcos Silva

Compartilhe:

Com um a mais, ABC vence o Treze “remendado” por conta da Covid

GE

O ABC venceu o Treze por 1 a 0 na tarde deste domingo, no Amigão, na estreia dos dois times na Série D do Campeonato Brasileiro. O gol do time potiguar foi marcado por Wallyson, de pênalti, aos 25 do segundo tempo. Importante destacar que o Galo foi a campo com 14 desfalques, sendo 12 jogadores positivados para Covid-19. E, para piorar, além de já ter montado um time “todo remendado”, Fernandinho foi expulso ainda no primeiro tempo, deixando o Galo com um a menos em campo durante a maior parte do jogo.

A verdade é que Treze e ABC fizeram um jogo ruim no Amigão, sobretudo no primeiro tempo. Tanto que o ponto alto da partida antes do intervalo foi a expulsão de Fernandinho, aos 36 minutos: após tentar retardar a cobrança de uma falta do adversário, o jogador trezeano usou o cotovelo no rosto de Netinho e, por isso, recebeu o vermelho direto. Mas os times pouco construíram. Na segunda etapa, sim, houve um pouco mais de emoção. Os times pareceram mais dispostos, os goleiros participaram mais e teve o pênalti para o Elefante após toque de mão de Gabriel Cividini. Wallyson ajeitou a bola e, numa batida de segurança, abriu o placar aos 25. O Galo, com um a menos, foi perdendo as forças para uma reação. E o ABC decidiu administrar o resultado até o fim.

Compartilhe: