Seleção Brasileira: Tite confirma time e vê Brasil x Equador como ‘desafio’

CBF

Foi em novembro de 2020 que a Seleção Brasileira jogou pela última vez. Quase sete meses depois, o Brasil volta a campo nesta sexta-feira (4), contra o Equador, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022, em um jogo tratado como um grande desafio pelo técnico Tite.

Em entrevista coletiva na véspera da partida, o treinador destacou o esforço realizado para fazer com que a equipe, que tem 100% de aproveitamento nas Eliminatórias, mantenha seu ritmo de jogo e evolua após tanto tempo longe dos gramados.

“É um desafio nosso, depois de sete meses, reunir peças, dar a elas o devido treinamento, a quantificação de carga. Manter um padrão de desempenho individual e coletivo para que a gente possa ter um resultado de vitória como reflexo, como consequência de jogar bem. Esse vai ser o desfaio de uma equipe equilibrada, como tem sido nesse tempo todo. É uma equipe criativa, mas que também tem que ser solida. Criação, gol. Solidez defensiva, resultado. É o que a gente busca”, comentou.

Nos últimos dias, Tite projetou a equipe que entrará em campo contra o Equador no Beira-Rio. Perguntado durante a entrevista, o treinador confirmou os 11 iniciais da Seleção: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Richarlison, Gabriel Barbosa e Neymar.

A equipe terá apenas três titulares remanescentes (Danilo, Marquinhos e Richarlison) da última partida da Seleção, a vitória por 2 a 0 sobre o Uruguai. Ao falar sobre as mudanças, Tite avaliou algumas das novidades do time para este jogo.

“A gente consegue ajustar Fred, do (Manchester) United, que faz sua função para dar sua criatividade maior. Gabriel Barbosa porque está com ritmo e qualidade técnica, de cabeça boa, em grande momento no Flamengo. Militão, da mesma forma. Apesar de ele jogar às vezes com três zagueiros, mas ele jogou bastante com Varane, Sergio Ramos, Nacho (no Real Madrid), ele tem domínio da linha de quatro. Alex Sandro em ritmo com Danilo. Temos que harmonizar. Claro que a equipe não vai manter padrão nos 90 minutos”, ponderou.

Quando perguntado sobre as características específicas do Equador, Tite passou a palavra ao auxiliar técnico César Sampaio, que estava ao seu lado durante a entrevista. Sampaio destacou que os equatorianos gostam de travar uma disputa franca e que este embate deve resultar em um jogo muito agradável de se ver para os torcedores.

“É uma equipe muito alegre, tenho expectativa de grande jogo. Uma equipe que tem na sua mobilidade, transições, o ponto forte. Vai fazer com que tenhamos o equilíbrio para sustentá-los e que tenhamos que furar o bloqueio defensivo do Equador. O trabalho que a gente vem fazendo até aqui me traz motivação e segurança de que poderemos proporcionar para a população brasileira e os admiradores de um futebol alegre, um jogo equilibrado, e jogo de desenvoltura que vem agradar a quem estiver acompanhando”, analisou César Sampaio.

O Brasil enfrenta o Equador nesta sexta-feira (4), às 21h30, no Beira-Rio, em Porto Alegre (RS). A partida terá transmissão ao vivo para todo o país pela Rede Globo de Televisão e pelo Sportv.

Compartilhe:

Cartilha orienta gestores em ações de enfrentamento à exclusão

EBC

Entidades elaboraram a cartilha “Todos na Escola – Ações para promover a (re)inserção e a permanência de crianças e adolescentes no ambiente escolar”, com o objetivo de orientar os gestores públicos no planejamento das estratégias de enfrentamento da exclusão escolar, deixando-as mais estruturadas e resolutivas, além de reforçar a importância da implementação da busca ativa escolar de estudantes em todo o país.

A cartilha é uma realização do Instituto Rui Barbosa, por meio do seu Comitê Técnico da Educação (CTE-IRB), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Segundo o presidente do CTE-IRB, Cezar Miola, as diretrizes gerais contidas na publicação podem ser adaptadas de acordo com as especificidades locais dos municípios. “O levantamento sobre a estrutura institucional disponível no território, a definição da atribuição de cada agente da rede de proteção e a interlocução entre os diversos atores intersetoriais são algumas das questões trazidas pela publicação e que são fundamentais para planejar ações nessa área”, disse.

Dividida em 13 capítulos, a cartilha orienta sobre a adesão à estratégia de Busca Ativa Escolar (BAE), a necessidade de ações intersetoriais, o papel de cada profissional no processo de busca dos estudantes e a elaboração de diagnósticos e de planos de ação, entre outros.

A publicação traz os principais objetivos da busca ativa escolar, que incluem identificar crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de evasão, possibilidade de encaminhamento adequado para rede de proteção, promover trabalho intersetorial dos agentes públicos no combate à exclusão escolar, além de apresentar estratégias e guias que podem ser utilizados como base de trabalho.

“A pandemia agravou ainda mais as desigualdades. Em novembro de 2020, mais de 5 milhões de crianças e adolescentes não tiveram acesso à educação no Brasil, afetando principalmente aquelas dos anos iniciais do ensino fundamental. Por isso, é essencial continuar com os esforços de busca ativa, indo atrás de cada menino e menina que se encontra fora da escola, para trazê-los de volta e garantir que possam seguir estudando”, avaliou Ítalo Dutra, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.

Compartilhe:

Deputado Jacó e Antônio Jácome lamentam morte do ex-prefeito Jodoval Pontes

“Lamentamos profundamente o falecimento do ex-prefeito Jodoval Pontes, enquanto líder sindical e cidadão que amou sua terra eu e Antônio Jácome fizemos uma parceria exitosa e com muitos frutos oferecidos a cidade de Japi. Agora pedimos a Deus que conforte sua família, filhos e netos e em especial a sua companheira Selma que terão a responsabilidade de levar adiante o legado construído com muito suor por Jodoval”. disse Jacó Jácome e Antônio Jácome

Compartilhe:

Modelo com perna pesando 20 kg diz que não irá amputá-la: “Posso lidar com isso”

R7

A aspirante a modelo de 23 anos Mahogany Geter vive no Tenessee, nos Estados Unidos, e convive com uma doença crônica chamada linfedema, cujos efeitos são visíveis e dificultam consideravelmente o seu sonho atrelado ao mundo da moda.

Apesar de ter sido diagnosticada com a condição ainda bebê, após os médicos terem notado uma diferença no tamanho de seus pés, a doença não tem cura e o excesso de líquido acumulado nos tecidos moles do corpo causa um inchaço inevitável no lado esquerdo, atingindo a perna.

De acordo com o Daily Mail, Mahogany, que é a mais velha de três irmãs, disse em entrevista: “Minha mãe ficou muito preocupada quando fui diagnosticada [com a doença], mas passamos por tudo juntas. Quando criança, nunca me sentia como uma aberração da natureza, mas chorei muitas vezes.”

Ela recebe constantes ataques de pessoas maldosas sugerindo que ampute sua perna. Porém, com o apoio de sua mãe, das sessões de fisioterapia e de outras pessoas com a mesma condição, Mahogany foi aos poucos aprendendo a lidar com a situação e sua própria aparência.

Para amenizar a condição, ela passa todos os dias por massagens, aplicações de curativos compressivos e fisioterapia, além de beber muita água e evitar alimentos salgados e álcool, duas coisas que pioram a circulação.

Apesar do sofrimento e de todo o ódio que recebe nas redes sociais, ela decidiu adotar uma atitude positiva. “Se recebi essa condição é porque sou emocionalmente forte e posso lidar com isso. Tenho aprendido a me aceitar e a celebrar”, conta.

Sua condição frequentemente faz com que seja hospitalizada para tratar uma dolorosa infecção cutânea na perna como consequência da doença, o que a obriga a tomar altas doses de antibióticos.] “É realmente frustrante lidar com surtos porque eu só quero viver minha vida com mais liberdade e parece que não posso. Se eu não mantiver o controle da minha condição, tenho crises”, desabafa.

“Não estou trabalhando no momento, pois estou me concentrando em deixar minha perna melhor. Eu passo muito tempo desenhando, ouvindo música e postando conteúdo no meu canal do YouTube”, revelou.

No entanto, seu maior sonho é conseguir progredir na carreira de modelo e poder comprar uma casa para a mãe, cuidando de sua família. “Farei tudo o que puder para aumentar a conscientização sobre o linfedema e retribuir a todos que já me mostraram bondade”, finaliza Mahogany.

Compartilhe:

Com 3,7 mil solicitações de UTI Covid, maio é o mês com maior demanda no sistema de saúde do RN desde o início da pandemia

Com mais de 3,7 mil pedidos de internação de leitos críticos para Covid-19, maio de 2021 foi mês com maior demanda por assistência de saúde desde o início da pandemia no Rio Grande do Norte.

Os dados são do Sistema Regula RN, usado na administração dos leitos públicos para Covid no Rio Grande do Norte.

Até então, com mais de 3,6 mil pedidos de leitos, março passado era o mês com maior número de pedidos de internação em leitos de UTI.

O aumento foi puxado principalmente pela demanda da região Oeste potiguar. Embora a região metropolitana de Natal lidere a demanda por assistência da rede pública de saúde, o número de pedidos de maio ficou praticamente igual ao de abril e abaixo de março, enquanto a região Oeste seguiu tendência de crescimento.

Ainda no dia 20, maio já havia se tornado o mês com maior número de casos confirmados no Rio Grande do Norte.

No dia 26 de maio, o estado registrou o maior número de solicitações por um leito de UTI, em um dia, desde o início da pandemia. Foram 156 pedidos encaminhados pelas unidades de saúde à Central de Regulações para pacientes que precisam desse tipo de internação.

G1RN

Compartilhe:

Santa Cruz quer que TJD investigue a conduta dos árbitros no campeonato potiguar

O Santa Cruz deu entrada no Tribunal de Justiça Desportiva do RN com um pedido para que seja incluído na investigação que o órgão está fazendo sobre possíveis manipulação de resultados, a conduta dos árbitros que atuaram no Estadual.

Confira o teor da Nota

Diante das especulações veiculadas nos meios de comunicação e nas redes sociais sobre supostas irregularidades nos resultados de jogos do Campeonato Potiguar, e diante dos ultimos acontecimentos de ordem pública, o Santa Cruz  solicitou ao TJD/RN, que que inclua no processo de investigação em trâmite no órgão, iniciado pela FNF, a conduta dos árbitros no campeonato potiguar, para que promova rigorosa apuração sobre os supostos fatos ocorridos e em caso de comprovação de irregularidades que se aplique as penalidades cabíveis.

A Nota do Santa Cruz  diz ainda que igualmente seja remetido à notícia de possíveis irregularidades ao conhecimento do Ministério Público, na pessoa do Dr Luís Eduardo Marinho.

E por fim afirma que  o objetivo não é atingir qualquer pessoa, mas sim que se tire a limpo a lisura da nossa competição, e que se puna de forma exemplar os erros e condutas irregulares cometido por quem quer que seja.

98 FM

Compartilhe: