Município do RN registra dois tremores de terra

G1RN

Dois tremores de terra foram registrados nesta semana no município de Caraúbas, na Região Oeste do Rio Grande do Norte. O mais recente aconteceu nesta sexta-feira (4), às 11h21, e teve magnitude de 2, segundo o Laboratório de Sismologia (LabSis), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Na quarta (2), a cidade registrou outro evento sismológico. Segundo LabSis, a magnitude dessa vez foi de 1.5 e aconteceu por volta das 18h38. Os dois tremores foram registrados pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), que são operadas pelo LabSis.

Segundo o geofísico do Labsis, Eduardo Menezes, a população local de Caraúbas relatou que sentiu o tremor desta última sexta-feira – que foi de magnitude 2. De acordo o Laboratório, apenas no mês de maio, o RN teve nove tremores de terra registrados – a maioria desses eventos é considerada de baixa magnitude e não apresenta riscos à população. O LabSis reforça que o estado é um dos mais sismicamente ativos do Brasil.

Sobre a Rede Sismográfica

A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) é a organização pública responsável por monitorar a sismicidade do território nacional através de suas quase 100 estações sismográficas espalhadas pelo país.

As estações são operadas pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UnB), Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) e Observatório Nacional (ON). A RSBR conta ainda com o apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM). 

Compartilhe:

Vereador Fernando Guilherme bate forte no governo Fátima Bezerra na cobrança do Centro de Oncologia de João Câmara

Vereador Fernando Guilherme – Foto: Moisés Araújo

O líder do governo na câmara municipal de João Câmara, Fernando Guilherme, usou a tribuna na última sessão(31/05) e bateu fortemente no governo de Fátima Bezerra devido a demora no cumprimento de suas ações para a abertura do centro de oncologia na Rua da Gafuringa.

Esse centro funcionará no fortalecimento principalmente do trabalho de prevenção do câncer de mama e outras patologias. Há anos o prédio já se encontra pronto, com todas as metas cumpridas pela prefeitura na adequação do prédio, faltando o governo do estado cumprir sua responsabilidade no envio dos aparelhos (ultrassom com Doppler, mamógrafo digital e Aparelho raio-x). A construção desse importante centro de tratamento seria um marco para o município de João Câmara no avanço em serviço médicos oncológicos, fruto ainda do governo Rosalba Ciarline quando criou o programa RN Sustentável, que nasceu com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial. O programa já mudou de nome nos governos seguintes de Robinson Faria e Fátima Bezerra, e o centro de João Câmara ainda não saiu por não cumprimento das metas do governo do estado na parceria para a viabilização do serviço.

O vereador Fernando Guilherme tomou conhecimento através do secretário de saúde, Bruno Cruz, que o estado enviou no início de 2019 apenas o aparelho ultrassom com Doppler, e durante todo esse tempo ainda não viabilizou os demais. Ultimamente houve discreta intenção do governo Fátima para abrir o centro com apenas este único aparelho, proposta não aceita, pois assim não haveria cumprimento da parte do estado na parceria. Agora, depois de todo esse tempo, ainda se espera o envio dos dois aparelhos que faltam, mamógrafo digital e o aparelho raio-x.

Fernando Guilherme considerou como vergonhosa a lentidão do governo de Fátima Bezerra em resolver algo tão simples para um serviço tão importante para João Câmara e região do mato grande, onde inclusive há alguns anos já se fez até treinamentos com profissionais para atuação desta linha de prevenção.

Fernando Guilherme acionará o Ministério Público para reforçar as providências para agilidade no cumprimento da responsabilidade do estado nesta parceria, uma vez que, atualmente exames importantes na prevenção como mamografias, só são realizados em natal, mulheres de João Câmara se deslocam para capital na madrugada, quando poderiam está fazendo uso desse serviço na própria cidade, se não fosse a ineficiência e falta de consideração do governo do estado para com a capital do Mato Grande.

O vereador Fernando Guilherme ainda aproveitou a oportunidade para criticar os correligionários de Fátima Bezerra em João Câmara, os quais, segundo ele, não dão um passo na luta pela conclusão dos trâmites dessa parceria, ao contrário, lutam apenas por cargos no governo.

Compartilhe: