Com câncer, Bruno Covas decide se licenciar do cargo de prefeito de São Paulo

Com câncer no sistema digestivo, Bruno Covas (PSDB) irá se licenciar do cargo de prefeito de São Paulo por 30 dias para realizar o tratamento contra a doença. A informação foi confirmada à CNN pelo vice-prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Em nota, a prefeitura de São Paulo afirmou que o tucano precisará se dedicar integralmente ao tratamento de novos focos da doença, o que “não será compatível com as suas responsabilidades e compromisso com a cidade e os paulistanos”. O ofício com o pedido de afastamento será enviado nesta segunda-feira (3).

Para a mudança da chefia da capital, é preciso que seja aprovado um projeto de lei na Câmara Municipal de São Paulo. Ricardo Nunes afirmou que enviará ao presidente da Casa, Milton Leite (DEM), o pedido para que a licença de 30 dias de Covas seja a partir de terça-feira (4).

O presidente da Câmara Municipal, Milton Leite (DEM), informou que assim que notificado dará publicidade ao pedido de licença médica e comunicará o vice-prefeito que passa a responder pelo comando da cidade. Segundo Leite, o processo é meramente formal, não havendo necessidade de qualquer tipo de aprovação pela Casa. Nunes disse que conversou com o prefeito Bruno Covas, que informou estar seguindo uma orientação médica para que fique em repouso.

Tratamento e internação

Na última terça-feira (27), Bruno Covas, que tem 40 anos, recebeu alta hospitalar após internação no hospital Sírio-Libanês. Segundo o boletim médico, ele recebeu tratamento quimioterápico e imunoterápico, ambos “bem tolerados”. Com a liberação do hospital, Covas prossegue com aplicações dos tratamentos com duração de 48 horas a cada duas semanas, informou o boletim.

Em post feito no Instagram, Bruno Covas publicou o boletim médico de sua alta. “Partiu casa! Mais uma vitória entre muitas batalhas. Agradeço a todos pelas rezas, orações e pensamentos positivos. O tratamento continua. O carinho e força que recebi durante todos esses dias são essenciais para continuar lutando e acreditando”, escreveu na publicação.

Quando foi internado pela última vez, a equipe médica encontrou novos pontos de câncer em Covas, que desde 2019 foi diagnosticado com a doença no trato digestivo. No dia 21 de abril, os médicos informaram que o prefeito apresentou também acúmulo de líquidos nos pulmões e no fígado.

No dia 16 de abril, o prefeito também usou as redes sociais para comentar o boletim médico em que foi revelado que ele apresenta novos pontos de câncer no fígado e nos ossos. “Abaixar a cabeça!? De jeito nenhum. Vou seguir lutando. Ainda tenho muito trabalho a fazer. Obrigado a todos pelo carinho de sempre. Rezas, orações, pensamentos positivos que recebo de todos os cantos me fazem mais forte nessa batalha. #forçafocoefé”, escreveu Covas, no Instagram.

CNN BRASIL

Compartilhe:

Globo vence o América/RN e conquista o 1º turno do Campeonato Potiguar

Foto: Alexandre Lago

Com dois gols marcados logo no início do segundo tempo, o Globo venceu o América/RN e conquistou a Copa Cidade do Natal, o 1º turno do Campeonato Potiguar 2021 em partida realizada na tarde deste domingo (2), na Arena das Dunas.

Negueba abriu o placar as 3 minutos da segunda etapa e Leozinho ampliou logo em seguida aos 5 minutos. O alvirrubro jogava pelo empate para ser o campeão. O Globo já tem vaga garantida na finalíssima do Campeonato Potiguar 2021.

JS

Compartilhe:

Petrobrás vende participação em parque eólico em Guamaré/RN

Parque Eólico – Foto: Moisés Araújo

Devagar, sem fazer marola, a Petrobrás vai executando o seu plano de desinvestimento no RN.

Agora foi a venda de sua participação nos parques Eólicos Mangue Seco 3 e Mangue Seco 4, em Guamaré, por R$ 78,2 milhões.

O comprador foi a Wobbben Windpower, que já participava do empreendimento.

Roda Viva

Agentes de segurança pública do RN recebem quarta remessa de doses contra o coronavírus

As forças de segurança pública do Rio Grande do Norte recebem, nesta última sexta-feira (30), a quarta remessa com doses de vacina contra o coronavírus. Está é a primeira com imunizantes da fabricante Astrazeneca, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e contará com 1.038 doses.

Iniciada no dia 7 de abril, a vacinação destinada aos agentes de segurança recebeu anteriormente três remessas do imunizante CoronaVac, da biofarmacêutica chinesa Sinovac Biotech, em parceria com o Instituto Butantan, que resultou na aplicação da vacina em 3.118 servidores estaduais. Com a aplicação destas 1.038 novas doses, que serão feitas ao longo da próxima semana, o Estado somará 4.156 agentes de segurança pública vacinados com a 1a dose dos imunizantes.

No RN, estão aptos a receber a aplicação da vacina os servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), Polícia Penal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal Federal, Forças Armadas, agentes públicos das guardas municipais e de trânsito.

De acordo com nota técnica produzida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SEAP), estão sendo priorizados os profissionais mais expostos às ações de combate à Covid19, de maneira escalonada e proporcional, que atuam nas seguintes situações:

  • Trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes;
  • Trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar;
  • Trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a Covid-19;
  • Trabalhadores envolvidos nas ações de implantação e monitoramento das medidas de distanciamento social, com contato direto com o público, independente da categoria.

Instituições/Efetivo/Doses

Polícia Militar
Efetivo: 8.264
Doses: 1.358

Polícia Civil
Efetivo: 1.307
Doses: 215

Corpo de Bombeiros
Efetivo: 630
Doses: 101

ITEP
Efetivo: 526
Doses: 86

Polícia Penal
Efetivo: 1.359
Doses: 223

Polícia Federal
Efetivo: 273
Doses: 44

Polícia Rodoviária Federal
Efetivo: 284
Doses: 47

Polícia Penal Federal
Efetivo: 255
Doses: 43

Guarda Municipal (Prefeituras)
Efetivo: 1.506
Doses: 227

STTU (Prefeituras)
Efetivo: 309
Doses: 28

Forças Armadas
Efetivo: 8.139
Doses: 745

Total
Efetivo: 22.723
Doses: 3.118

Compartilhe: