STF confirma anulação das condenações de Lula, que pode disputar eleição

Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira (15) rejeitar o recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) que buscava reverter a anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva impostas pela Justiça Federal do Paraná, na Operação Lava Jato.

Oito ministros (Fachin, Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso) votaram pela rejeição do recurso e três pela aceitação (Nunes Marques, Marco Aurélio Mello e Luiz Fux).

Rejeitado o recurso, as anulações das condenações serão mantidas, e Lula permanecerá elegível.

Para a defesa do ex-presidente, o resultado do julgamento “restabelece a segurança jurídica e a credibilidade do sistema de Justiça“.

O julgamento terá continuidade no próximo dia 22 com a apreciação da suspeição do ex-juiz Sergio Moro, cuja atuação ao condenar o ex-presidente foi considerada parcial pela Segunda Turma do STF.

Edson Fachin é o relator dos recursos apresentados pela PGR e pela defesa de Lula sobre a decisão individual dele próprio que anulou as condenações. A PGR recorreu a fim de reverter a decisão. A defesa de Lula quer evitar que a decisão de Fachin leve à extinção de outros processos relacionados ao caso, entre os quais o que resultou na declaração de parcialidade do ex-juiz Sergio Moro ao julgar processo de Lula

O julgamento teve início nesta quarta (14), quando, primeiramente, os ministros decidiram, por 9 votos a 2, que o plenário pode decidir sobre o caso — e não somente a Segunda Turma, formada por cinco ministros, que já deliberou a favor da anulação das condenações e da declaração da parcialidade de Moro.

G1

Vereador Fernando Guilherme defende vacinação dos trabalhadores que atuam nas barreiras sanitárias

Vereador Fernando Guilherme – Foto: Moisés Araújo

Na última sessão da câmara municipal de João Câmara/RN, o vereador do DEM, Fernando Guilherme apresentou proposta aos seus colegas, aprovada por unanimidade, direcionada a secretaria municipal de saúde, solicitando atenção e ação de priorização do grupo de trabalhadores que atuam nas barreiras sanitárias instaladas no centro da cidade, para também serem beneficiados com a vacinação contra a COVID-19. O parlamentar argumentou que estes trabalhadores estão atuando desde a publicação dos decretos que foram direcionados para o controle desta nova onda de COVID-19 no município, estando estes trabalhadores atuando também numa espécie de linha de frente, o que lhes traz uma exposição vulnerável, uma vez que estão lhe dando com controle e impedimento de possíveis aglomerações.

A proposta foi aprovada por unanimidade dos vereadores e encaminhada ao secretário de saúde, Bruno Augusto, o qual irá analisar. Vale lembrar que ainda não se sabe sobre a prorrogação de decreto que determina tais instalações de barreiras, porém a mais de mês que estes trabalhadores estão atuando nessa frente de controle.

Leitos Covid: Saiba por que há pacientes na fila do RN mesmo com lotação inferior a 100%

63 pessoas esperavam por um leito de UTI para Covid-19, no Rio Grande do Norte, durante a manhã desta quinta-feira (15), enquanto o sistema Regula RN apresentava ocupação de 97,3% dos leitos. Diante do quadro, algumas pessoas podem se perguntar por que há fila mesmo sem todos os leitos estarem ocupados. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a principal explicação é a existência de leitos específicos para determinados tipos de pacientes. Entenda mais sobre o assunto nesta matéria.

O sistema Regula RN tem cadastrados todos os leitos críticos e clínicos contra a Covid-19 no sistema público de saúde no estado. Segundo dados da manhã desta quinta, eram 386 leitos críticos (UTI e UCI) e 457 clínicos somente para Covid.

G1RN

Cruzeiro vence o América/RN fora de casa e continua na Copa do Brasil

Cruzeiro está confirmado na terceira fase da Copa Intelbras do Brasil. Na Arena das Dunas, em Natal, a Raposa venceu o América/RN por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (14), e garantiu a permanência na competição. O gol da classificação do time mineiro foi marcado por Matheus Barbosa.

Em Brasília, Deputado Jacó Jácome tem audiência com ministra Damares

O deputado estadual Jacó Jácome continua em Brasília em busca de melhorias pra o estado do RN. Em várias audiências que tem participado, uma delas foi com a ministra Damares.

“Estive com a amiga e Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos Damares Alves reivindicando ações e programas para os municípios do RN, na área da defesa da criança e adolescente e Idosos. Em breve teremos boas novidades!”, disse o deputado.

Pela Copa do Brasil ABC vence nos pênaltis e elimina o Botafogo

Créditos: Augusto Ratis/AGIF

No duelo emocionante de alvinegros no estádio Frasqueirão, em Natal, deu ABC-RN. Na noite desta quarta-feira (14), o Elefante da Frasqueira empatou em 1 a 1 com o Botafogo no tempo regulamentar, mas garantiu a classificação nos pênaltis. Da marca da cal, o time potiguar bateu o Fogão por 4 a 1 e avançou à terceira fase da Copa Intelbras do Brasil 2021.

Nas penalidades, o ABC voltou a se impor e conquistou a vaga na terceira fase da Copa do Brasil. Marcílio, Allef, Marcos Antônio e Janderson converteram as cobranças e o Alvinegro Potiguar venceu o Alvinegro Carioca por 4 a 1.