Instituto emite alerta de fortes chuvas para 137 cidades do RN

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de fortes chuvas para 137 municípios do Rio Grande do Norte. O comunicado de perigo potencial por causa das chuvas é válido até às 11h desta sexta (16).

De acordo com o instituto, a previsão é de chuvas com intensidade de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com baixo risco de alagamentos e descargas elétricas.

Confira as cidades sob alerta:

Acari
Afonso Bezerra
Alexandria
Almino Afonso
Alto Do Rodrigues
Angicos
Antônio Martins
Apodi
Areia Branca
Augusto Severo
Açu
Baraúna
Barcelona
Bento Fernandes
Bodó
Caicó
Caiçara Do Norte
Caiçara Do Rio Do Vento
Campo Redondo
Caraúbas
Carnaubais
Carnaúba Dos Dantas
Cerro Corá
Coronel Ezequiel
Coronel João Pessoa
Cruzeta
Currais Novos
Doutor Severiano
Encanto
Equador
Felipe Guerra
Fernando Pedroza
Florânia
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Galinhos
Governador Dix-Sept Rosado
Grossos
Guamaré
Ielmo Marinho
Ipanguaçu
Ipueira
Itajá
Itaú
Jandaíra
Janduís
Januário Cicco
Japi
Jardim De Angicos
Jardim De Piranhas
Jardim Do Seridó
Jaçanã
José Da Penha
João Câmara
João Dias
Jucurutu
Lagoa D’Anta
Lagoa De Velhos
Lagoa Nova
Lajes
Lajes Pintadas
Lucrécia
Luís Gomes
Macau
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Messias Targino
Monte Das Gameleiras
Mossoró
Olho-D’Água Do Borges
Ouro Branco
Paraná
Parazinho
Paraú
Parelhas
Passa E Fica
Patu
Pau Dos Ferros
Pedra Grande
Pedra Preta
Pedro Avelino
Pendências
Pilões
Portalegre
Porto Do Mangue
Poço Branco
Pureza
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riacho Da Cruz
Riacho De Santana
Riachuelo
Rodolfo Fernandes
Ruy Barbosa
Santa Cruz
Santa Maria
Santana Do Matos
Santana Do Seridó
Santo Antônio
Senador Elói De Souza
Serra Caiada
Serra De São Bento
Serra Do Mel
Serra Negra Do Norte
Serrinha
Serrinha Dos Pintos
Severiano Melo
São Bento Do Norte
São Bento Do Trairí
São Fernando
São Francisco Do Oeste
São José Do Campestre
São José Do Seridó
São João Do Sabugi
São Miguel
São Miguel Do Gostoso
São Paulo Do Potengi
São Pedro
São Rafael
São Tomé
São Vicente
Sítio Novo
Taboleiro Grande
Taipu
Tangará
Tenente Ananias
Tenente Laurentino Cruz
Tibau
Timbaúba Dos Batistas
Touros
Triunfo Potiguar
Umarizal
Upanema
Venha-Ver
Viçosa
Água Nova

Grande Ponto

Caixa Econômica antecipará calendário do auxílio emergencial

Depois de antecipar em duas semanas, o saque da primeira parcela da nova rodada do auxílio emergencial, a Caixa Econômica Federal poderá fazer o mesmo com as demais parcelas, disse hoje (16) o presidente do banco, Pedro Guimarães. Segundo ele, a medida será tomada se o calendário da primeira parcela funcionar bem.

“A partir da avaliação do pagamento deste primeiro ciclo, poderemos também antecipar os pagamentos dos Ciclos 2, 3 e 4. Vamos avaliar como será este fluxo de pagamento e, se for como imaginamos, anteciparemos os outros meses”, disse Guimarães em entrevista coletiva para detalhar a antecipação do calendário de saques.

Ontem (15) à noite, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a diminuição do intervalo entre o depósito do auxílio emergencial nas contas poupança digitais e o início da retirada em espécie do benefício. O prazo de saques da primeira parcela, que seria de 4 de maio a 4 de junho, passou para 30 de abril a 17 de maio.

Assista na íntegra:

EBC

Ubaldo e Jacó são eleitos dirigentes da comissão de defesa do consumidor

A Comissão de Defesa do Consumidor, dos Direitos Humanos e Cidadania foi instalada e promoveu a eleição dos dirigentes em reunião remota realizada na manhã desta sexta-feira (16). Os deputados Ubaldo Fernandes (PL) e Jacó Jácome (PSD), foram eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente, do grupo de trabalho. A deputada Eudiane Macedo (Republicanos) também é membro titular da comissão. 

“Nosso objetivo é zelar pelos direitos dos consumidores do Rio Grande do Norte através de audiências públicas, proposições e análises de projetos que passarão a tramitar no âmbito desta comissão. Não queremos projetos engavetados ou demorando nas comissões”, disse o presidente Ubaldo Fernandes.  

