Treino da Seleção Brasileira indica Gabigol como titular contra o Equador

Apesar da principal atividade ter sido fechada, o treino desta quarta-feira (2) indicou que Gabigol , do Flamengo, deve ser o titular da Seleção Brasileira no confronto de sexta no Beira-Rio, contra o Equador , pelas Eliminatórias da Copa de 2022. Em compensação, Everton Ribeiro não foi a campo. Já Rodrigo Caio voltou a treinar com os companheiros.

No último treino na Granja Comary, em Teresópolis, antes da viagem a Porto Alegre, Tite realizou um trabalho tático fechado. Entretanto, antes de a CBF TV encerrar a transmissão, foi possível ver o treinador conversando com os 11 titulares. Gabigol estava entre eles.

Não foi a única mudança. Renan Lodi, que vinha sendo titular, deu lugar a Alex Sandro, assim como a entrada de Fred no lugar de Douglas Luiz, suspenso. Já Everton Ribeiro, cotado para jogar, trabalhou em separado do grupo pelo segundo dia seguido. Na terça-feira o meia do Flamengo fez um regenerativo, enquanto nesta quarta não foi nem a campo.

O time titular que deve começar contra o Equador será formado por: Alisson, Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Fred, Richarlison, Lucas Paquetá, Neymar e Gabigol.

Seleção Brasileira enfrenta o Equador nesta sexta-feira, às 21h30. Depois, encara o Paraguai, em Assunção, antes de estrear pela Copa América.

IG

Compartilhe:

Governo do RN elabora protocolo para acelerar atendimento das ações da Defesa Civil

Fotos: Pedro Santiago/SESED

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) deu início à elaboração de um plano de ação para dar celeridade ao atendimento das ações realizadas pela Defesa Civil Estadual em casos de eventos adversos, como alagamentos, desmoronamentos, explosões, chuvas intensas, secas e estiagens, incêndios florestais, e até mesmo pandemias.

Para isso, um primeiro encontro, realizado nesta quarta-feira (2), reuniu coordenadores e representantes das defesas civis municipais de Natal, Parnamirim, Macaíba, Ceará-Mirim e Extremoz, que estão formatando o protocolo que deve ser adotado já a partir do atendimento feito pelos operadores do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, o CIOSP.

Em outras palavras, significa dizer que, já a partir de agora, com a chegada de mais um período chuvoso, os agentes que atuam na segurança pública passarão a adotar um sistema padronizado de acionamento e trabalho integrado para atender a população em ocorrências que envolvam toda e qualquer ação que necessite da Defesa Civil – seja com salvamento e resgate de vítimas e/ou isolamento de áreas afetadas por desastres de todos os portes.

Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Marcos Carvalho explica que o objetivo, neste primeiro momento, é que o protocolo seja implantando nas cidades que compõem a Grande Natal, sendo posteriormente adotado por todos os demais municípios potiguares.

“Nossa missão é prestar um atendimento cada vez mais rápido e mais eficaz, de modo que possamos mitigar os efeitos danosos dos desastres à população”, ressaltou o tenente-coronel Carvalho.

Além de Carvalho, também participaram da reunião o coronel Kleber Macedo, diretor do CIOSP, major André, e os coordenadores das defesas civis municipais Fernanda Jucá (Natal), Laura Morais (Macaíba), César Lourenço (Extremoz), Aretuza Kaline (Ceará-Mirim) e George Bezerra (Parnamirim).

Compartilhe:

MP investiga nepotismo em Macaíba

O Ministério Público estadual instaurou inquérito civil para “investigar nepotismo no Município de Macaíba, no ano de 2021, tendo em vista a nomeação de parentes de vereadores para cargos na administração pública”.

A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (2) e tem como investigado o prefeito de Macaíba, Edivaldo Emídio da Silva Júnior.

O documento é assinado pela promotora de Justiça Ana Patrícia Montenegro de Medeiros Duarte.

Gustavo Negreiros

Compartilhe:

Grupo de professores ministram aulas gratuitas para o Enem pelo interior do RN

Foto: Divulgação

Três professores da rede de ensino particular de Natal, estão percorrendo o estado em uma verdadeira peregrinação em prol da Educação.