O deputado Jacó Jácome endossou a fala do colega de trabalho. “Estou motivado a ajudar com os trabalhos desta comissão. É uma comissão aglutinada com outras, de forma que temos um grupo amplo e com grande importância. Nos dias atuais temos muito o que discutir sobre o que está acontecendo no Brasil, sobretudo na defesa do consumidor”, disse. 

As reuniões da Comissão de Defesa do Consumidor, dos Direitos Humanos e Cidadania acontecerão às terças-feiras, das 8h30 às 9h30, de forma remota. Os eleitos têm mandato de um ano, igual período de permanência dos demais membros.

Composição  

Titulares: presidente Ubaldo Fernandes (PL) , vice-presidente Jacó Jácome (PSD), Eudiane Macedo (Republicanos).Suplentes: Isolda Dantas (PT), Dr. Bernardo (MDB) e Kleber Rodrigues (PL).

Vereador Marcos Farias solicita execução de pavimentação e prefeito Júlio César atende

O vereador da cidade de Ceará Mirim/RN, Marcos Farias continua o trabalho de fiscalização, requerimentos e projetos para seu município.

“Requerimento do nosso mandato feito ao nosso prefeito Júlio na casa legislativa para executar a obra de pavimentação da Rua Guaporé no Planalto que de pronto foi atendido e aceito por nosso prefeito e hoje dia 14 de abril a equipe da secretaria de urbanismo já estava fazendo as medições e até o final deste ano estará pavimentada. Obrigado prefeito pelo trabalho maravilhoso que o Sr. está fazendo a frente da prefeitura de nossa cidade”, disse o vereador.

Instagram testa recurso que deixa usuários decidirem se querem ver curtidas

Instagram está testando um recurso que deixará os usuários decidirem se querem esconder as curtidas em suas próprias postagens ou nas postagens de pessoas que eles seguem.

Inicialmente, a opção será oferecida a um pequeno grupo de pessoas de todo o mundo, nesta quarta-feira (14). Os usuários também poderão optar pelo modo antigo, que inclui a visualização das curtidas.

O Instagram começou a testar a opção de esconder as curtidas em postagens em 2019, primeiro no Canadá e, depois, ao redor do mundo. Enquanto os seguidores não podiam mais ver o número total de curtidas que uma postagem recebeu, os donos da conta ainda conseguiam, segundo o Instagram anunciou na época. Quem clicasse, poderia ver a lista completa de contas que curtiram a postagem, mas não poderiam ver o número total de likes.

O teste foi feito “para entender se isso aliviava um pouco da pressão” para usuários, quando eles postam na plataforma, conforme um porta-voz do Facebook, empresa proprietária do Instagram. Algumas pessoas  consideraram  que o recurso seria benéfico, mas outras ainda queriam ver a contagem de curtidas, para identificar o que estava popular, disse o porta-voz. 

CNN

56% rejeitam governo Bolsonaro; 34% aprovam

Pesquisa PoderData realizada nesta semana (12-14.abr.2021) com 3.500 pessoas em todo o país indica que a desaprovação ao governo federal parece ter chegado ao pico, com certa estabilidade em relação ao levantamento anterior, feito 15 dias antes. A rejeição ao trabalho do presidente Jair Bolsonaro bateu novo recorde e segue em trajetória de alta.

A pandemia de coronavírus registrou as piores marcas de mortes nas duas semanas anteriores. A economia está parada em algumas grandes cidades, com muitas notícias de negócios (sobretudo no comércio) indo à falência. O Planalto se prepara para enfrentar a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid. Mesmo nesse cenário adverso, o governo federal teve sua taxa de desaprovação oscilando negativamente de 59% para 56%.

Essa redução de 3 pontos percentuais está dentro da margem de erro do levantamento do PoderData, que neste estudo é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos. A rigor, não houve mudanças: a desaprovação ao governo não aumentou nem diminuiu, o que não deixa de ser um resultado positivo para Jair Bolsonaro.

O mesmo vale para os que dizem aprovar o governo federal. Quinze dias antes, eram 33%. Agora, 34%. De novo, é uma variação dentro da margem de erro. Nada mudou e o presidente da República segue mantendo 1/3 do eleitorado a favor de sua administração no Planalto.

A pesquisa foi feita pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é realizada em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes. Foram 3.500 entrevistas em 512 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 3.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

Quem mais aprova o governo Bolsonaro:

homens (41%);
pessoas de 45 a 59 anos (40%);
moradores da região Sul (48%);
quem tem só o ensino fundamental (37%);
quem recebe mais de 10 salários mínimos (53%).

Quem mais desaprova:

mulheres (60%);
pessoas com 60 anos ou mais (69%);
moradores das regiões Centro-Oeste e Nordeste (62% em cada);
quem tem ensino superior (66%);
quem recebe de 5 a 10 salários mínimos (60%).

TRABALHO DE BOLSONARO

A pesquisa PoderData mostra ainda que a rejeição ao trabalho do presidente Jair Bolsonaro bateu novo recorde e segue em trajetória de alta. Há duas semanas era de 53%. Agora, são 55% os que consideram a atuação do chefe do Executivo como “ruim” ou “péssima”.

Os que acham o desempenho do presidente “ótimo” ou “bom” são 26% –o mesmo registrado duas semanas antes. Outros 18% afirmam ser “regular”. As taxas tiveram variação dentro da margem de erro da pesquisa (1,8 ponto percentual).

Quem mais aprova Bolsonaro:

homens (32%);
pessoas de 45 a 59 anos (32%);
moradores da região Norte (31%);
quem tem só o ensino fundamental (27%);
quem recebe mais de 10 salários mínimos (35%).

Quem mais rejeita:

mulheres (57%);
jovens de 16 a 24 anos (73%);
moradores da região Centro-Oeste (59%);
quem tem ensino superior (66%);
quem recebe de 5 a 10 salários mínimos (67%).

OS 18% QUE ACHAM BOLSONARO “REGULAR”

No Brasil pergunta-se se os eleitores acham que o governante faz um trabalho ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo. A “turma do regular” (18%) é sempre uma incógnita.

O PoderData cruza as respostas desse grupo com os que aprovam ou desaprovam o governo como 1 todo. Os dados mostram que a proporção daqueles que enxergam o trabalho de Bolsonaro como “regular” e hoje aprovam seu governo é de 51%.

O levantamento indica que a aprovação teve um crescimento expressivo no grupo. Passou de 34% para 51% em duas semanas –alta de 17 pontos percentuais. A desaprovação despencou de 46% para 33% –queda de 13 pontos percentuais.

PODER360

Vereador Raniere Barbosa destina 130 mil em emendas impositivas para ações de fomento ao turismo por meio de iniciativas culturais

“A Cidade do Sol, margeada por mares e rios, tem vegetação viva e atraente, e, além de turística, é inteiramente cultural. Assim, por entender a vocação de Natal para o turismo, nosso mandato busca articular, continuamente, mesmo diante das condições adversativas acentuadas pela condição pandêmica, meios de viabilização das atividades trabalhistas/comercial dos que dependem dos segmentos diretamente afetados pelas medidas restritivas necessárias para minimizar a disseminação da Covid-19”.

A partir dessa perspectiva, o vereador Raniere Barbosa esteve reunido, nesta quinta-feira (15), com o secretário de Turismo de Natal, Fernando Fernandes, para apresentar duas emendas impositivas, destinadas por seu mandato, para o fortalecimento do fluxo turístico. Desta vez, a emenda será no valor de 130 mil reais a ser aplicada para implantar e desenvolver o projeto “S

Governadora Fátima lança programa de concessão gratuita de CNH

Com investimento inicial de R$ 600 mil, a governadora Fátima Bezerra lançou nesta quinta-feira (15), o Programa CNH Popular, voltado para regularizar a situação de trabalhadores que vivem na informalidade, dirigindo veículos automotores sem habilitação, além de possibilitar a geração de emprego e renda para os que desejam trabalhar como motorista de aplicativos, motoboy, taxista ou qualquer outra atividade que exija a Carteira Nacional de Habilitação.

“Todos nós sabemos a importância que tem a Carteira Nacional de Habilitação. Ela é uma ferramenta importante de trabalho. Com ela, a pessoa está credenciada a buscar trabalho e ter uma renda, uma oportunidade de garantir o sustento de sua família”, destacou a governadora. Fátima Bezerra elogiou a dedicação e o compromisso dos servidores do Detran e do Gabinete Civil para viabilizar a implementação do programa.

As inscrições começam nesta sexta-feira (16), a partir das 10h, na página do Detran na internet, e vão até 30 de abril. O benefício pode ser pleiteado pelos cadastrados no Bolsa Família e em programas assistenciais do estado do RN, como agricultores familiares, pescadores artesanais, pequenos produtores rurais.

A CNH Popular, que abrange a primeira habilitação e mudanças de categoria para quem já é habilitado, isenta o candidato do pagamento de taxas e das despesas referentes aos cursos teóricos e práticos de direção veicular, ministrados pelos Centros de Formação de Condutores (CFC).

Para 2021 serão 353 vagas, distribuídas da seguinte forma: 200 para Primeira Habilitação Categoria “A”, 111 para Primeira Habilitação Categoria “B”, 15 para Mudança de Categoria “C”, 15 vagas para Mudança de Categoria “D” e 12 para Mudança de Categoria “E”.

A gratuidade, no entanto, não será concedida a quem tiver cometido infração penal na direção de veículo automotor, com condenação em sentença penal transitada em julgado.

SERVIÇO

Inscrições: 16 a 30 de abril de 2021.

Onde: site do Detran – www.detran.rn.gov.br

Vagas: 353

Primeira Habilitação Categoria “A” – 200 vagas

Primeira Habilitação Categoria “B” – 111 vagas

Mudança de Categoria “C” – 15 vagas

Mudança de Categoria “D” – 15 vagas

Mudança de Categoria “E” – 12 vagas
 

Valor do Investimento: R$ 600 mil


VEJA TAMBÉM:

Programa CNH Popular do RN começa a funcionar em 2021