O “Na Estrada Pro Enem” foi idealizado pelo professor de Língua Portuguesa @ozildosegundo, que em 2021 acompanhado dos professores @mralexalvarez (Matemática) e @olavovitorino (Geografia), já percorreram 1.237 KM, visitando 12 municípios, sendo 75h de aulas ministradas para mais de 400 estudantes da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte.

“Diante de um período atípico que está sendo 2020/2021, em que a maioria dos estudantes da rede pública foram prejudicados pela falta de aulas, o nosso aulão tem como objetivo minimizar os impactos negativos na aprendizagem deles e ajudá-los a desenvolver uma boa prova do ENEM”, disse @ozildosegundo.

Os aulões são desenvolvidos respeitando os protocolos de biossegurança, como: limitação de participantes, distanciamento, conferência de temperatura, uso de máscara e álcool obrigatórios.

A ideia dos professores com o projeto é alcançar todas as regiões do RN. Por isso, para levar o grupo até a sua cidade é simples! Basta entrar em contato com algum deles e agendar uma possível data.

Diante das adversidades do momento e principalmente da falta de aulas na rede pública estadual, projetos como esse só tendem a somar perante as diversas dificuldades que a educação potiguar apresenta.

Compartilhe:

Governador do Amazonas é alvo de operação da Polícia Federal

O governador do Amazonas, Wilson Lima, é um dos alvos da quarta fase da Operação Sangria, da Polícia Federal (PF), nesta quarta-feira (2). Na ação, que apura supostas fraudes em licitação e desvios de recursos públicos durante a pandemia da covid-19, estão sendo cumpridos  19 mandados de busca e apreensão e seis de prisão temporária nas cidades de Manaus e Porto Alegre, além de sequestro de bens e valores.

As buscas estão sendo feitas na casa de Wilson Lima, na sede do governo do Amazonas, na Secretaria de Saúde, na casa do secretário de Saúde, Marcellus Campêlo. A casa do dono do Hospital Nilton Lins e o hospital também estão na lista.

Crimes

Segundo a PF, há indícios de que funcionários da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas realizaram contratação fraudulenta para favorecer um grupo de empresários locais para a construção de um hospital de campanha, sob orientação da cúpula do governo do estado. “Esse local não atende às necessidades básicas de assistência à população atingida pela pandemia covid-19, bem como coloca em risco de contaminação os pacientes e os funcionários da unidade”.

Os contratos assinados em janeiro de 2021 com o governo do Amazonas para serviços de conservação e limpeza, lavanderia hospitalar e diagnóstico por imagem no hospital de campanha têm indícios de irregularidades no processo licitatório, prática de sobrepreço e não prestação de serviços contratados.

Fraudes

Os indiciados poderão responder pelos crimes de fraude à licitação, peculato e pertencimento a organização criminosa e, se condenados, poderão cumprir pena de até 24 anos de reclusão.

EBC

Compartilhe:

Governo formaliza contrato com Fiocruz para vacina de Oxford

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinou nesta última terça (1º) contrato de transferência de tecnologia com a AstraZeneca para a produção de vacina contra a covid-19 totalmente fabricada no país. O contrato formaliza processo já iniciado de compartilhamento de inovações pela AstraZeneca em consórcio com a Universidade de Oxford com a Fiocruz.

No ano passado, o governo assinou um contrato preliminar de encomenda tecnológica que fixou parâmetros para a aquisição de doses da vacina Oxford/AstraZeneca e para a transferência de tecnologia à Fiocruz, que passou a atuar como uma parceira no consórcio.

O 1º lote de doses da Oxford/AstraZeneca foi importado. Em seguida, a Fiocruz passou a fazer o envase e finalização do processo a partir do recebimento dos ingredientes farmacêuticos ativos (IFAs) vindos do exterior, no caso da China.

De acordo com a fundação, a estrutura de fabricação já recebeu certificado de boas práticas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A fase seguinte é o treinamento e preparação do IFA a ser produzido no Brasil, o que deve ocorrer em junho.

Compartilhe: